Filmes por gênero

UM DIA EM NOVA YORK (1949)

On the town
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Un jour à New York (França, Canadá, Bélgica)
Un giorno a New York (Itália)
Un día en Nueva York (Espanha, México, Uruguai)
Das ist New York (Alemanha)
New York dansar (Suécia)
Egy nap New Yorkban (Hungria)
Sømænd på vulkaner (Dinamarca)
Na przepustce (Polônia)
Увольнение в город (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Musical, Comédia Romântica
Direção: Stanley Donen, Gene Kelly
Roteiro: Betty Comden, Adolph Green
Produção: Arthur Freed
Música Original: Conrad Salinger
Direção Musical: Lennie Hayton
Fotografia: Harold Rosson
Edição: Ralph E. Winters
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Jack Martin Smith
Figurino: Helen Rose
Guarda-Roupa: Joan Joseff
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer, Richard Gramaglia
Efeitos Especiais: Warren Newcombe
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1951

Elenco

Gene Kelly Gabey
Frank Sinatra Chip
Jules Munshin Ozzie
Ann Miller Claire Huddesen
Betty Garrett Brunhilde Esterhazy
Vera-Ellen Ivy Smith
Florence Bates Mme. Dilyovska
Alice Pearce Lucy Shmeeler
Judy Holliday Daisy
George Meader Professor
Robert Williams Sargento da Polícia
Eugene Borden Garçom
Hank Mann Max, o fotógrafo
Frank Hagney Policial
Murray Alper Proprietário de uma frota de táxis
Hans Conried François
Bette Arlen Dançarina
Dorinda Clifton Dançarina
Carol Haney Dançarina
Gloria Marlen Dançarina
Peter Chong Barman

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Trilha Sonora de um Musical (Roger Edens, Lennie Hayton)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de um Musical Americano (Betty Comden, Adolph Green)

Indicações

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme (Estados Unidos)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Fotografia a Cores

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Durante uma folga de 24 horas, os marinheiros Gabey, Chip e Ozzie procuram aventura e romance em Nova York. Após um tour rápido por Manhattan, que inclui o Central Park, o Empire States Building e o Rockefeller Center, ao passarem por um túnel do metrô, Gabey vê a fotografia da bela modelo Ivy Smith e comenta ter encontrado a mulher de seus sonhos, arrastando seus amigos na busca de sua paixão.

Para espanto deles, ao saltarem numa estação do metrô, eles encontram Ivy posando para uma foto. Na ocasião, Gabey consegue tirar uma foto ao lado dela, mas antes de ter uma oportunidade de puxar uma conversa, ela desaparece. No entanto, ao vê-la entrar num carro, eles pegam um táxi para segui-la. O táxi é conduzido pela bela Brunhilde Esterhazy, que tenta seduzir Chip.

Não conseguindo seguir Ivy como desejavam, Gabey e seus amigos, com base em informações de um cartaz sobre a vida dela, passam a procurá-la em locais em que ela é susceptível de ser encontrada. Acompanhados de Brunhilde, que se acha determinada a conquistar Chip, os marinheiros a procuram no Museu de História Natural, onde Ozzie conhece Claire Huddesen, uma antropóloga que rapidamente sucumbe aos seus encantos. Ao comemorarem seu novo amor com um beijo e uma dança, Ozzie e Claire acidentalmente destroem o esqueleto de um dinossauro do Museu. Eles fogem, mas a polícia fica no rastro deles.

A busca por Ivy continua em diversos museus da cidade. Finalmente, o grupo decide passar a procurá-la separadamente, marcando um encontro às 20:30h daquela noite no Empire State Building. Sozinha, finalmente com Chip, Brunhilde o leva para seu apartamento, onde infelizmente encontram sua irritante colega de quarto, Lucy Shmeeler.   Enquanto isso, Gabey finalmente encontra Ivy em um estúdio de dança, ocasião em que ela promete se encontrar com ele naquela noite. Como ela deve uma boa quantia à sua desagradável instrutora de dança, Madame Dilyovska, ela promete voltar de seu encontro às 23:30h, na hora de se apresentar em Coney Island.

Como combinado, às 20:30h, Chip, Brunhilde, Ozzie, Claire e Gabey se encontram no topo do Empire State Building, onde procuram esconder Ozzie de policiais que estão à sua procura. Quando Ivy chega, os três casais começam sua noitada pela cidade. A alegria do grupo, no entanto, chega ao fim quando, às 23:30h, Ivy desaparece sem explicação, deixando apenas um bilhete de despedida, o que faz com que Gabey passe a beber até se embriagar.

Mais tarde, aproveitando uma dica de Madame Dilyovska, Gabey e seus amigos encontram Ivy em Coney Island, onde ela admite que, por vergonha, não lhes falou sobre seu trabalho. Gabey e Ivy retomam seu romance, embora só restem poucas horas para que os rapazes se reapresentem à Marinha.

imagem

Comentários

Realizado pelos cineastas Stanley Donen e Gene Kelly, a partir de um roteiro escrito por Betty Comden e Adolph Green, “Um Dia em Nova York” é uma ótima comédia musical produzida pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1949. O filme conta a história de três marinheiros que aproveitam uma folga de 24 horas para conhecerem a cidade de NovaYork e suas belas mulheres.

Sua trama, muito bem construída, é realçada pela bela fotografia, a cargo de Harold Rosson, e complementada por uma excelente trilha sonora que conta com mais de uma dezena de números musicais.

No elenco, destacam-se as atuações de Gene Kelly, Frank Sinatra e Ann Miller, seguidas pelas de Betty Garrett, Vera-Ellen e Jules Munshin.

CAA