Filmes por gênero

À BEIRA DO ABISMO (1946)

The big sleep
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le grand sommeil (França)
El sueño eterno (Espanha)
El gran sueño (México)
Al borde del abismo (Argentina)
Il grande sonno (Itália)
Tote schlafen fest (Alemanha, Austria)
Utpressning (Suécia)
Den store søvnen (Noruega)
Глубокий сон (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Filme Noir, Policial, Suspense
Direção: Howard Hawks
Roteiro: Jules Furthman, William Faulkner, Leigh Brackett
Produção: Howard Hawks
Música Original: Max Steiner
Música Não Original: Stan Kenton, Joe Greene, Charles Lawrence
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Sidney Hickox
Edição: Christian Nyby
Direção de Arte: Carl Jules Weyl, Max Parker
Guarda-Roupa: Leah Rhodes
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Robert B. Lee
Efeitos Especiais: Warren Lynch, Roy Davidson
Nota: 8.7
Filme Assistido em: 1951

Elenco

Humphrey Bogart Philip Marlowe
Lauren Bacall Vivian Sternwood Rutledge
Dorothy Malone Agnes, proprietária da Livraria
John Ridgely Eddie Mars
Martha Vickers Carmen Sternwood
Peggy Knudsen Mona Mars
Regis Toomey Insp. Chefe Bernie Ohls
Charles Waldron Gen. Sternwood
Charles D. Brown Norris, mordomo dos Sternwood
Bob Steele Lash Canino
Elisha Cook Jr. Harry Jones
Louis Jean Heydt Joe Brody
Trevor Bardette Art Huck
Theodore von Eltz Arthur Gwynn Geiger
Max Barwyn Max
Joy Barlow Taxista
Deannie Best Garçonete
Bess Flowers Pequena participação
Forbes Murray Pequena participação

Videoclipes

70 anos de cinema 70 anos de cinema

Sinopse

O detetive particular Philip Marlowe chega à mansão do Gen. Sternwood, um rico viúvo preso a uma cadeira de rodas.  A ele é pedido que investigue  Arthur Gwynn Geiger, um homem que vem chantageando Sternwood por conta de débitos de jogo incorridos por sua filha mais nova, Carmen.  Antes de deixar a mansão, Marlowe é apresentado à Vivian, uma mulher divorciada e filha mais velha de Sternwood.  Os dois se sentem mutuamente atraídos.  Ela receia que ele tenha sido contratado para investigar o súbito desaparecimento de Shawn Regan, por quem Carmen era apaixonada.  Ele admite saber sobre Regan, mas lhe diz que não fora contratado para investigar seu sumiço.

Ao iniciar suas investigações, Marlowe segue Geiger até sua casa.  Carmen chega logo a seguir.  Marlowe espera em seu carro.  Algumas horas depois, ele ouve um grito de mulher e dois tiros.  Marlowe entra na casa, onde encontra Geiger morto e Carmen sentada ao lado, usando um vestido chinês e completamente drogada.  Ele presume que Geiger estava tirando fotos de Carmen nua, quando foi assassinado.

Antes que a polícia chegue, Marlowe a leva para a mansão dos Sternwood, onde a coloca na cama da irmã Vivian.  No dia seguinte, esta vai ao escritório do detetive para lhe mostrar uma foto da irmã nua, deixada em sua casa por um mensageiro.  Ela quer a polícia e Marlowe fora do caso, pagar pela chantagem em troca dos negativos.

O assassino de Geiger pega o filme mas, pouco depois, é morto por Brody.  Este, juntamente com Agnes, vai ao depósito de Geiger a fim de pegar todo o material pornográfico usado em chantagens.  Marlowe segue Brody até seu apartamento.

Com a ajuda de Agnes, Brody começa a chantagear Vivian.  Esta decide ir ao apartamento dele a fim de pagar pela chantagem, numa tentativa de proteger Carmen de ser implicada no assassinato de Geiger.  Marlowe a segue.  Carmen também chega ao apartamento, de arma em punho, para exigir suas fotos de volta.  Marlowe a desarma, faz com que Brody entregue as fotos e pede que Vivian leve a irmã para casa.

Pouco tempo depois, a campainha toca e Brody vai abrir a porta.  É Carol Lundgren que, pensando que Brody é o assassino de Geiger, o mata.  Marlowe o persegue e termina prendendo-o.  A polícia incrimina Lundgren pelo assassinato de Brody.

De volta ao seu apartamento, Marlowe encontra Carmen à sua espera.  Ela lhe diz que não gostava de Sean Regan e que Eddie Mars telefona com freqüência para sua irmã.  No dia seguinte, o Insp. Chefe Bernie Ohls diz a Marlowe que ele deve se afastar do caso, por ordem da Promotoria, decisão tomada após um telefonema de Vivian.

Acreditando que Mars tem informações preciosas, Marlowe faz com ele vá até a casa de Geiger.  Mars chega com vários de seus homens, mas só ele entra na casa.  Marlowe o surpreende com uma arma e consegue dele uma confissão.  Depois de feri-lo, Marlowe ordena que ele saia pela porta da frente.  Ao abrir a porta, Mars é morto por seus próprios capangas, que acreditavam que se tratasse do detetive.

Marlowe chama a polícia.  Ainda leal à Vivian e ao seu desejo de proteger sua irmã e seu pai, ele conta ao Insp. Bernie que Mars matara Regan e que agora fora morto pelos seus próprios homens. Em seguida, diz à Vivian que Carmen precisa ir para um Centro de Reabilitação de drogados.

imagem

Comentários

Baseado no livro homônimo de Raymond Chandler, "À Beira do Abismo" é um clássico do cinema 'noir' americano.  Realizado pelo cineasta Howard Hawks, o filme apresenta uma trama bastante complexa, com algumas reviravoltas interessantes.

Hawks faz um excelente trabalho em sua cadeira de diretor, conseguindo manter o espectador atento do início ao fim.

O elenco é um dos pontos altos de "À Beira do Abismo", com algumas atuações magníficas.  Bogart e Bacall estão simplesmente impecáveis nos papéis principais.  A química, entre eles, é muito grande.  Como coadjuvantes, os maiores destaques vão para as atuações de Martha Vickers, Dorothy Malone e John Ridgely.
 
CAA