Filmes por gênero

A FIRMA (1993)

The Firm
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La firme (França)
Il socio (Itália)
La tapadera (Espanha)
The firm: Fachada (Argentina)
Fachada (Venezuela)
Die Firma (Austria, Alemanha)
Firman (Suécia)
Firmaets mand (Dinamarca)
Фирма (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Mistério, Suspense
Direção: Sydney Pollack
Roteiro: Robert Towne, David Rabe, David Rayfiel
Produção: Sydney Pollack, John Davis, Scott Rudin
Design Produção: Richard Macdonald
Música Original: Dave Grusin
Fotografia: John Seale
Edição: William Steinkamp, Fredric Steinkamp
Direção de Arte: John Willett
Figurino: Ruth Myers
Guarda-Roupa: Bruce Ericksen, David Page, Robin Borman, Luke Reichle
Maquiagem: Ben Nye Jr., Richard Dean
Efeitos Sonoros: J. Paul Huntsman, Jessica Gallavan, Chris Jenkins e outros
Efeitos Especiais: Ken Estes, Steve Wolf
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Tom Cruise Mitch McDeere
Jeanne Tripplehorn Abby McDeere
Gene Hackman Avery Tolar
Holly Hunter Tammy Hemphill
Hal Holbrook Oliver Lambert
Terry Kinney Lamar Quinn
Ed Harris Wayne Tarrance
Wilford Brimley William Devasher
David Strathairn Ray McDeere
Gary Busey Eddie Lomax
Steven Hill F. Denton Voyles
Barbara Garrick Kay Quinn
Paul Sorvino Tommie Morolto
Joe Viterelli Joey Morolto
Margo Martindale Nina Huff
Jerry Hardin Royce McKnight
Paul Calderon Thomas Richie
Jerry Weintraub Sonny Capps
Sullivan Walker Barry Abanks
Karina Lombard Jovem na praia
Lou Walker Frank Mulholland
Tommy Cresswell Wally Hudson
Don Jones Advogado
Michael Allen Advogado
Janie Paris Madge
Frank Crawford Juiz
Jerry Chipman Agente do FBI
Mark W. Johnson Agente do FBI
Joey Anderson Ruth
William J. Parham Pastor

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Holly Hunter)

Oscar de Melhor Trilha Sonora (Dave Grusin)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Holly Hunter)

Prêmios Grammy, EUA

Grammy de Melhor Composição Instrumental escrita para o Cinema ou Televisão (Dave Grusin)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Mitch McDeere é um jovem de família pobre, mas com um futuro promissor em lei. Ao se formar em direito pela Universidade de Harvard, ele recebe uma oferta de trabalho da Bendini, Lambert & Locke (BL & L), uma pequena empresa de Memphis especializada em contabilidade e direito tributário.

Ele e sua esposa, Abby, mudam-se para Memphis, onde ele começa a trabalhar e a estudar para o exame de advocacia do Estado do Tennessee. Avery Tolar, um dos principais sócios da Empresa, torna-se seu mentor e começa a introduzi-lo na cultura da BL & L, o que exige completa lealdade, sigilo absoluto e uma disposição de cobrar taxas excepcionais por seus serviços.

Seduzido pelo dinheiro e regalias a ele oferecidos, incluindo casa e carro, ele se mostra inteiramente alheio ao lado sinistro de seu empregador, embora Abby tenha suas suspeitas. Ao ser aprovado no exame de advocacia, ele começa a trabalhar por longas horas, causando um certo estresse em sua relação com a esposa.

Trabalhando sempre em estreita colaboração com Avery, Mitch descobre que uma das principais atividades da Empresa é a de ajudar clientes ricos a esconderem grandes quantias de dinheiro em empresas de fachada instaladas em paraísos fiscais. Quando de uma viagem às Ilhas Cayman, por conta de um cliente, Mitch se deixa seduzir por uma mulher local. Tal encontro, na praia, é fotografado por pessoas que trabalham para o ‘’chefe de segurança’’ da empresa, William Devasher, que usa desse expediente para forçá-lo a manter o silêncio sobre o que ele sabe.

Tal fato faz com que ele se sinta um verdadeiro prisioneiro. Quando dois sócios da Empresa morrem em circunstâncias misteriosas, ele é abordado por agentes do FBI que lhe informam que, embora alguns dos negócios da BL & L sejam legítimos, seu maior cliente é a família Morolto, de Chicago, formada por grandes mafiosos. Segundos os agentes, todos os sócios são cúmplices e têm funcionários subalternos que assassinam aqueles que os traem. Eles ainda alertam Mitch de que sua casa, seu carro e sua sala de trabalho devem estar todos grampeados. Os agentes, finalmente, o pressionam para que ele forneça ao FBI provas que possam ser usadas contra os Morolto e a BL & L.

Mitch sente que vai ter que fazer uma escolha difícil. Se trabalhar para o FBI, mesmo que permaneça vivo, vai ter que divulgar informações sobre clientes legítimos, que respeitam a lei, quebrando, no entanto, o código que estabelece a relação advogado-cliente. Por outro lado, se permanecer com a Empresa, certamente irá para a cadeia quando o FBI desbaratar essa rede criminosa.

Mitch, finalmente, decide elaborar um plano que lhe permita cooperar com o FBI através de provas de que os sócios da Empresa são culpados por superfaturamento. Assim, ele começa a copiar secretamente registros de faturamento da Empresa, mas acaba sendo descoberto por Devasher. Fugindo do chefe de segurança da empresa e de seus capangas, Mitch encontra os irmãos Morolto e se oferece como um advogado leal que busca defender os melhores interesses de seus clientes. Em relação ao seu contato com o FBI, ele diz que sua ação visava apenas expor o que dizia respeito a superfaturamento ilegal. Assim, se eles concordarem em deixá-lo ver suas faturas e garantir sua segurança, ele garante que, enquanto for vivo, jamais revelará quaisquer assuntos legais cobertos pelo código que estabelece a relação advogado-cliente.

Os Morolto concordam com sua proposta, deixando Mitch em condições de fornecer ao FBI tudo o que eles precisam para processar os sócios da BL & L. Mitch consegue fazer tudo sem quebrar nenhuma lei, sendo assim capaz de manter seu status como advogado.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Sydney Pollack, “A Firma” é um bom filme do cinema americano. Seu roteiro, baseado num livro de John Grisham e inteligentemente construído, mantém um bom ritmo de suspense ao longo de suas duas horas e meia de projeção.

Na direção, Pollack realiza um ótimo trabalho, no que é ajudado pela qualidade de seus atores, onde se destacam as atuações de Gene Hackman, Tom Cruise e Holly Hunter.

Enfim, tudo é emoção, suspense, ação.

CAA