Filmes por gênero

A HIENA DOS MARES (1946)

Two years before the mast
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Révolte à bord (França)
I forzati del mare (Itália)
Esclavos del mar (Venezuela)
Revolución en alta mar (Espanha)
In ketten um Kap Horn (Alemanha, Austria)
Två år för om masten (Suécia)
Havets sønner (Dinamarca)
Kaksi vuotta keulassa (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Drama
Direção: John Farrow
Roteiro: George Bruce, Seton Miller
Produção: Seton Miller
Música Original: Victor Young
Fotografia: Ernest Laszlo
Edição: Eda Warren
Direção de Arte: Hans Dreier, Franz Bachelin
Figurino: Dorothy O'Hara
Maquiagem: Wally Westmore
Efeitos Sonoros: Walter Oberst, Earl Hayman
Efeitos Especiais: Gordon Jennings, Farciot Edouart, Devereaux Jennings
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1949

Elenco

Alan Ladd Charles Stewart
Brian Donlevy Richard Henry Dana
William Bendix Amazeen
Barry Fitzgerald Dooley
Howard Da Silva Capt. Francis Thompson
Esther Fernández Maria Dominguez
Albert Dekker Brown
Luis Van Rooten Foster
Darryl Hickman Sam Hooper
Roman Bohnen Macklin
Ray Collins Gordon Stewart
Theodore Newton Hayes
James Burke Carrick
Tom Powers Bellamer
Kathleen Lockhart Sra. Gordon Stewart
Frank Faylen Hansen
Pedro de Cordoba Don Sebástian
Rosa Rey Empregada de Maria

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Charles Stewart é filho de um magnata da indústria naval de Boston, por volta de 1840.  Levando uma vida de 'playboy', ele só pensa em gastar o dinheiro do pai.

Quando o "Pilgrim", um dos navios da família, se prepara para mais uma viagem, seu comandante, o cruel Capt. Francis Thompson, ordena que sejam recrutados novos homens para formarem a sua tripulação.  Casualmente, Charles encontra-se num bar onde, ao provocar uma briga, termina nocauteado.  Ao acordar, ele se vê em alto mar, a bordo do 'Pilgrim', na condição de um de seus novos tripulantes.

Inicialmente afastado de todos, logo é colocado no ostracismo por seus colegas.  Entretanto, à medida em que a viagem prossegue, ele vai observando as crueldades praticadas pelo Capt. Thompson e por seus oficiais imediatos.  Os tripulantes sofrem todo tipo de privação e humilhação.  Charles, inclusive, é submetido a 10 chibatadas nas costas por agredir um dos homens de Thompson, que ele encontrara mexendo nos pertences de um dos tripulantes.

Ao fazer amizade com o escritor Richard Henry Dana, que se alistara como tripulante, numa tentativa de descobrir o que realmente acontecera com seu irmão, durante a viagem anterior do 'Pilgrim', os dois terminam se tornando líderes do grupo.  Nas horas vagas, Dana escreve um livro relatando tudo que ocorre a bordo.

Ao passarem por Pernambuco, excepcionalmente, o navio recebe duas passageiras, a Srta. Maria Dominguez e sua empregada, que se destinam a São Francisco.

Ao dobrarem o Cabo Horn, entrando no Pacífico, a situação fica insuportável.  A comida, que já era péssima, passa a ser racionada para os tripulantes.  Vários homens adoecem.  Um deles pega escorbuto.  Os tripulantes, bem como, Maria, pedem ao Capt. Thompson que pare numa ilha para reabastecer o navio com comida fresca, mas este só está interessado em bater um novo recorde em horas de navegação.

Armado, Charles obriga o Capt. Thompson a mudar o rumo da embarcação, mas logo depois é dominado por um dos imediatos e preso no porão.  Todos temem por sua vida, já que a pena para esse tipo de insubordinação é a morte por enforcamento.

Liderados por Dana, os tripulantes se amotinam e subjugam o capitão, dispostos a enfrentarem o tribunal ao voltarem aos Estados Unidos.  A idéia é a de tentarem conseguir o perdão do Senado americano, com base no livro escrito por Dana, durante a viagem, bem como, mudanças nas leis que regem as atividades dos navios da marinha mercante.

imagem

Comentários

Baseado no livro "Two Years Before the Mast", do escritor Richard Henry Dana, "A Hiena dos Mares" é um ótimo filme de aventuras.  Realizado pelo cineasta John Farrow, o filme narra as aventuras vividas pelo escritor, a bordo de um típico navio mercante americano do século XIX.

O filme conta com um bom roteiro, um elenco de primeira grandeza e uma trilha sonora assinada pelo grande Victor Young.

O escritor Richard Dana é interpretado por Brian Donlevy, que nos brinda com um bom trabalho.  Alan Ladd e Howard da Silva são os maiores destaques entre os atores.

CAA