Filmes por gênero

À MEIA LUZ (1944)

Gaslight
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Hantise (França)
Angoscia (Itália)
La luz que agoniza (Espanha, Argentina, Venezuela)
Das haus der Lady Alquist (Alemanha, Austria)
Gasljus (Suécia)
Gasnacy plomien (Polônia)
Gázláng (Hungria)
Kaasuvalo (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Suspense, Drama
Direção: George Cukor
Roteiro: Walter Reisch, John Van Druten, John L. Balderston
Produção: Arthur Hornblow Jr.
Música Original: Bronislau Kaper
Fotografia: Joseph Ruttenberg
Edição: Ralph E. Winters
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Figurino: Irene
Guarda-Roupa: Marion Herwood Keyes
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer, Joe Edmondson
Efeitos Especiais: Warren Newcombe
Nota: 8.7
Filme Assistido em: 1959

Elenco

Charles Boyer Gregory Anton
Ingrid Bergman Paula Alquist Anton
Joseph Cotten Brian Cameron
Dame May Whitty Srta. Thwaites
Angela Lansbury Nancy Oliver
Barbara Everest Elizabeth Tompkins
Terry Moore Paula, aos 14 anos
Tom Stevenson Williams
Edmund Breon Gen. Huddleston
Jakob Gimpel Pianista
Halliwell Hobbes Sr. Muffin
Heather Thatcher Lady Dalroy
Emil Rameau Maestro Mario Guardi
Lawrence Grossmith Lord Dalroy
Harry Adams Policial
Arthur Blake Mordomo
Helen Flint Franchette
Joy Harington Srta. Laura Pritchard
Jack Kirk Taxista
Morgan Wallace Fred Garrett
Pat Malone Policial
Joseph North Policial

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Ingrid Bergman)

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Interiores (Cedric Gibbons, William Ferrari e outros)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Ingrid Bergman)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator (Charles Boyer)

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Roteiro (John L. Balderston, Walter Reisch, John Van Druten)

Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Joseph Ruttenberg)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Angela Lansbury)

Festival Internacional de Cannes, França

Grand Prix do Festival (George Cukor)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Ingrid Bergman)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na 2ª metade do século XIX, em Londres, numa mansão da Thornton Square, a famosa cantora de ópera, Alice Alquist, é misteriosamente assassinada, sendo o corpo encontrado pela sua jovem sobrinha, Paula.  Esta é, então, incentivada a passar algum tempo na Itália, na casa do melhor amigo de sua tia, o maestro Mario Guardi, um professor de canto.

Dez anos depois, Paula estuda canto com Guardi, enquanto é acompanhada pelo pianista francês, Gregory Anton.  Este, após cortejá-la por apenas duas semanas, lhe propõe casamento.  Não se sentindo segura em relação aos seus sentimentos, ela resolve se afastar por uma semana, tomando um trem para o Lago Como, onde pretende melhor pensar sobre a proposta.

Durante a viagem, senta-se ao lado da Srta. Thwaites, uma inglesa que adora romances e histórias de assassinatos misteriosos e que, por coincidência, mora na Thornton Square.  Na oportunidade, a Srta. Thwaites comenta o caso nunca desvendado da morte de Alice Alquist, tia de Paula.

Quando o trem chega a Lago Como, Paula é surpreendida com a presença de Gregory, que se antecipou e a aguarda na plataforma de desembarque.  Eles logo se casam e passam a lua-de-mel no Hotel del Lago.

A seguir, eles embarcam para Londres, onde se instalam na mansão da Thornton Square, que ela herdara da tia.  Entre os criados, acham-se Elizabeth Tompkins, que cozinhou para a família durante anos, e Nancy Oliver, uma jovem empregada que se insinuou para Gregory no minuto em que ele entrou na mansão.

Gregory logo ordena que a parte superior da mansão, onde se encontra o sótão, seja lacrada e explica à Paula, que esse ato é para o próprio bem dela, pois foi lá que sua tia foi assassinada.  A partir de então, Paula começa a perder coisas, ao mesmo tempo em que Gregory lhe diz que seus lapsos de memória estão começando a perturbar a vida social deles. 

