Filmes por gênero

A ASSASSINA (1993)

Point of no return
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Nom de code: Nina (França)
Sans retour (Canadá)
Nome in codice: Nina (Itália)
La asesina (Espanha)
Codename - Nina (Alemanha)
Kodnamn: Nina (Suécia)
Kodenavn: Nina (Dinamarca)
Убийца (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Crime, Drama, Suspense
Direção: John Badham
Roteiro: Robert Getchell, Alexandra Seros
Produção: Art Linson, David Sosna
Design Produção: Philip Harrison
Música Original: Hans Zimmer
Fotografia: Michael Watkins
Edição: Frank Morriss
Direção de Arte: Sydney Z. Litwack
Figurino: Marlene Stewart
Guarda-Roupa: Eduardo Castro, Dorrie Halperin, Melissa Merwin, Hans Struhar
Maquiagem: Lizbeth Williamson, Kimberly Felix, R. Christopher Biggs
Efeitos Sonoros: Richard Oswald, Marvin Lewis, Wayne Artman, Frank Jones e outros
Efeitos Especiais: Ken Pepiot, Albert Delgado, Kelly Kerby e outros
Nota: 7.3
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Bridget Fonda Maggie Hayward / Claudia Anne Doran / Nina
Gabriel Byrne Bob
Dermot Mulroney J.P.
Miguel Ferrer Kaufman
Anne Bancroft Amanda
Olivia d'Abo Angela
Richard Romanus Fahd Bahktiar
Harvey Keitel Victor, o faxineiro
Lorraine Toussaint Beth
Geoffrey Lewis Proprietário da Farmácia
Mic Rodgers Policial
Ray Oriel Burt
Spike McClure Johnny D
John Capodice Detetive
Carmen Zapata Juíza
Calvin Levels Instrutor de informática
Michael Runyard Instrutor de armas
Bill Ryusaki Instrutor de karatê
Gary Kasper Guarda-costas de Angela
Kenny Endoso Guarda-costas de Angela
Joe Garcia Hassan
Frank Girardeau Policial
Robert Harvey Detetive da Polícia
Michael Rapaport .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Um bando armado de viciados em drogas assalta uma farmácia para roubar drogas para alimentar seu vício.  A polícia chega rapidamente ao local e todos os viciados são mortos, com exceção de Maggie, que é presa, julgada e condenada à morte.

Procurada por um agente ultra-secreto do governo, Bob, que lhe oferece a oportunidade de poupar sua vida, caso aceite transformar-se numa assassina disposta a executar toda e qualquer ação que lhe for determinada, ela termina aceitando a proposta por não ter outra saída.

Começa, então, um longo período de treinamento, no qual recebe aulas de karatê, informática, etiqueta e sobre como manejar armas.  Ao final do mesmo, ela enfrenta um último teste.  Bob a convida para um jantar fora, num restaurante de luxo, onde lhe entrega uma pequena maleta contendo uma moderna pistola.  Ele então lhe diz que, após sua saída, ela terá 3 minutos para matar um homem que se encontra numa mesa atrás da deles, acompanhado de um segurança e de uma mulher.

Executado o serviço, ela recebe um novo documento de identidade, com o nome de Claudia Dora, passaporte, carteira de motorista e algum dinheiro.  Seu codinome é Nina.

Ela se muda para uma cidade litorânea, onde aluga um pequeno apartamento e inicia um romance com o rapaz com quem fechou o negócio, J.P.  Em pouco tempo, os dois passam a viver juntos.

Depois de executar um pequeno trabalho para o Departamento, Bob a procura para lhe dar parabéns, ocasião em que se convida para jantar em sua casa, a fim de conhecer o seu companheiro.  No dia marcado, ele chega ao apartamento de Nina, onde se apresenta a J.P. como sendo um parente dela.  Na ocasião, entrega dois bilhetes aéreos para Nova Orleans, dizendo que se trata de um presente para eles.

Uma vez lá, o casal passeia pelas ruas durante as festas de carnaval.  Na 4ª feira de cinzas, Nina recebe instruções para executar uma mulher.  Ao retornar, Bob lhe diz que sua próxima missão será entrar na casa de um dos homens mais ricos do mundo, o qual está passando informações nucleares para o Oriente Médio.  Uma vez na casa dele, ela deverá pegar o disco usado para enviar as informações, destruir seu computador e matá-lo.

Cansada do tipo de vida que leva, ela tenta negociar com Bob sua liberdade, em troca dessa sua próxima missão, por ser ela extremamente perigosa, mas ele lhe responde que não pode fazer nada pela colega e amiga.

Com receio de que Nina possa vir a prejudicar as operações do Departamento, o chefe de Bob destaca Victor, o faxineiro, para acompanhá-la em sua missão, com ordens para matá-la, tão logo ela a conclua.  Assim, ao saírem da mansão com as informações contidas no disco, ele saca sua arma mas ela provoca um acidente com o carro em que fogem, resultando na morte dele.  Com leves ferimentos, Nina consegue chegar em casa.  Na manhã seguinte, vai embora, deixando com J.P. o disco com um bilhete para Bob.

Logo depois, Bob a procura, oportunidade em que J.P. lhe conta o ocorrido.  Bob telefona para seu chefe e lhe diz que está de posse do disco e que, na fuga da mansão, Victor e Nina morreram num acidente de automóvel, permitindo assim que a jovem recomece sua vida sem ser perturbada pelo Departamento.

imagem

Comentários

"A Assassina" é um 'remake' americano de "Nikita", filme escrito e dirigido pelo grande cineasta francês, Luc Besson, em 1990.

A história gira em torno de Maggie Hayward, uma jovem viciada em drogas que, presa e condenada à morte, recebe uma proposta do governo americano para se tornar uma assassina profissional, a serviço do próprio governo, recebendo em troca a anulação da pena capital.

A exemplo do original francês, o filme é repleto de cenas de ação.  Bridget Fonda está bem no papel principal, muito embora o trabalho de Anne Parillaud  (Nikita) seja superior.  O mesmo pode ser dito em relação ao trabalho de John Badham, bem inferior ao do francès Besson.  Como coadjuvantes, temos ótimos atores, como Anne Bancroft e Harvey Keitel, em pequenos papéis.

Finalmente, um dos pontos altos de "A Assassina" é sua trilha sonora.  É simplesmente maravilhoso podermos ouvir as belas músicas interpretadas pela fabulosa e inesquecível Nina Simone.

CAA