Filmes por gênero

A LUA DOS AMANTES (1994)

China Moon
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Lua cheia (Portugal)
Lune rouge (França)
China Moon - Luna di sangue (Itália)
Luna de porcelana (Espanha)
Eine heiße Affäre (Alemanha)
Mesec od porculana (Sérvia)
Porcelánhold (Hungria)
Фарфоровая луна (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Suspense, Romance
Direção: John Bailey
Roteiro: Roy Carlson
Produção: Barrie Osborne
Design Produção: Conrad Angone
Música Original: George Fenton
Direção Musical: Harvey Shield
Fotografia: Willy Kurant
Edição: Carol Littleton, Jill Savitt
Direção de Arte: Robert Henderson
Figurino: Elizabeth McBride, Vicki Graef
Guarda-Roupa: Carolyn Dessert
Maquiagem: Neal Martz, Carl Fullerton, Selena Evans-Miller
Efeitos Sonoros: Bill Phillips, Steve Bartkowicz, James Webb, Douglas Vaughan
Efeitos Especiais: Lawrence Cavanaugh, R. Bruce Steinheimer, Thomas Kittle
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1995

Elenco

Ed Harris Kyle Bodine
Madeleine Stowe Rachel Munro
Charles Dance Rupert Munro
Patricia Healy Adele
Benicio Del Toro Lamar Dickey
Tim Powell Fraker
Pruitt Taylor Vince Daryl Jeeters
Larry Shuler Patrulheiro
Rob Edward Morris Pinola
Paul Darby Fotógrafo
Theresa Bean Felicity Turner
Sandy Martin Vendedora de armas
Joseph Louden Detetive
Janis Benson Secretária de Rupert
Peggy O'Neal Funcionária do Hotel em Miami
Buddy Dolan Sargento
Roger Aaron Brown Capitão da Polícia
Robert Burgos Harlan James
Steve Zurk Patrulheiro
Terrie Jameson Patrulheira
Michael McDougal Xerife
James Spicer Pregador
Ralph Wilcox Técnico em balística
Allen Prince .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O detetive Kyle Bodine é um dos mais brilhantes policiais da Flórida.  Na rua, tem como parceiro o colega Lamar Dickey.

Num bar, Kyle conhece a misteriosa Rachel Munro, mulher de um poderoso banqueiro, Rupert Munro, com quem vem tendo um casamento marcado pela violência.  Após conversarem um pouco, ele se sente fortemente atraído pela bela e sedutora mulher, embora na hora não externe esse seu sentimento.  Com o passar do tempo, entretanto, os dois terminam se tornando amantes.

Certo dia, enquanto faz sua costumeira ronda em companhia de Lamar, recebe pelo rádio um pedido da Central de Polícia para que se desloque até a Avenida Cypress, nº 201, por conta de uma briga familiar.  Trata-se exatamente do endereço onde vivem Rachel e seu marido.  Ao chegarem lá, os dois policiais são recebidos pelo Sr. Rupert, que lhes diz tratar-se de uma rusga sem importância e já contornada.  Não conformado, por se tratar da mulher que ama, Kyle entra na mansão e se dirige à suíte do casal, onde Rachel lhe diz que o marido recebera um telefonema avisando-lhe que ela se encontrava com um amante.

Horas depois, ela passa na casa de Kyle, onde lhe diz que não suporta mais o marido e que chegou a pensar em matá-lo.  Ao sair de lá, Rachel viaja para Miami, onde se hospeda num luxuoso hotel.

Em sua ronda com Lamar, alegando que vai comprar cigarros, Kyle pára num bar de um amigo, a quem pede que telefone para a Central de Polícia solicitando uma viatura para a Av. Cypress, nº 201, onde está ocorrendo uma forte discussão familiar.  Assim, os dois retornam à residência de Rachel, onde o Sr. Munro lhes informa que não houve nenhuma briga conjugal, até porque sua mulher encontra-se em Miami.

