Filmes por gênero

A MARCA DA PANTERA (1982)

Cat People
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A felina (Portugal)
La féline (França, Canadá)
Il bacio della pantera (Itália)
El beso de la pantera (Espanha)
La marca de la pantera (Argentina, Peru)
Katzenmenschen (Alemanha)
Párducemberek (Hungria)
Люди-кошки (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Suspense, Horror, Drama, Fantasia
Direção: Paul Schrader
Roteiro: Alan Ormsby
Produção: Charles W. Fries, Nanette Siegert
Música Original: Giorgio Moroder
Fotografia: John Bailey
Edição: Ned Humphreys, Jacqueline Cambas, Jere Huggins
Direção de Arte: Edward Richardson
Figurino: Daniel Paredes
Guarda-Roupa: Sandy Berke Jordan, Robert Chase, Hugo Peña
Maquiagem: Leonard Engelman, Thomas R. Burman, Tom Hoerber
Efeitos Sonoros: Chris McLaughlin, Charles Campbell, James Webb e outros
Efeitos Especiais: Pat Domenico, Karl Miller, Tom Del Genio
Efeitos Visuais: Albert Whitlock, Syd Dutton, Robert Blalack, Bill Taylor
Nota: 7.1
Filme Assistido em: 1983

Elenco

Nastassja Kinski Irena Gallier
Malcolm McDowell Paul Gallier
John Heard Oliver Yates
Annette O'Toole Alice Perrin
Ruby Dee Fêmea
Ed Bergley Jr. Joe Creigh
Scott Paulin Bill Searle
Frankie Faison Detetive Brandt
Ron Diamond Detetive Ron Diamond
Lynn Lowry Ruthie
John Larroquette Bronte Judson
Tessa Richarde Billie
Patricia Perkins Taxista
Berry Berenson Sandra
Fausto Barajas Otis
Emery Hollier Yeatman Brewer
Stephen Marshal Moonie
Robert Pavlovich Ted
Julie Denney Carol
Francine Segal Josie
Don Hood Agente Ferroviário
Stocker Fontelieu Padre
John C. Isbell Chefe de Polícia
Roger E. Reid Policial
Marco St. John Policial

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Trilha Sonora (Giorgio Moroder )

Prêmio de Melhor Canção Original (Giorgio Moroder, David Bowie)

Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, USA

Prêmio de Melhor Atriz (Nastassja Kinski)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Separados desde crianças, os irmãos Paul e Irena Gallier se reencontram quando ela, agora uma jovem e sensual mulher, chega ao aeroporto de Nova Orléans.

À noite, Ruthie, uma prostituta, chega a um pequeno hotel onde o recepcionista a encaminha a um dos quartos.  Lá, enquanto aguarda seu cliente, é atacada e morta por uma pantera negra.

Em casa, ao acordar, Irena procura o irmão e não o encontra.  Após tomar seu café da manhã, vai até o jardim zoológico, onde conhece o diretor Oliver Yates, que termina por lhe oferecer um emprego.  No dia seguinte, de volta ao zoológico, ela presencia uma pantera arrancar um braço de um dos zeladores.  Ao se encontrar com Oliver, ela comenta o desaparecimento do irmão.

Quando a pantera foge da jaula em que se encontrava, pouco tempo depois, Paul volta para casa.  Ao conversar com o irmão, Irena descobre, horrorizada, que ambos pertencem a uma tribo que, na hora de fazer sexo, se transformam em panteras assassinas.  Através do irmão, ela toma ainda conhecimento que, uma vez pantera, para voltar ao mundo dos humanos, é preciso que mate alguém. Como se encontra apaixonada por Oliver, mas ainda é virgem, teme em se transformar quando estiver ao lado do homem que ama.

Em casa, é assediada pelo irmão que lhe diz que a única relação sexual possível é através de um relacionamento incestuoso com ele, assim como acontecera com os pais deles, que também eram irmãos e carregavam a mesma maldição.  Apavorada, ela foge acreditando que ele não pode ser seu irmão.

Quando Paul é morto, Irena procura Oliver e se entrega a ele.  Pouco tempo depois, transforma-se numa pantera, mas deixa o local sem atacá-lo.  A polícia a localiza sobre uma ponte, mas quando o cerco se fecha, ela pula num rio.  Oliver acredita que ela pode se achar numa casa isolada onde estiveram antes e decide ir até lá.

Ao se aproximar da tal casa, descobre que Yeatman Brewer foi morto por uma pantera.  Já dentro, encontra-se com Irena que confessa ter matado Brewer para poder retornar ao estado de humana. Quando Oliver lhe pergunta por que ela não o matou, após terem tido a relação sexual, ela responde que não o fez por amá-lo.  Em seguida, pede-lhe que a mate e, diante de uma negativa dele, que a liberte, possuindo-a novamente, já que seu desejo é viver como animal.

Atendendo ao seu pedido, ele a possui, após o que ela, transformada novamente em pantera, passa a viver no zoológico onde Oliver, pessoalmente, leva comida para ela e a acaricia.

imagem

Comentários

"A Marca da Pantera" é um bom filme de horror/fantasia.  Realizado pelo cineasta Paul Schrader, o filme trata de temas como a natureza animal do homem e incesto, o que é feito de maneira erótica e meio surrealista.

Além do bom trabalho de Schrader, "A Marca da Pantera" apresenta uma magnífica trilha sonora, assinada por Giorgio Moroder, bem como, um ótimo trabalho de efeitos especiais/visuais.  A música de David Bowie é usada com grandes efeitos em várias seqüências.

No elenco, o grande destaque é a presença de Nastassja Kinski, no papel principal e na época com apenas 23 anos.  Merecem ainda serem mencionadas as atuações de Malcolm McDowell, John Heard e  Annette O'Toole.

CAA