Filmes por gênero

A NOIVA ESTAVA DE PRETO (1968)

La mariée était en noir
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La sposa in nero (Itália)
A noiva estava de luto (Portugal)
The bride wore black (USA, UK)
La novia vestía de negro (Espanha, Argentina, México)
Die braut trug schwarz (Alemanha, Austria)
Bruden bar svart (Suécia)
Bruden var i sort (Dinamarca)
Невеста была в трауре (Rússia)
Pais: França, Itália
Gênero: Crime, Drama, Mistério
Direção: François Truffaut
Roteiro: François Truffaut, Jean-Louis Richard
Produção: Marcel Berbert, Oscar Lewenstein
Design Produção: Pierre Guffroy
Música Original: Bernard Herrmann
Direção Musical: André Girard
Fotografia: Raoul Coutard
Edição: Claudine Bouché
Efeitos Sonoros: René Levert
Nota: 8.8
Filme Assistido em: 1969

Elenco

Jeanne Moreau Julie Kohler
Michel Bouquet Robert Coral
Jean-Claude Brialy Corey
Charles Denner Fergus
Claude Rich Bliss
Michael Lonsdale Clément Morane
Daniel Boulanger Delvaux
Alexandra Stewart Srta. Becker
Sylvine Delannoy Sra. Morane
Luce Fabiole Mãe de Julie
Michèle Montfort Modelo
Paul Pavel Mecânico
Gilles Quéant Juiz
Serge Rousseau David Kohler
Van Doude Inspetor Kling
Christophe Bruno Cookie
Daniel Pommereulle Amigo de Fergus
Dominique Robier Sabine, sobrinha de Julie
Michèle Viborel Gilberte, noiva de Bliss
Jacques Robiolles Charlie
Jacqueline Gaillard Camareira

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira

Prêmios Edgar Allan Poe

Prêmio de Melhor Filme (Jean-Louis Richard, François Truffaut)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Imediatamente após a cerimônia de casamento que uniu os jovens David e Julie Kohler, o casal desce as escadarias da igreja, sendo o noivo mortalmente ferido por um tiro disparado do alto de uma janela de um prédio localizado defronte ao templo.

Não suportando a morte do marido, Julie tenta o suicídio, mas é impedida por sua mãe.  Tempos depois, após descobrir os nomes dos cinco homens que estavam no local de onde partiu a bala que matou David, ela decide caçá-los e matá-los, um a um.

O primeiro de sua lista chama-se Bliss.  Toda vestida de branco, ela sobe ao apartamento onde ele, recentemente casado, comemora o evento ao lado da noiva e de amigos.  Embora ninguém a conheça, Bliss vai ao seu encontro e lhe dá as boas vindas.  Alegando um pouco de calor, ela o leva até a varanda onde, após se apresentar como Julie Kohler, o empurra para a morte.  Sem que ninguém a veja, retira-se imediatamente do local.

O segundo de sua lista chama-se Robert Coral.  Ela descobre que ele mora num quarto de pensão.  Através da faxineira, deixa um ingresso para um concerto no Teatro Municipal.  À noite, ela o encontra no camarote reservado.  Os dois conversam e marcam um encontro no dia seguinte nos aposentos dele.  Na hora marcada, ela chega à pensão onde, após envenená-lo, se identifica.

O terceiro chama-se Clément Morane.  Ela descobre que ele vive com a mulher e um filho de cinco anos, Cookie.  Após fazer amizade com o garoto, que brincava na rua com uma bola, consegue saber detalhes da vida da família.  Assim, envia um telegrama à Sra. Morane, informando que sua mãe está muito mal e que precisa vê-la.  Quando a mulher de Clément viaja, Julie se apresenta como sendo a Srta. Becker, uma das professoras do colégio de Cookie.  Os dois conversam sobre o desempenho do garoto no colégio e ela termina matando-o por asfixia.  Antes de morrer e após ela se identificar, Clément confessa que a morte de David foi acidental, pois os cinco, como de costume, achavam-se reunidos para jogarem cartas e beberem um pouco, quando um deles pegou uma espingarda, usada em caça, foi até a janela e começou a mirar diversos alvos, a partir do ponto mais alto da igreja até chegar ao nível da escadaria, quando a arma disparou.

Tal confissão não modifica em nada seu desejo de vingança, de modo que ela parte ao encontro do quarto de sua lista, Delvaux.  Ela o localiza num ferro velho mas, antes de o matar, a polícia o prende por envolvimento em desmontes de automóveis.

Esse imprevisto, a leva ao quinto nome de sua lista, Fergus, um artista plástico.  Ao saber que ele está à procura de uma modelo para pintar um quadro de 'Diana, a Caçadora', ela se apresenta em seu atelier.  No primeiro dia, posa para o quadro e volta, no dia seguinte, para dar continuidade ao mesmo.  É quando aparece um amigo de Fergus que, ao vê-la, diz que a conhece de algum lugar, mas que não se lembra de onde.  Esse amigo estivera na recepção do casamento de Bliss, quando uma misteriosa mulher o empurrou do alto da varanda.  Depois que este sai, ela mata Fergus com o arco e a flecha que estava usando como 'Diana, a Deusa da Caça'.

Toda de preto e com o rosto inteiramente coberto com um véu negro, Julie vai ao enterro de Fergus onde seu amigo, após lembrar-se da morte de Bliss, a desmascara.  Na Delegacia, ela fala com a maior naturalidade sobre os quatro assassinatos que cometera.  O que o policial não sabe é que esse seu procedimento faz parte de seus planos.

Recolhida à penitenciária local, em pouco tempo Julie consegue, como voluntária, trabalhar no serviço de distribuição da alimentação às diversas celas.  Assim, na primeira oportunidade que surge, ela assassina o último nome de sua lista, o prisioneiro Delvaux.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado no livro homônimo de Cornell Woorich, "A Noiva Estava De Preto" é uma excelente produção franco-italiana.  Realizado pela genialidade do cineasta francês, François Truffaut, que também participou da confecção do roteiro, o filme segue os passos de uma viúva, cujo marido fora assassinado ao sair da igreja, logo após celebrado seu casamento, na caça aos responsáveis por sua morte.

Como sempre, Truffaut está perfeito na direção.  Em algumas seqüências, lembra as técnicas utilizadas pelo mestre Alfred Hitchcock em seus dramas e filmes de suspense.  O planejamento do assassinato de Delvaux, que se acha detido numa penitenciária, é um dos pontos altos do filme.

Além de Truffaut, o outro grande nome de "A Noiva Estava De Preto" é a atriz Jeanne Moreau, simplesmente magnífica no papel da viúva que transformou sua razão de viver na caça aos responsáveis pelo assassinato de seu marido.  Os demais membros do elenco tornam-se apagados diante da força dramática dessa diva do cinema francês.

CAA