Certa noite, quando se presume que Gregory esteja ao piano, num apartamento vizinho, Paula insiste junto à Nancy que a luz a gás de seu quarto está bastante fraca, ao que a empregada responde que, ao contrário, está tudo normal.  Seus medos aumentam quando ela passa a ouvir estranhos ruídos, como se fossem passos, vindos do sótão.

Na Thornton Square, 4 a 5 meses depois que os Anton foram morar lá, a Srta. Thwaites conversa com o detetive Cameron, interessado em obter informações sobre o casal de hábitos estranhos.  Ela comenta que eles nunca recebem visitas e que não saem, pelo menos ela, aumentando as suspeitas de Cameron em relação a Gregory.  Cameron, um grande admirador de  Alice Alquist, resolvera reabrir o caso não solucionado de seu assassinato, ao observar a semelhança entre a tia e a sobrinha.

Durante um concerto na casa do Lord e da Lady Dalroy, entre os convidados encontram-se os Anton e o detetive Cameron.  Na ocasião, Gregory recrimina sua esposa ao alegar que que ela roubou seu relógio e o colocou em sua bolsa.  Tal fato faz com que Paula se torne histérica, o que é observado por Cameron.  Já em casa, Gregory mostra-se impaciente e humilha a esposa por seu comportamento doentio em público.  Revela, ainda, que sua mãe morreu num manicômio, depois de apresentar uma série de sintomas de insanidade semelhantes ao que vem observando nela.

Cameron planta um policial, Williams, na Thornton Square, para observar tudo o que se passa na mansão dos Anton.  Em pouco tempo, Williams inicia um relacionamento com Nancy, numa tentativa de obter melhores informações sobre o que ocorre lá dentro.  Um dia, ao tomar café com ela, Williams toma conhecimento dos próximos passos de Gregory.  Com base em suas informações, Cameron planeja entrar na mansão à noite, quando Gregory deverá estar fora e Williams tentará manter Nancy afastada.

Conforme planejado, o detetive entra na mansão e encontra Paula à beira de um colapso nervoso.  Na oportunidade, ela lhe conta que a luz a gás de seu quarto torna-se diminuta, mas que ninguém nota isso, o que a faz pensar que está tendo alucinações.  Enquanto falam, a luz escurece, o que faz com que Cameron perceba que, provavelmente, estão procurando fazer com que ela se sinta à beira da loucura.

O detetive consegue abrir a escrivaninha de Gregory, onde encontra os objetos considerados perdidos por ela, bem como, uma carta escrita pelo assassino de sua tia, dois dias antes da mesma ser assassinada.

Quando Gregory retorna à mansão, é enfrentado por Cameron que, com a ajuda de Williams, termina dominando-o.  Antes de ser levado preso, Gregory confessa que nunca teve interesse em Paula e sim nas valiosas jóias deixadas por sua tia, que ele as procurava no sótão, onde todos os móveis dela eram mantidos trancados.

Paula é então consolada por Cameron, que lhe promete ajuda, amizade e um futuro promissor.

imagem

Comentários

"À Meia Luz" é um excelente e definitivo filme de suspense psicológico.  Baseado na peça 'Gas Light' do escritor inglês Patrick Hamilton, e realizado pelo cineasta George Cukor, o filme parte de um roteiro muito bem estruturado e retrata a história de um marido criminoso que tenta levar sua frágil esposa à loucura, a fim de por as mão numas jóias de valor inestimável.

Magnificamente fotografado em preto-e-branco por Joseph Rittenberg, "À Meia Luz" exibe todos os elementos visuais clássicos dos filmes-noir dos anos 40.

Ingrid Bergman está maravilhosa no papel da jovem esposa, Paula Alquist Anton, merecendo o Oscar ganho de Melhor Atriz.  Charles Boyer e Angela Lansbury também estão ótimos em seus respectivos papéis.  Angela, ns época com apenas 19 anos, nos brinda com grandes momentos, tornando-se uma peça importante na criação da atmosfera adequada.  Joseph Cotten não parece um detetive da Scotland Yard, mas se sai bem como o policial simpático em busca da verdade sobre o assassinato de Alice Alquist.

CAA