Filmes por gênero

A IDENTIDADE BOURNE (2002)

The Bourne Identity
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Die Bourne Identität (Alemanha)
Identidade Desconhecida (Portugal)
El caso Bourne (Espanha)
La mémoire dans la peau (França, Canadá francês)
Pais: Estados Unidos, Alemanha, República Tcheca
Gênero: Ação, Suspense
Direção: Doug Liman
Roteiro: Tony Gilroy , W. Blake Herron
Produção: Doug Liman, Patrick Crowley, Richard Gladstein
Design Produção: Dan Weil
Música Original: John Powell
Fotografia: Oliver Wood
Edição: Saar Klein
Direção de Arte: Laurent Piron, Bettina von den Steinen
Figurino: Pierre-Yves Gayraud
Guarda-Roupa: Catherine Boisgontier, Hana Kucerova e outros
Maquiagem: Jean-Luc Russier, Kay Georgiou e outros
Efeitos Sonoros: Karen Baker, Bernard Bats, John Cucci, Dino Dimuro e outros
Efeitos Especiais: Philippe Hubin, Jean-Christophe Magnaud, Lawrence Michael
Efeitos Visuais: Derek Ledbetter, Steven Fagerquist, Peter Donen e outros
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 2004

Elenco

Matt Damon Jason Bourne
Franka Potente Marie-Hélène
Clive Owen O Professor
Nicky Naude Castel
Chris Cooper Alexander Conklin
Russell Levy Manheim
Brian Cox Ward Abbott
Gabriel Mann Técnico em pesquisas
Julia Stiles Nicky
Adewale Akinnuoye-Agbaje Nykwana Wombosi
Orso Maria Guerrini Giancarlo
Josh Hamilton Técnico em pesquisas
Anthony Green Chefe de Segurança
Tim Dutton Eamon
Denis Braccini Picot
Vincent Franklin Rawlins
William Cagnard Davies
Kait Tenison Recepcionista do Banco em Zurique
Katie Thynne Claudia, filha de Eamon
Joseph Beddelin Policial em Zurique
Rainer Werner Policial em Zurique
David Bamber Funcionário do Consulado

Sinopse

 Jason Bourne é um homem que é encontrado a 100 km da costa de Marselha, por um barco de pesca.  Quase morto e sofrendo de amnésia, esse náufrago traz consigo apenas alguns ferimentos de balas em suas costas e o número da conta de uma instituição bancária de Zurique, gravado em sua cintura.  Imediatamente tratado por um médico, consegue se recuperar.

Sentindo-se desorientado, por não se lembrar quem ele realmente é, recebe do médico uma quantia que lhe permita chegar àquela cidade suíça.  Apesar de não se lembrar de sua identidade e de seu passado, ele possui uma enorme variedade de talentos extraordinários nas áreas da luta, línguas e autodefesa, que sugerem um passado perigoso.

De trem, chega à Zurique, indo diretamente ao Banco onde, num cofre, encontra uma variedade de passaportes, muito dinheiro, uma arma automática, um endereço em Paris e o nome Jason Bourne.  Ainda no Banco, começa a ser perseguido porque um informante avisa a uma organização que ele está de volta.  Assim, embora não conheça ninguém, logo descobre que há pessoas que estão à sua procura e que não lhe querem bem.

Ao entrar no Consulado Americano local, descobre numa fila uma jovem alemã, com problemas de dinheiro.  De uma hora pra outra, nota que um grupo está tentando matá-lo.  Suas habilidades, no entanto, fazem com que consiga escapar.  Uma vez na rua, encontra a tal jovem, Marie Helena Kreutz, a quem oferece US$ 20 mil para que ela o leve em seu carro até Paris.  Apesar de sua desconfiança, Marie pega o dinheiro e decide levá-lo à França.  Durante a viagem, ela lhe fala de sua vida meio nômade, enquanto ele lhe confessa que não sabe nem seu verdadeiro nome nem as razões pelas quais está sendo perseguido.

Enquanto isso, as câmeras do Consulado haviam registrado o momento em que ele se encontrara com Marie, o que levam as autoridades a identificá-la e a caçá-la, juntamente com Bourne.  Em Paris, surgem novas perseguições e maiores dificuldades para o casal de jovens.  A pista do passado de Bourne vai da Europa ao quartel-general da CIA em Langley, na Virginia, onde está baseada uma operação clandestina chamada Treadstone.  Com agentes baseados em diversos pontos da Europa, como "O Professor", em Barcelona, "Manheim", em Hamburgo, e "Castel", em Roma, a situação fica cada vez mais difícil e perigosa.

Bourne convence Marie a se afastar dele, para sua própria segurança.  Com os US$ 20 mil ganhos, ela pretende abrir uma loja de artigos esportivos à beira-mar.  Uma vez sozinho, descobre que ele fazia parte da tal organização e que querem matá-lo por ele ter falhado em sua última missão.

Depois de muitas perseguições que resultam na morte de diversos agentes, em Langley, a CIA finalmente anuncia a suspensão do Projeto Treadstone.  Na cena final, Bourne encontra Marie em sua nova loja.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado num livro de Robert Ludlum, "A Identidade Bourne" é um ótimo filme de ação.  Realizado pelo jovem diretor Doug Liman, apresenta uma trama interessante e bem desenvolvida sobre um agente secreto que, depois de uma missão mal-sucedida, precisa ser eliminado.

Grande parte das cenas de ação são convincentes.  Não há aqueles homens voando após sucessivas explosões, como normalmente são vistos nos filmes do gênero.  É bem verdade que há umas duas ou três cenas exageradas, como a seqüência em que Bourne se joga de um andar alto, levando consigo apenas o corpo de um homem para amortecer a queda.  Tendo a maior parte do filme sido rodada em Paris, Ludlum procurou também evitar os habituais clichês turísticos usados para mostrar as belezas da capital francesa.

No elenco, Matt Damon convence no papel principal.  Como Marie, Franka Potente está muito bem, embora pudesse ter sido substituída por uma atriz de menor talento. Merece ainda destaque, a atuação de Chris Cooper, como o incansável Conklin.

CAA