Filmes por gênero

A QUEDA DA BASTILHA (1935)

A tale of two cities
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Duas cidades (Portugal)
Le Marquis de Saint-Evremond (França, Bélgica)
Historia de dos ciudades (Espanha, Argentina)
Le due città (Itália)
Flucht aus Paris (Alemanha, Austria)
I skuggan av giljotinen (Suécia)
Két város meséje (Hungria)
To byer (Dinamarca)
Повесть о двух городах (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: Jack Conway
Roteiro: W. P. Lipscomb, S. N. Behrman
Produção: David O. Selznick
Música Original: Herbert Stothart
Música Não Original: Tchaikovsky, Beethoven, Chopin
Fotografia: Oliver T. Marsh
Edição: Conrad Nervig
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Guarda-Roupa: Dolly Tree
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Efeitos Visuais: W. Percy Day
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1952

Elenco

Ronald Colman Sydney Carton
Elizabeth Allan Lucie Manette
Basil Rathbone Marquês de Evremond
Mitchell Lewis Ernest Defarge
Blanche Yurka Madame Defarge
Henry B. Walthall Dr. Manette
Donald Woods Charles Darnay
Walter Catlett Barsad
Fritz Leiber Gaspard
H. B. Warner Gabelle
Claude Gillingwater Jarvis Lorry Jr.
Billy Bevan Jerry Cruncher
Edna May Oliver Srta. Pross
Reginald Owen C. J. Stryver
Tully Marshall Madereiro
John Davidson Morveau, espião do Marquês
E. E. Clive Juiz, em Old Bailey
Robert Warwick Juiz, no Tribunal
Ralf Harolde Promotor, no Tribunal
Lawrence Grant Promotor, em Old Bailey
Eily Malyon Sra. Cruncher
Donald Haines Jerry Cruncher Jr.
Walter Kingsford Victor
Chappell Dossett Padre, no casamento
Edward Hearn Líder na Bastilha

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Edição (Conrad A. Nervig)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na Inglaterra, o banqueiro Jarvis Lorry diz à Lucie Manette que seu pai está vivo após passar 18 anos preso na Bastilha.  Os dois viajam, então, à Paris, onde encontram o Dr. Manette sendo cuidado por Ernest Defarge, um antigo empregado seu.  A Mme. Defarge informa que teria sido o Marquês de Evremonde o responsável pela prisão do Dr. Manette.  Ao voltarem para a Inglaterra, Jarvis e Lucie trazem consigo o Dr. Manette, que fica sob os cuidados da filha.

Charles Darnay, sobrinho de Evremonde, é apaixonado por Lucie.  Em Londres, é preso sob a acusação de traição.  O advogado Sydney Carton, que também ama Lucie em silêncio, é chamado para defender Darnay.  Em Old Bailey, onde ocorre o julgamento, Darnay termina absolvido quando as testemunhas de acusação não conseguem diferençar o réu do seu advogado.  Carton e Darnay comemoram.  Este último diz ao Dr. Manette ser sobrinho do Marquês de Evremonde.

Em Paris, ao voltar da Ópera em seu coche, Evremonde atropela e mata o filho do camponês Gaspard.  Na multidão que se forma, encontra-se a implacável Mme. Defarge.

Darnay volta à França para encontrar-se com o tio.  Os dois têm posições políticas diametralmente opostas: enquanto Darnay é um democrata, o Marquês é partidário do antigo regime.  À noite, Gaspar se vinga de Evremonde, assassinando-o.  Voltando à Inglaterra, Darnay pede a mão de Lucie em casamento.

Em Paris, o Sr. e a Mme. Defarge fazem listas de pessoas que deverão ser mortas quando ocorrer a revolução.  Por intermédio de Barsad, que entra em sua Casa de Vinhos, eles passam a saber da iminente execução de Gaspard, que se acha preso, bem como, que Darnay vai-se casar com Lucie Manette.  Gabelle alerta os aristocratas sobre o perigo da revolução, caso eles não dêem pão ao povo.

Lucie casa-se e parte em lua-de-mel.  Tempos mais tarde, em meados de julho de 1789, Jarvis Lorry visita Lucie e Darnay, quando lhes fala sobre a situação em que se encontra Paris.  Lá, o Sr. e Mme. Defarge lideram um movimento contra a Bastilha.  Soldados juntam-se ao povo.  Nobres são mortos.  Com a Bastilha em suas mãos, o Sr. Defarge vai até a cela onde Dr. Manette esteve preso, encontrando um manuscrito, através do qual, ele responsabiliza os Evremonde por sua injusta prisão e pela destruição de sua família.

Com Gabelle preso, Mme. Defarge sugere que ele escreva a Darnay, pedindo-lhe para que deponha a seu favor.  No verão de 1792, uma carta chega ao Banco Tellson, na Inglaterra, endereçada ao herdeiro do Marquês de Evremonde.

Darnay decide viajar até Paris para tentar salvar seu amigo da guilhotina.  Uma vez lá, ele também é preso.  Lucie e seu pai viajam para a França.  Dr. Manette depõe a favor de Darnay, mas a Mme. Defarge lê o manuscrito que ele havia escrito quando esteve preso na Bastilha e, através do qual, responsabilizava os Evremonde por tudo que lhe acontecera.  Darnay é, então, sentenciado a morrer em 48 horas.

Lembrando-se de que já havia salvo Darnay de uma condenação, graças à semelhança física entre os dois, Carton decide ir à França a fim de se fazer passar pelo condenado, sacrificando-se em nome do amor que sempre dedicou à Lucie.  Uma vez lá e, contando com a ajuda de Barsad,  consegue fazer com que Darnay, anestesiado, seja levado para fora da prisão.  Antes, ele escreve uma carta.  Mme. Defarge persegue Lucie e sua filha, mas a Srta. Pross a detém.  As duas lutam e a Mme. Defarge termina sendo alvejada. 

Jarvis Lorry deixa a França em companhia do Dr. Manette, Darnay, Lucie e sua filha.  Na prisão, uma costureira percebe que Carton não é Darnay.  Ele a encoraja enquanto os dois caminham para a guilhotina.

imagem

Comentários

Magistral adaptação da obra homônima de Charles Dickens, "A Queda da Bastilha" é um grande filme.  O livro de Dickens é muito mais abrangente e não daria para ser colocado num filme de 2 a 3 horas de duração.  Assim, os roteiristas fizeram um excelente trabalho de seleção das seqüências, não prejudicando o entendimento da trama.

A direção de arte é excepcional, o mesmo ocorrendo com a trilha sonora.  Jack Conway nos brinda com bons momentos como, por exemplo, as seqüências passadas no tribunal ou as da própria queda da Bastilha.

O elenco é um outro ponto alto do filme.  Ronald Colman está ótimo no papel de Sydney Carton.  Elizabeth Allan convence como Lucie Manette.  Edna May Oliver, magnífica, rouba quase todas as cenas em que aparece.  Basil Rathbone e Blanche Yurka são outros grandes destaques por suas respectivas atuações.  Do elenco principal, o que menos impressiona é Donald Woods como Charles Darnay.

CAA