Filmes por gênero

A ÚLTIMA AMEAÇA (1996)

Broken arrow
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Operação Flecha Quebrada (Portugal)
Nome in codice: Broken Arrow (Itália)
Broken Arrow: alarma nuclear (Espanha)
Código flecha rota (Argentina)
Operación Flecha Rota (México)
Operation - Broken Arrow (Alemanha)
Tajna bron (Polônia)
Сломанная стрела (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Suspense
Direção: John Woo
Roteiro: Graham Yost
Produção: Bill Badalato, Mark Gordon, Terence Chang
Design Produção: Holger Gross
Música Original: Hans Zimmer
Fotografia: Peter Levy
Edição: Joe Hutshing, John Wright, Steve Mirkovich
Direção de Arte: William F. O'Brien
Figurino: Mary Malin
Guarda-Roupa: Dan Moore, Ed Fincher, Debbie Travis, Barry Kellogg e outros
Maquiagem: Sharon Ilson, Michelle Bühler, Angela Nogaro, Kymbra Michelle
Efeitos Sonoros: Carla Allen, Midge Costin, Eric Gotthelf, David Ronne e outros
Efeitos Especiais: Roger Lifsey, Barry McQueary, Rick Thompson e outros
Efeitos Visuais: Craig Barron, Richard Chuang, Don Baker, Craig Bond e outros
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 1997

Elenco

John Travolta Major Vic Deakins
Christian Slater Capitão Riley Hale
Samantha Mathis Guarda Florestal Terry Carmichael
Delroy Lindo Coronel Max Wilkins
Bob Gunton Pritchett
Frank Whaley Giles Prentice
Howie Long Sargento Kelly
Carmen Argenziano General Boone
Ousaun Elam Tenente Thomas
Chris Mulkey Major Hunt
Tom Waddell Capitão Wright
Henry Murph Capitão Johnson
Jim Palmer Tenente Reed
Vondie Curtis-Hall Chefe Sam Rhodes
Vyto Ruginis Johnson
Shaun Toub Max
Mario Roberts Carl
Kurtwood Smith Secretário de Defesa
Jeffrey J. Stephen Shepherd
Joey Box Frakes
Myke Schwartz Brandt
Charlie Brewer McKeller
Gary Epper Miller
Rosemary Schoppman Wanda

Indicações

Prêmios da MTV, Estados Unidos

Prêmio de Melhor Vilão (John Travolta)

Prêmio de Melhor Sequência de Ação

Prêmio de Melhor Luta (John Travolta, Christian Slater)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O Major Vic Deakins e o Capitão Riley Hale são pilotos na força aérea dos Estados Unidos. Depois de uma discussão entre os dois, a eles é atribuído um exercício altamente secreto em um bombardeiro Stealth B-3, carregado com duas bombas nucleares B-83. Assim, Deakins e Hale decolam da Base Aérea de Whiteman para um exercício noturno sobre o estado de Utah.

Durante o exercício, após evitar o radar da força aérea, Deakins começa uma conversa amigável para distrair Hale, a qual termina quando ele consegue ejetar o assento do Capitão. Em seguida, ele libera as bombas do avião sem detoná-las. Sua intenção é a de devolvê-las ao governo dos Estados Unidos mediante um resgate de 250 milhões de dólares. Quando a Base da Força Aérea recupera o contato com o bombardeiro, Deakins relata que Hale foi ejetado e que ele está deixando a aeronave, fazendo com que o bombardeiro colida com a montanha sobre os desfiladeiros de Utah.

Uma equipe de busca e salvamento é enviada para recuperar as ogivas. Numa primeira tentativa, eles não encontram nada. Ao retornarem, mais tarde, à região, as ogivas são encontradas, mas os membros da equipe são mortos por mercenários, incluindo o Sargento Kelly, um corrupto membro da equipe, momentos antes de Deakins chegar ao local.

Enquanto isso, Hale sobrevive à ejeção e é encontrado pela Guarda Florestal Terry Carmichael que, depois de um breve impasse, é convencida a ajudá-lo a rastrear Deakins e frustrar o seu diabólico plano.

Depois de conseguir recuperar as armas, Hale tenta desativá-las, utilizando-se de um recurso que as torna inutilizáveis, mas Deakins já havia pensado nessa possibilidade, de modo que Hale termina por ativar inadvertidamente as ogivas. Preocupado, ele decide colocá-las no fundo de uma mina de cobre, onde se encontram. Deakins chega e, ao vê-los, arma para que eles morram na próxima explosão.

Um helicóptero persegue Deakins, enquanto os mercenários prosseguem com sua missão de chantagear o governo com a ameaça de detonar as ogivas em uma área civil. Pritchett o repreende por permitir a perseguição do helicóptero, e Deakins, farto de suas queixas, o mata. Por outro lado, Hale e Terry conseguem escapar da mina através de um rio subterrâneo pouco antes que uma das bombas detone.

Em seguida, eles seguem Deakins até um barco a motor a ser utilizado para transportar a ogiva restante. Ao tentar roubar o barco, Terry se vê forçada a se esconder a bordo enquanto Deakins carrega a bomba. Por outro lado, Hale deduz que Deakins pretende transportar a ogiva a bordo de um trem, o que vem a acontecer.

Utilizando um helicóptero, juntamente com o Coronel Max Wilkins, Hale localiza o trem e, quando este passa sobre um viaduto, ele pula sobre um vagão, a bordo do qual encontra Terry. Seguem-se momentos de alta tensão, com brigas, tiroteio, descarrilamento do trem e morte de Deakins.

Hale sobrevive e, logo em seguida, encontra a ogiva nuclear danificada, mas intacta. No final, entre os destroços, ele e Terry voltam a se encontrar, ocasião em que formalmente se apresentam.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta chinês John Woo, a partir de um roteiro escrito por Graham Yost, “A Última Ameaça” é um razoavelmente bom filme de ação e suspense do cinema norte-americano de meados dos anos 1990. Sua trama gira em torno de um oficial da Força Aérea que decide roubar duas bombas nucleares com a finalidade de fazer chantagem e, assim, conseguir uma boa soma, em dinheiro, das autoridades do País.

Com ótimos efeitos especiais e uma bela trilha sonora, a trama é bem conduzida por Woo, que conta ainda com muito boas atuações de John Travolta e Christian Slater, nos papéis principais.

Enfim, “A Última Ameaça” é um filme recomendável para os amantes do gênero.

CAA