Filmes por gênero

BEIJOU-ME UM BANDIDO (1948)

The kissing bandit
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le brigand amoureux (França)
Il bacio del bandito (Itália)
Me besó un bandido (Venezuela)
Ein Bandit zum Küssen (Alemanha)
Banditen som kysstes (Suécia)
Calujac bandyte (Polônia)
A csókos bandita (Hungria)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica, Faroeste, Música
Direção: László Benedek
Roteiro: Isobel Lennart, John Briard Harding
Produção: Joe Pasternak
Direção Musical: George E. Stoll
Coreografia: Stanley Donen
Fotografia: Robert Surtees
Edição: Adrienne Fazan
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Randall Duell
Figurino: Walter Plunkett
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer, Wilhelm W. Brockway
Efeitos Especiais: A. Arnold Gillespie
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1950

Elenco

Frank Sinatra Ricardo
Kathryn Grayson Teresa
Cyd Charisse Bailarina
Ann Miller Bailarina
J. Carrol Naish Chico
Mildred Natwick Isabella
Ricardo Montalban Dançarino
Sono Osato Bianca
Sally Forrest Dançarina
Billy Gilbert General Felipe Toro
Nana Bryant Freira
Mikhail Rasumny Don José
Clinton Sundberg Coronel Gomez
Carleton G. Young Conde Ricardo Belmonte
Edna Skinner Juanita
Vicente Gómez Guitarrista mexicano
Mitchell Lewis Fernando
Pedro Regas Esteban
Fred Gilman Pedro
Michael Kostrick Juan
Margaret Martin Rosita
Nick Thompson Pablo

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1830, quando a Califórnia era uma colônia espanhola, Chico, proprietário de uma hospedaria e antigo pistoleiro de um fora-da-lei, conhecido pelo nome de “Bandido Beijoqueiro”, toma conhecimento que Ricardo, filho de seu antigo Chefão, está chegando de Boston, onde cursara a Universidade, para ajudá-lo em seus negócios. Interpretando mal a carta do jovem, Chico acredita que ele está vindo para ajudá-lo a voltar para a bandidagem.

No entanto, quando de sua chegada, ao tomar conhecimento das atividades criminosas do pai, o jovem desmaia, contrariando as expectativas de Chico que esperava nele o novo chefe do bando. Ao se recompor, Ricardo lhe diz que decidiu vir ao seu encontro para ajudá-lo a tocar para frente sua hospedaria.

Entretanto, determinado a fazer do jovem o novo líder do grupo, Chico, contrariando suas objeções, faz com que ele se vista com as antigas roupas do pai. Embora Ricardo prove que não leva o menor jeito para empunhar uma arma durante o roubo de uma diligência, os outros bandidos decidem mantê-lo no bando com a missão de distrair as jovens passageiras com seus beijos, enquanto eles fazem o trabalho sujo.

Assim, quando do roubo de uma outra diligência, na qual se encontra Teresa, filha do Governador Don José, Ricardo, extasiado com a beleza da jovem, não consegue abordá-la com um beijo. Esta, no entanto, erroneamente conclui que não foi beijada por não ser uma jovem atraente.

Apaixonado por Teresa, Ricardo decide fazer uma serenata para ela, mas ao terminar de cantar é obrigado a fugir de tiros vindos dos guardas do governador. Este, por outro lado, acredita que o novo “bandido beijoqueiro” insultou sua filha ao se recusar a beijá-la, e ordena ao Coronel Gomez que o procure e o prenda.

Mais tarde, os coletores de impostos, Conde Ricardo Belmonte e General Felipe Toro, em viagem para a fazenda do governador, alugam um quarto na hospedaria de Chico. Quando Belmonte o flagra roubando dinheiro de Toro, enquanto este dorme, uma briga de socos tem início. Depois de subjugar o conde e amarrar ambos em suas camas, Chico e Ricardo descobrem que eles são pessoas importantes e que levam uma carta de apresentação para Don José.

Ricardo e Chico roubam a tal carta, se disfarçam de coletores de impostos e seguem para a fazenda. Uma vez lá, Ricardo retoma sua romântica abordagem à Teresa, enquanto Chico começa a se entender com Isabella, a irmã do governador. Enquanto os dois continuam a enganá-lo, durante uma festa em homenagem aos coletores de impostos, os verdadeiros coletores conseguem escapar da hospedaria e seguem para a fazenda. Entretanto, no momento em que eles chegam à propriedade do governador, Chico e Ricardo já haviam revelado ao mesmo suas verdadeiras identidades e ganho sua amizade. Depois que Belmonte e Toro retornam à Espanha, Don José pede a Ricardo para permanecer na fazenda e abençoa o romance dele com sua filha Teresa.

imagem

Comentários

A partir de um roteiro escrito por Isobel Lennart e John Briard Harding, “Beijou-me um Bandido” é um razoável faroeste-musical do final dos anos 40 realizado pelo cineasta austríaco László Benedek.

A imprensa o qualificou como um péssimo filme, com o que não concordo. É bem verdade que o roteiro é bastante fraco, mas por se tratar de um musical, o que tem um maior peso para mim são os diversos números apresentados por astros como Frank Sinatra, Kathryn Grayson, Cyd Charisse e Ann Miller: os dois primeiros com suas belíssimas vozes e as duas últimas com seus números de dança maravilhosamente coreografados.

Entre os números apresentados acham-se, por exemplo:
•    Love is where you find it, interpretado por Kathryn Grayson;
•    Tomorrow means romance, interpretado por Kathryn Grayson;
•    What’s wrong with me?, interpretado por Frank Sinatra e Kathryn Grayson;
•    If I steal a kiss, interpretado por Frank Sinatra;
•    Siesta, interpretado por Frank Sinatra;
•    Dance of fury, dançado por Ricardo Montalban, Cyd Charisse e Ann Miller;
•    Señorita, interpretado por Frank Sinatra e Kathryn Grayson.

Enfim, “Beijou-me um Bandido” está longe de ser tão ruim quanto sua reputação.

CAA