Rachel volta à sua cidade em um carro alugado, onde procura Kyle, a quem declara mais uma vez o seu amor e sugere que os dois fujam juntos.  Antes de partirem, vão à casa dela.  Enquanto Kyle a aguarda no carro, a poucos metros da casa, ela vai apanhar roupas e objetos pessoais.  O Sr. Munro chega quando ela se prepara para ir embora.  Os dois discutem e ela termina matando-o.

Ao tomar conhecimento do ocorrido, Kyle tenta ligar para a polícia, mas ela o impede, alegando que a arma usada não se acha registrada e que o fato de não ter fechado a conta do hotel em Miami, poderá fazer com que as autoridades pensem que sua volta à cidade tenha tido como objetivo o de matar seu marido.  Assim, ela convence o detetive apaixonado a ajudá-la a se livrar do corpo.

Depois de limparem o local, eliminando impressões digitais, eles levam o corpo de Munro até um lago próximo, onde o mesmo é posto num saco amarrado a uns pesos, colocado numa pequena canoa e, em seguida, jogado no fundo do lago.  Terminado o serviço, Rachel deixa Kyle na casa dele e segue para o hotel em Miami.

Dois dias depois, ela volta para sua casa, de onde telefona para a secretária do marido pedindo-lhe para falar com ele.  Ao ser informada de que ele não se encontra na empresa, ela pede para que o avisem de que já chegou de sua viagem à Miami.  No dia seguinte, comunica o desaparecimento do marido à polícia.

Iniciadas as investigações, os policiais terminam chegando ao corpo do banqueiro, bem como, técnicos em balística concluem que a arma do crime é o revólver registrado em nome de Kyle, sendo ele afastado do cargo até o encerramento do inquérito.  É quando ele descobre que a arma dele fora roubada e substituída pela que se acha consigo.

Através da análise de algumas fotos, Kyle descobre que seu parceiro tem algo a ver com o crime.  Ao pressionar Rachel, ela lhe confessa que seu marido ia deixá-la sem nada, quando Lamar lhe orientou sobre como fazer para matá-lo, de forma que a culpa recaísse sobre outra pessoa e ela pudesse pôr as mãos em sua fortuna.  Diz, ainda, que tudo mudou para ela quando se apaixonou por ele.  Kyle pede-lhe, então, que marque um encontro com Lamar.  Em seguida, vai ao encontro onde, empunhando uma arma, obriga o antigo parceiro a lhe entregar a sua.  Este lhe diz que seu revólver encontra-se debaixo do banco de seu carro.

Os dois vão até o carro onde, simulando estar sendo atacado, Lamar induz uma patrulha policial a disparar contra Kyle, ferindo-o mortalmente.  Rachel corre até o local, onde se abraça ao corpo caído de Kyle, oportunidade em que vê sua arma ao alcance de suas mãos.  Numa manobra rápida, ela a apanha e, em seguida, dispara várias vezes contra Lamar, matando-o.

imagem

Comentários

"A Lua dos Amantes" é um bom filme de suspense.  Realizado pelo cineasta John Bailey, o filme parte de um roteiro bem planejado e escrito por Roy Carlson.

Como vários outros filmes do gênero, entre eles "Corpos Ardentes", de Lawrence Kasdan, 1981,  "A Lua dos Amantes" aborda um tema magistralmente apresentado em "Pacto de Sangue", de Billy Wilder, 1944:  'Mulher vivendo um casamento infeliz com um milionário seduz um homem para que, por ela apaixonado, a ajude a matar o marido, a fim de que ela receba uma polpuda herança'.

A direção de Bailey é muito boa.  Mais conhecido nos meios cinematográficos como um ótimo fotógrafo, Bailey pode ter ajudado Willy Kurant a realizar um bom trabalho de fotografia.  A trama apresenta algumas reviravoltas e as cenas finais dão um fechamento satisfatório à mesma.

No elenco, Ed Harris é o grande destaque, seguido pela bela Madeleine Stowe.  Seu personagem oferece um bom estudo sobre o julgamento fatal de um homem quando se vê envolvido por uma bela e sedutora mulher.

CAA