Filmes por gênero

A RONDA DE SANGUE (1938)

Red River range
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Kampf am Roten Fluss (Alemanha)
Red river (Itália)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: George Sherman
Roteiro: Stanley Roberts, Luci Ward, Betty Burbridge
Produção: William Berke
Música Original: William Lava
Fotografia: Jack A. Marta
Edição: Tony Martinelli
Nota: 6.6
Filme Assistido em: 1946

Elenco

John Wayne Stony Brooke
Ray Corrigan Tucson Smith
Max Terhune Lullaby Joslin
Polly Moran Sra. Maxwell
Lorna Gray Jane Mason
Kirby Grant Tex Reilly
Sammy McKim Tommy Jones
William Royle Payne
Perry Ivins Hartley
Stanley Blystone Randall
Lenore Bushman Evelyn Maxwell
Burr Caruth Pop Mason
Roger Williams Xerife Wood
Earl Askam Pistoleiro Morton
Olin Francis Pistoleiro Kenton
Ed Cassidy Delegado
Robert McKenzie Juiz de Paz
Jack Montgomery Rancheiro
Theodore Lorch Rancheiro
Joe Whitehead Pistoleiro

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Numa pequena cidade do velho Oeste, os rancheiros da região vêm sofrendo enormes prejuízos com a ação de uma quadrilha de ladrões de gado.  Na tentativa de solucionar tamanho problema, a Associação dos Criadores de Gado pede auxílio às autoridades governamentais.

Como resposta, recebem a visita de três investigadores especiais, Stony Brooke, Tucson Smith e Lullaby Joslin, mais conhecidos como "Os Três Mosqueteiros".  Por questão de estratégia, quem se apresenta como Stony, é o investigador Tex Reilly.  O verdadeiro Stony Brooke chega logo depois e se hospeda no hotel local com o nome de Jack Benson.  Ainda por razões estratégicas, ele faz com que o funcionário do hotel que lhe atende veja um documento, onde ele aparece como sendo o 'matador' Madigan, um famoso e temível pistoleiro.  Agindo assim, ele espera que a notícia chegue ao chefe da quadrilha e que este o procure, ocasião em que tentará ser acolhido como um novo membro da quadrilha.

Enquanto isso, Tucson, Lullaby e Tex aceitam o convite de Pop Mason e se hospedam no rancho deste, membro da Associação que vive com sua filha Jane.  Por ordem de Payne,  o chefão do bando de ladrões de gado, um grupo de pistoleiros chega atirando ao rancho de Mason com a intenção de matar os Mosqueteiros.  Estes reagem, saem em perseguição aos criminosos, mas Tex termina sendo ferido à bala.

A violência dos criminosos continua quando, ao roubarem gado do rancho do Sr. Jones, este é por eles morto.  Seu único filho, o adolescente Tommy é acolhido pelos Mason.

Como planejado, Stony é aceito pelo bando de Payne, que o recebe como se fosse Madigan, depois de simular a morte dos mosqueteiros Tucson e Lullaby, notícia que vira manchete dos jornais.  No rancho dos Mason, estes explicam que Madigan é, na realidade o 3º Mosqueteiro e não Tex.  Este é um investigador enviado pela indústria da carne, que vem sofrendo com a ação dos ladrões.  Tucson e Lullaby, em suas investigações, descobrem uma nova técnica utilizada pela quadrilha: o gado roubado é morto basicamente no local, sua carne é transportada em enormes caminhões-frigoríficos e as partes, não aproveitadas, enterradas em enormes valões.

Infiltrado no bando, Stony descobre que os criminosos preparam-se para roubar gado no desfiladeiro Box e faz com que os rancheiros e o xerife se desloquem para lá.  No entanto, Hartley, um dos homens próximos do xerife e dos rancheiros, ao tomar conhecimento da verdadeira identidade de Madigan, bem como, que os mosqueteiros, tidos como mortos, acham-se vivos, telefona para Payne, que providencia que seus homens esqueçam o desfiladeiro Box e se dirijam para um outro rancho a ser roubado.

Por outro lado, Hartley é desmascarado e Stony consegue, na última hora, redirigir o xerife e os homens que o acompanham para o local correto onde se dará o roubo de gado.  A operação é bem-sucedida e toda a quadrilha é presa.

imagem

Comentários

Baseado numa história de Luci Ward, "A Ronda de Sangue" não chega a ser um bom faroeste.  Mesmo assim, merece ser visto por aqueles que adoram esse gênero.  Realizado por George Sherman, um bom diretor, o filme peca um pouco no trabalho de edição, embora suas pequenas falhas não cheguem a prejudicar o entendimento da trama.

A música de William Lava é um dos pontos altos do filme.  No elenco, temos John Wayne, com apenas 30 anos de idade, no papel principal, saindo-se muito bem.

CAA