Filmes por gênero

FESTIM DIABÓLICO (1948)

Rope
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A corda (Portugal)
La corde (França, Canadá, Bélgica)
Cocktail per un cadavere (Itália)
La soga (Espanha, México, Argentina)
Cocktail für eine leiche (Alemanha, Austria)
Repet (Suécia)
Sznur (Polônia)
Rebet (Dinamarca)
Веревка (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Suspense
Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Arthur Laurents
Produção: Alfred Hitchcock, Sidney Bernstein
Música Original: David Buttolph
Música Não Original: Francis Poulenc
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Joseph Valentine, William V. Skall
Edição: William H. Ziegler
Direção de Arte: Perry Ferguson
Guarda-Roupa: Adrian
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Al Riggs
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1951

Elenco

James Stewart Prof. Rupert Cadell
Farley Granger Phillip Morgan
John Dall Brandon Shaw
Cedric Hardwicke Sr. Henry Kentley
Dick Hogan David Kentley
Constance Collier Sra. Anita Atwater
Douglas Dick Kenneth Lawrence
Edith Evanson Sra. Wilson
Joan Chandler Janet Walker
Alfred Hitchcock Homem passando pela rua

Indicações

Prêmios Edgar Allan Poe

Prêmio de Melhor Filme (Arthur Laurents, Patrick Hamilton)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Brandon Shaw e Phillip Morgan são dois jovens que dividem um apartamento em Nova York.  No colégio, tinham estudado com o Prof. Rupert Cadell as teorias de Nietzsche, segundo as quais, um homem superior não tinha que, necessariamente, obedecer às convenções estabelecidas por pessoas inferiores.

Considerando-se intelectualmente superior ao seu amigo David Kentley, Brandon convence seu colega a assassiná-lo, cometendo o que ele chama de o crime perfeito.  Assim, usando uma corda, eles enforcam David e colocam o cadáver dentro de uma velha arca que se encontra em plena sala de jantar.  Consumado o crime, Phillip dá sinais de preocupação e arrependimento, enquanto Brandon permanece frio.  Para ele, o poder de matar pode ser tão gratificante quanto o de criar.

A Sra. