Filmes por gênero

A MULHER DO AÇOUGUEIRO (1991)

The butcher's wife
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A mulher do homem do talho (Portugal)
La femme du boucher (França)
Una bruja en New York (Espanha)
Der mann Ihrer träume (Alemanha)
Que linda adivina! (Argentina)
Der er noget i luften (Dinamarca)
Amore e magia (Itália)
Zona rzeznika (Polônia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Fantasia
Direção: Terry Hughes
Roteiro: Marjorie Schwartz, Ezra Litwak
Produção: Wallis Nicita, Lauren Lloyd
Design Produção: Charles Rosen
Música Original: Michael Gore, Steven Jae Johnson
Fotografia: Frank Tidy
Edição: Donn Cambern
Direção de Arte: Diane Yates
Figurino: Theadora Van Runkle
Guarda-Roupa: Eric H. Sandberg
Maquiagem: Robert Ryan, Rick Sharp
Efeitos Sonoros: Beth Sterner, Cecelia Hall, Gary Ritchie, K. McCart e outros
Efeitos Especiais: David Kelsey
Efeitos Visuais: Robert Stromberg, Mark Sawicki, Mannix Bennett
Nota: 7.0
Filme Assistido em: 1992

Elenco

Demi Moore Marina Lemke
Jeff Daniels Dr. Alex Tremor
George Dzundza Leo Lemke
Mary Steenburgen Stella Keefover
Frances McDormand Grace
Margaret Colin Robyn Graves
Max Perlich Eugene
Miriam Margolyes Gina
Helen Hanft Molly
Christopher Durang Sr. Liddle
Luis Avalos Luis
Charles Pierce Beau
Elizabeth Laurence Grammy D'Arbo
Ed Kenney Tio Chauncy
Sara Noel Herring Marina, quando uma garotinha
Cameron Milzer Freguês
Diane Salinger .
Stephanie Laurence .
Barry Neikrug .
Sam Menning .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Numa pequena ilha da Carolina do Norte, vivia Marina, uma menina vidente, em companhia de sua avó cega.  Com o passar dos anos, encheu-se de ansiedade à espera de sua alma gêmea.  Na ilha, alguns sinais mostravam-lhe que ela estava próxima, como um presente que chegou à praia, trazido pelo mar, ou um peixe apanhado com uma aliança.

Certo dia, chega à ilha um homem num pequeno barco.  Pensando tratar-se de sua tão esperada alma gêmea, ela corre ao seu encontro e o beija, deixando-o assustado.  Dois dias depois, os dois chegam casados à Nova York, onde ele, Leo Lemke, é um açougueiro.  Ajudando a seu marido, Marina passa a trabalhar no seu açougue.

Quando Robyn Graves, uma atriz de novelas, chega ao açougue, enquanto Leo vai apanhar a carne dela, Marina lhe diz que o amor a está esperando atrás de um rosto amigo, o que faz com que ela pense tratar-se do Dr. Alex Tremor, seu psicanalista.  Ao sair de lá, Robyn o procura e lhe propõe casamento.  Alex reage dizendo-lhe que não está preparado para tal, o que faz com que ela lhe fale sobre Marina, a vidente.  Este, que mora e trabalha num prédio defronte ao açougue, passa a se interessar e a observar Marina, de sua janela.

Contra a vontade do marido, que vê no adolescente Eugene um perigo para a loja, ela o contrata por saber que se trata apenas de alguém que precisa de ajuda.

O Dr. Alex a procura para reclamar que ela está influenciando a cabeça de Robyn, em relação ao casamento.  Marina lhe diz que, em nenhum momento, falou que o noivo seria ele e sim que seria um rosto amigo.

Como vidente, ela está sempre se adiantando ao que as pessoas vão lhe pedir ou perguntar, a ponto de empacotar os pedidos de fregueses antes mesmo deles chegarem ao açougue.  Não entendendo o comportamento de sua mulher, Leo procura a ajuda do Dr. Alex.  Assim, a pedido do marido, Marina vai ao consultório do analista.  Lá, ela lhe diz que não tem culpa de prever certos acontecimentos e o convida para patinarem juntos.  Enquanto patinam, ela cita uma série de fatos ocorridos na vida dele aos sete anos de idade, o que o deixa impressionado.

Ao ir a uma loja comprar um par de sapatos, Marina encontra Stella Keefover, uma mulher à procura de um vestido apropriado para uso nas apresentações do coral de sua igreja.  Marina se aproxima dela, a quem sugere que compre um vestido bem diferente, alegando que ela vai fazer sucesso como cantora de uma Casa Noturna.

À noite, Stella chega ao bar onde Leo é um dos assíduos freqüentadores.  Ao pedir ao proprietário uma chance, ela dá um verdadeiro show de blues, o que faz com que Leo se apaixone por ela, no que é correspondido.  Enquanto isso, Alex começa a se interessar por Marina.

Quando Stella procura o analista para mais uma sessão, este toma conhecimento que ela se acha realizada com a profissão de cantora e com a descoberta do amor na pessoa de Leo.  Tal descoberta faz com que Alex se sinta ainda mais atraído pela vidente, embora não o admita, a ponto de ir à casa dela reclamar do caos em que se tornou sua vida.  Ela lhe diz que ele tem que admitir que a ama, que ela é sua alma gêmea.  Irredutível, ele vai embora completamente descontrolado.

Enquanto isso, após conversar com Leo sobre o engano por eles cometido, no que ele concorda, ela viaja de volta para sua ilha.  Dias depois, apaixonado, Alex vai finalmente ao seu encontro.

imagem

Comentários

"A Mulher do Açougueiro" é uma despretensiosa comédia, sem maiores ambições.   Realizado pelo cineasta Terry Hughes, embora não se possa dizer que se trata de um bom filme, agrada e diverte a quem está apenas querendo assistir a um filme leve, com uma ou duas mensagens sobre a vida e a compreensão entre as pessoas.

O trabalho de Hughes é mediano, no que não é muito ajudado por um roteiro cheio de altos e baixos. A música é agradável, principalmente pelos blues cantados por Stella.

No elenco, quem parece estar mais à vontade em seu personagem é George Dzundza, no papel do açougueiro Leo.  Demi Moore, com seu cabelo fortemente pintado de louro, está bem, embora já tenha apresentado melhores atuações em filmes anteriores.  Jeff Daniels, menos convincente, no papel de um psicanalista, ao se mostrar mais neurótico que seus pacientes, muito embora deva ser considerado o fato de se tratar de uma comédia.  Mary Steenburgen, como a introvertida Stella, é uma bela surpresa.  Frances McDormand e Margaret Colin apresentam-se em papéis menores.

CAA