Filmes por gênero

GRAND HOTEL (1932)

Grand Hotel
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Gran hotel (Argentina, Espanha)
Menschen im Hotel (Alemanha, Austria)
Ludzie w hotelu (Polônia)
Loistohotelli (Finlândia)
Гранд Отель (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Edmund Goulding
Roteiro: Béla Balázs
Produção: Irving Thalberg
Música Original: William Axt, Charles Maxwell
Música Não Original: Johann Strauss
Fotografia: William H. Daniels
Edição: Blanche Sewell
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Figurino: Adrian
Maquiagem: Cecil Holland
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 1949

Elenco

Greta Garbo Grusinskaya
John Barrymore Barão Felix von Geigern
Joan Crawford Flaemmchen
Wallace Beery Diretor Geral Preysing
Lionel Barrymore Otto Kringelein
Lewis Stone Dr. Otternschlag
Jean Hersholt Senf
Robert McWade Meierheim
Purnell Pratt Zinnowitz
Ferdinand Gottschalk Pimenov
Rafaela Ottiano Suzette
Morgan Wallace Motorista
Tully Marshall Gerstenkorn
Frank Conroy Rohna
Murray Kinnell Schweimann
Edwin Maxwell Dr. Waitz
Milton Holmes Sr. Hoffman
Mary Carlisle Sra. Hoffman
John Davidson Gerente do Hotel
Robert Lees Boy do Hotel
Eric Mayne Jogador
Sydney Jarvis Policial
Bodil Rosing Enfermeira
Mike Tellegen Motorista de táxi
Sherry Hall Hóspede do Hotel
King Mojave Hóspede do Hotel
Bert Moorhouse Hóspede do Hotel
Florence Wix Hóspede do Hotel

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme

Indicações

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio do Público (Edmund Goulding)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Dr. Otternschlag, um residente do mais caro hotel de Berlim, o Grand Hotel, observa que a vida ali é sempre a mesma. Pessoas chegam, outras saem, nada diferente acontece. Um dos hóspedes chama-se Grusinskaya, uma bela dançarina de balé russa, que tem consciência de que sua popularidade vem caindo e que tudo em sua vida vem se tornando sem graça. Sua permanência no hotel torna-se grandemente afetada por sua ligação de amizade com o barão Felix Von Gaigern, um simpático ladrão que planeja roubar suas pérolas.

Um outro hóspede, o contabilista Otto Kringelein, sabedor de que tem pouco tempo de vida, pretende passar os seus últimos dias em grande estilo. Suas intenções, entretanto, são frustradas com a presença de seu chefe, Preysing, magnata da indústria têxtil que se acha em Berlim para fechar um importante negócio.

Quando o barão se encontra com Flaemmchen, a bela estenógrafa de Preysing, eles flertam e fazem planos para irem juntos a um baile que se realizará à noite no hotel. O barão vai para seu quarto, onde espera que Grusinskaya saia para o teatro. Assim, mais tarde, ele consegue entrar no quarto da bailarina, através de uma varanda, onde rapidamente encontra as pérolas. Entretanto, vê-se obrigado a se esconder ao ouvir que alguém se prepara para abrir a porta do quarto. É Grusinskaya que voltou do teatro depois de se negar a fazer sua apresentação. Sozinha, a deprimida bailarina acha-se a ponto de se matar quando o barão surge e lhe diz ser um grande admirador de seu talento e que a ama. Depois de fazerem planos para irem juntos para Viena a fim de começarem uma vida nova, os dois passam a noite a fazer amor.

No dia seguinte, depois de fechar um grande negócio desonesto, Preysing volta ao hotel onde tenta roubar Flaemmchen de uma conversa com o solitário Kringelein, o que resulta numa áspera discussão entre os dois. Mais tarde, quando a jovem percebe ter sido desprezada pelo barão, ela aceita uma oferta de Preysing para viajar com ele.

Verificando que não tem dinheiro suficiente para quitar seu débito para com o hotel, o barão vê-se obrigado a continuar roubando. Kringelein oferece dinheiro ao barão, mas este não o aceita, preferindo organizar um jogo de cartas com Kringelein e outros homens, na esperança de poder ganhar o suficiente para finalmente quitar o seu débito. Em pouco tempo, entretanto, o barão perde todo o seu dinheiro, enquanto o beberrão Kringelein ganha facilmente. Quando este cai de tanta excitação, o barão rouba sua carteira, mas em seguida volta atrás.

Mais tarde naquela noite, enquanto Grusinskaya faz uma chamada para o barão em seu quarto, Preysing o apanha tentando roubar sua carteira e o mata. Horrorizada com o assassinato do barão, Flaemmchen corre até Kringelein para lhe pedir ajuda, e este, apesar das súplicas de Preysing, chama a polícia. O corpo do barão é removido e Preysing é preso.

Depois que Flaemmchen aceita o convite de Kringelein para viajar e viver com ele, os dois partem para Paris certos de que lá encontrarão um novo Grand Hotel. Nesse meio-tempo, a empregada de Grusinskaya a protege contra as notícias dos jornais sobre o assassinato do barão, e lhe garante que ele a encontrará na estação ferroviária. Sem saber da verdade e certa de seu futuro feliz ao lado do barão, a bailarina deixa o lobby do hotel em direção ao seu carro.

imagem

Comentários

Baseado numa peça de Vicki Baum, “Grand Hotel” é um ótimo drama dos anos 30. Realizado pelo cineasta britânico Edmund Goulding, o filme foi totalmente rodado num hotel de Berlim.

A trama acompanha pequenos dramas de um grupo de hóspedes, incluindo um empobrecido barão que passa a roubar para sobreviver, uma veterana bailarina russa, um homem à beira da morte que pretende viver seus últimos dias em grande estilo, um corrupto industrial e uma jovem estenógrafa.

A competente direção de Goulding e o magnífico trabalho de câmera realizado por William H. Daniels devem ter sido os maiores responsáveis pelo filme ter sido premiado com o Oscar da Academia de Hollywood. A trilha sonora é dominada por músicas do grande mestre Johann Strauß, tais como “An der schönen, blauen Donau , Op. 314", “Morgenblätter, Op. 279", “Gschichten aus dem Wienerwald, Op. 325" e “Kunstlerleben, Op.316".

No elenco, os dois maiores destaques dizem respeito às atuações da jovem Joan Crawford, na época com 27 anos, e do veterano Lionel Barrymore, ambas dignas de um Oscar. Por outro lado, a grande diva Greta Garbo, no papel da veterana bailarina russa, nos decepciona com um trabalho bastante franco.

CAA