Filmes por gênero

A MAIS QUERIDA DO MUNDO (1962)

Billy Rose's Jumbo
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A mais linda rapariga do mundo (Portugal)
Jumbo, la sensation du cirque (França)
La ragazza più bella del mondo (Itália)
Jumbo, la sensación del circo (Espanha)
Jumbo, corazón de mujer (Argentina)
Spiel mit mir (Alemanha, Austria)
Sol och vår och kär (Suécia)
Джамбо Билли Роуза (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica, Musical
Direção: Charles Walters
Roteiro: Sidney Sheldon
Produção: Martin Melcher, Joe Pasternak
Música Original: George Stoll
Direção Musical: George Stoll
Coreografia: Busby Berkeley
Fotografia: William H. Daniels
Edição: Richard W. Farrell
Direção de Arte: George W. Davis, E. Preston Ames
Figurino: Morton Haack
Guarda-Roupa: Beau Vanden Ecker, Robert Ellsworth, Elva Martien
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Franklin Milton, Tom Overton, Mike Voss
Efeitos Visuais: A. Arnold Gillespie, J. McMillan Johnson, Robert R. Hoag
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1963

Elenco

Doris Day Kitty Wonder
Stephen Boyd Sam Rawlins
Jimmy Durante Anthony 'Pop' Wonder
Martha Raye Lulu
Dean Jagger John Noble
Joseph Waring Harry
Lynn Wood Tina
Charles Watts Ellis
James Chandler Parsons
Robert Burton Madison
Wilson Wood Hank
Norman Leavitt Eddie
John Hart Xerife
Ron Henon Artista do Circo
Billy Barton Artista do Circo
Victor Julian Artista do Circo
Richard Berg Artista do Circo
Joe Monahan Artista do Circo
Adolph Dubsky Artista do Circo
Pat Anthony Artista do Circo
Janos Prohaska Artista do Circo
Jack Boyle Reporter
Christian Haren Lennie
Ralph Lee Perry
Otto Reichow Hans
J. Lewis Smith Dick

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Trilha Sonora (George Stoll)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Musical ou Comédia

Prêmio de Melhor Ator em um Musical ou Comédia (Stephen Boyd)

Prêmio de Melhor Ator em um Musical ou Comédia (Jimmy Durante)

Prêmio de Melhor Atriz em um Musical ou Comédia (Doris Day)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Martha Raye)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Musical

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator em um Musical (Jimmy Durante)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de uma Comédia Americana (Sidney Sheldon )

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O Sr. Wonder e sua filha Kitty chegam a uma nova cidade com o seu Circo.  Wonder, um viciado em jogo de dados, retira US$ 300 do caixa e, descobrindo onde jogar, perde todo o dinheiro.  Kitty reclama, pois estão acumulando dívidas por onde têm passado.

Montada a lona, todos iniciam os ensaios para a primeira apresentação na cidade.  Alguns credores procuram Wonder a fim de pegarem de volta os mantimentos adquiridos pelo Circo e não pagos.  Kitty pede aos mesmos que aguardem até a noite, pois as dívidas serão pagas com o resultado da bilheteria.

Sam Rawlins procura Kitty, a quem pede emprego.  Ela não o aceita.  À noite, quando anunciam Mancino, um equilibrista encapuzado, este não aparece de imediato, causando apreensão a todos.  Minutos depois, entretanto, ele surge na arena, sendo muito aplaudido por seu número em uma corda bamba a 10 metros de altura.  Ao fim de sua apresentação, quando ele retira o capuz, Kitty descobre que o número fora apresentado por Sam Rawlins.  Perguntado sobre o motivo que o levou a fazer aquilo, ele responde que sua decisão deveu-se ao fato de ter visto Mancino tomar o trem para fora da cidade.

A crise financeira continua na medida em que Wonder gasta toda a receita do Circo com o jogo.  Vários profissionais, com seus salários atrasados, abandonam seus empregos e viajam para trabalhar no Circo do Sr. John Noble.

Quando o Circo parte para uma nova cidade, Sam procura seu pai, o Sr. Noble, a quem entrega vários recibos de quitação de dívidas assumidas pelo Circo Wonder.  Segundo Sam, em quatro semanas, eles poderão assumir o controle do referido Circo.  Antes de sair, confessa ao pai que não se sente bem com o que está fazendo.  O Sr. Noble retruca dizendo que está disposto a arruinar Wonder porque este se negou a vender o elefante Jumbo que ele tanto queria.

No Circo, Kitty, sentindo-se atraída por Sam, procura aproximar-se dele que, embora goste dela, se esquiva face ao papel que está desempenhando para o pai.  Entretanto, quando ela corre perigo de vida nos trapézios, devido a uma forte tempestade que se abate contra o Circo, Sam a salva e os dois terminam se beijando.

Sam viaja novamente à procura do pai, desta vez para dizer-lhe que não vai mais continuar a trair a confiança dos Wonder, mas não o encontra, já que ele se acha em Vinedale assumindo o controle acionário do Circo Wonder.

Wonder e Lulu, uma das mais antigas empregadas do Circo e sua amante, casam-se.    Logo depois, Sr. Noble se apresenta com os documentos que o tornam o novo proprietário do Circo.  Wonder comunica a todos a nova situação, mas os tranqüiliza ao dizer que seus empregos estão garantidos.  Kitty, triste, despede-se de Jumbo.

Wonder, Lulu e Kitty passam a apresentar pequenos espetáculos mambembes.  Sam Rawlins os procura afirmando ter rompido com o pai, que precisa deles, especialmente de Kitty e que, pelo que está vendo, os três também precisam de sua ajuda.

Assim, Sam junta-se ao grupo, trazendo Jumbo consigo.  O trio, agora transformado em quarteto e contando com a participação do querido elefante, continua a se apresentar pelo interior do País em espetáculos mambembes.

imagem imagem imagem

Comentários

Adaptada por Sidney Sheldon de uma peça da Broadway, "A Mais Querida Do Mundo" é uma divertida comédia para toda a família e uma dos últimos musicais produzidos pelos Estúdios da Metro-Goldwyn-Mayer.  Realizado pelo cineasta Charles Walters, o filme apresenta uma história simples que gira em torno de um circo e seus personagens.

O trabalho de Walters é consistentemente bom.  A trilha sonora é soberba, sendo inclusive indicada ao Oscar.  As canções são muito boas, principalmente 'My Romance' e 'Little Girl Blue' e Doris Day está na sua melhor forma.  Merece ainda destaque o dueto de Doris Day e Martha Raye em 'Why Can't I'.

Jimmy Durante, num dos seus útimos filmes, aos 69 anos, ainda se mostra em grande forma.  Aliás, o elenco é um dos pontos altos do filme, tendo os quatro principais atores/atrizes sido indicados ao Globo de Ouro.

CAA