Filmes por gênero

A FORÇA DO CORAÇÃO (1943)

Lassie come home
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O regresso (Portugal)
Fidèle Lassie (França)
La cadena invisible (Espanha)
Heimweh (Alemanha)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Drama
Direção: Fred M. Wilcox
Roteiro: Hugo Butler
Produção: Samuel Marx
Música Original: Daniele Amfitheatrof
Fotografia: Leonard Smith
Edição: Ben Lewis
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Efeitos Especiais: Warren Newcombe
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1944

Elenco

Roddy McDowall Joe Carraclough
Donald Crisp Sam Carraclough
Dame May Whitty Dally
Edmund Gwenn Rowlie
Elsa Lanchester Sra. Carraclough
Elizabeth Taylor Priscilla
Nigel Bruce Duque de Rudling
Ben Webster Dan Fadden
J. Pat O'Malley Hynes
Arthur Shields Andrew
Alan Napier Jock
John Rogers Snickers
Alec Craig Buckles
Nelson Leigh Professor de Joe
Charles Irwin Tom
George Broughton Allen
Howard Davies Cobbler
Hugh Harrison Professor
Roy Parry A. J. Halstead, o açougueiro

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia a Cores (Leonard Smith)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O filme começa em Yorkshire, uma pequena cidade da Inglaterra cuja economia depende de suas minas de carvão.  Em plena fase da depressão, algumas minas são obrigadas a fechar e o desemprego cresce a cada dia.

É nesse clima que os pais do jovem Joe Carraclough se vêem forçados a vender Lassie, uma collie premiada e muito querida de todos.  Embora o comprador, o Duque de Rudling, esteja  satisfeito com sua nova aquisição e a trate muito bem, sem contar o carinho que lhe é dispensado por sua netinha Priscilla, Lassie prefere a companhia de Joe e com freqüência consegue escapar e ir até a casa dos Carraclough.

Um dia, o Duque e sua netinha Priscilla se mudam para a Escócia, distante mais de 1000 milhas de Yorkshire.  A expectativa de todos é que as escapadas de Lassie cessem.  Entretanto, quando menos se espera, a 'collie' desaparece da mansão do Duque e inicia uma difícil e perigosa viagem de volta à Yorkshire, onde consegue chegar quase morta.

imagem

Comentários

"A Força do Coração" é um daqueles raros e preciosos filmes que agradam a crianças e adultos.  O roteiro de Hugo Butler é simples, mas, ao mesmo tempo, contém bastante material, não só para divertir os espectadores jovens, como para fazê-los pensar.

O principal elemento da trama é baseado no conflito entre a razão e a emoção.  O tema 'pobreza' também está muito presente no filme.  De qualquer forma, mesmo para aqueles que não apreciam esses aspectos sociais, o filme merece ser visto, por se tratar de uma aventura interessante, muito bem narrada e apresentar algumas cenas memoráveis.

Interpretado por ótimos atores como Donald Crisp e Elsa Lanchester, o filme apresenta ainda os jovens Roddy McDowall e Elizabeth Taylor, na época respectivamente com 15 e 11 anos de idade.

A música de Daniele Amfitheatrof ajuda a compor a atmosfera melancólica e a bela fotografia de Leonard Smith terminou sendo indicada ao Oscar.

CAA