Filmes por gênero

A FORÇA DE UM AMOR (1983)

Breathless
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O último fôlego (Portugal)
À Bout de Souffle made in USA (França)
All'ultimo respiro (Itália)
Vivir sin aliento (Espanha)
Sin aliento (Argentina)
Atemlos (Alemanha)
Ausser Atem (Austria)
Till sista andetaget (Suécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Drama, Romance
Direção: Jim McBride
Roteiro: Jim McBride, L. M. Kit Carson
Produção: Martin Erlichman
Design Produção: Richard Sylbert
Música Original: Jack Nitzsche
Direção Musical: Stephen Paley
Fotografia: Richard H. Kline
Edição: Robert Estrin, Rachel Igel
Figurino: J. Allen Highfill
Efeitos Sonoros: Kevin O'Connell , Destiny Borden, Bruce Bisenz e outros
Nota: 7.0
Filme Assistido em: 1984

Elenco

Richard Gere Jesse Lujack
Valérie Kaprisky Monica Poiccard
Art Metrano Birnbaum
John P. Ryan Ten. Parmental
William Tepper Paul
Robert Dunn Sgt. Enright
Garry Goodrow Tony Berrutti
James Hong Dono do mini-mercado
Lisa Persky Vendedora
Eugène Lourié Dr. Boudreaux
Waldemar Kalinowski Tomachoff
Javier Grajeda Assistente de Boudreaux
John Wyler Professor
Robert Snively Professor
Jack Leustig Patrulheiro rodoviário
Miguel Pinero Carlito
David Carson Sr. André
Isabel Cooley Fotógrafa
Christopher White Estudante
Brien Varady Estudante
Bruce Scivally Estudante com a bicicleta

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Jesse Lujack é um ladrão de carro boa-pinta.  Ao conhecer Monica Poiccard, uma bela e refinada francesa, estudante de arquitetura em Los Angeles, e passar com ela duas noites em Las Vegas, ele se vê invadido por uma paixão obstinada pela jovem.

Depois que ela retorna a Los Angeles, Jesse rouba um Porsche e parte à sua procura.  Apanhado ao trafegar em alta velocidade, termina acidentalmente matando o guarda rodoviário.

Ao chegar a Los Angeles, vai ao condomínio onde Monica reside, arromba a porta de seu apto., toma banho e segue até a Universidade onde ela estuda.  Quando a descobre, ela se encontra sendo argüida por uma banca de três professores.  Fazendo-se passar por um dos funcionários, invade a sala e provoca a maior confusão.

Do lado de fora, ele aguarda sua saída, quando a convida para morarem no México.  Ela lhe diz que Las Vegas foi apenas uma aventura e que sua vida é ali.

Com outro carro roubado, ele a procura novamente, oportunidade em que lhe dá carona até o local onde ela vai se encontrar com um dos professores.  No caminho, pára no Bar de um amigo, onde toma conhecimento que a polícia está em seu encalço.  Depois de roubar algum dinheiro de um dos clientes do bar, volta a insistir na ida para o México.  Monica lhe diz que ele não se encaixa em seus planos de vida.

Quando ele a deixa no local do encontro, um popular o reconhece, pois sua foto encontra-se em todos os jornais.  A polícia é chamada e um agente vai até Monica, a quem mostra a foto de Jesse.  Ela confirma que esteve com ele, mas diz que o mesmo acaba de viajar para San Francisco.  Minutos depois, Jesse surge em um novo carro roubado, derruba o agente policial e, num ímpeto, Monica entra no carro e foge com ele.

O casal pára num terreno abandonado, onde pernoitam.  Na manhã seguinte, antes de partirem para o México, Monica vai a um mini-mercado fazer algumas compras, quando vê sua foto estampada num jornal com a seguinte legenda: "Refém ou Amante?".  Pela primeira vez, toma consciência da gravidade da situação e resolve telefonar para a polícia.

Ao voltar ao local onde Jesse se encontra, ela lhe diz que chamou a polícia e que ele deve fugir imediatamente sem ela.  Os policiais chegam antes que ele decida partir e, ao vê-lo encurralado, ela corre para seus braços gritando que o ama.

imagem imagem imagem

Comentários

"A Força do Amor" é um 'remake' americano do famoso filme francês "Acossado", de Jean-Luc Godard.  Realizado pelo cineasta Jim McBride, o filme é bem inferior ao original.

Com relação à trama, a diferença principal é que, no filme de Godard, o ladrão de carros era um francês que se apaixonava por uma estudante americana, enquanto neste, ocorre exatamente o oposto: um ladrão de carros americano apaixona-se por uma estudante francesa.

McBride realiza um trabalho razoável, contando com a bela fotografia de Richard H. Kline, com uma boa trilha sonora e um ótimo trabalho de Richard Sylbert.

No elenco, Richard Gere é o grande nome a ser destacado.  Com Valérie Kaprisky, demonstra ter uma química perfeita.

CAA