Filmes por gênero

A PARTILHA (2001)

imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: The Inheritance (Título Internacional)
Pais: Brasil
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Daniel Filho
Roteiro: Daniel Filho, João Emanuel Carneiro, Mark Haskell Smith
Produção: Daniel Filho, Valeria Costa Amorim
Design Produção: Marcos Flaksman
Música Original: Rita Lee, Nelson Motta
Fotografia: Félix Monti
Edição: Felipe Lacerda
Direção de Arte: Marcos Flaksman
Figurino: Marília Carneiro
Guarda-Roupa: Valeria Stefani
Efeitos Sonoros: Zezé d'Alice, José Louzeiro, Simone Petrillo
Efeitos Visuais: Eduardo Sallas, Rogério Marinho
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 2001

Elenco

Glória Pires Selma
Andréa Beltrão Regina
Lília Cabral Lúcia
Paloma Duarte Laura
Herson Capri Luiz Fernando
Tony Ramos Ele próprio
Marcello Antony Bruno Diegues
Denis Carvalho Carlos
Carla Daniel Mãe
Chica Xavier Bá Toinha
Maitê Proença Ela própria
Miguel Falabella Ele próprio
Soraya Ravenle Cantora
Fernanda Rodrigues Simone
Thiago Fragoso Maurício
Francisco Cuoco Ele próprio
Bianca Castanho Ela própria
Deborah Evelyn Ela própria
Guta Strasser Ela própria
Cininha de Paula Ela própria

Prêmios

Festival do Cinema Brasileiro de Miami, EUA

Prêmio Lente de Cristal de Melhor Roteiro

Prêmio do Público (Daniel Filho)

Indicações

Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, Brasil

Prêmio de Melhor Atriz (Glória Pires e Andréa Beltrão)

Sinopse

Reunidas para o enterro da mãe, quatro irmãs - Selma, Regina, Lúcia e Laura - se verão obrigadas a dividir muito mais que um amplo apartamento em Copacabana.

Através da partilha dos bens - da venda do apartamento à divisão de um aparelho de chá de brinquedo - essas irmãs confrontarão suas opções, destinos, estilos de vida, expectativas. As divergências são inevitáveis, pois seguiram caminhos muito diferentes.

Selma, casada com um militar, leva uma vida disciplinada na Tijuca, seu bairro do coração. Regina, liberada, esotérica, não costuma se reprimir e tem uma visão "alto astral" da vida. Lúcia teve a coragem de abandonar um casamento convencional e o filho para viver um grande amor em Paris. E Laura, a eterna caçula, revela-se uma intelectual sisuda e surpreende as irmãs com suas opções.

Além de fazerem um balanço do passado, marcado por revelações e intimidades, as quatro irmãs são obrigadas também a enfrentar novas exigências do cotidiano: Selma, a mais conservadora, tem que lidar com a gravidez de Simone, a filha adolescente e se deixa seduzir pelos belos olhos azuis do corretor Bruno Diegues.

Regina, apesar de toda energia positiva, é obrigada a encarar momentos de solidão. Lúcia deve conviver com a rejeição do filho Maurício e quer mostrar para as irmãs que é mais do que uma perua fútil coberta de artigos importados. Laura, por sua vez, uma militante de afirmação profissional e sexual, reaprende a rir com as irmãs mais velhas.

Enquanto aguardam a divisão dos bens, ao lado de Bá Toinha, a empregada da família, essas mulheres viverão intensamente suas afinidades, problemas e diferenças. A turbulenta venda do apartamento representará um divisor de águas em suas vidas: elas sabem que nunca foram tão cúmplices - e tão irmãs.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseada na peça homônima de Miguel Falabella, "A Partilha" é um ótimo filme que mistura drama e comédia.  Realizado por Daniel Filho, o filme consegue ser melhor do que a peça teatral que lhe deu origem.

A trama fala do relacionamento de quatro irmãs que se reúnem quando do sepultamento da mãe, oportunidade em que fazem um balanço de suas vidas e discutem a divisão da herança deixada: um apartamento no bairro de Copacabana.

"A Partilha" conta com um ótimo roteiro, uma magnífica trilha sonora e um elenco de peso, do qual se sobressaem as interpretações de Glória Pires e Andréa Beltrão.
 
CAA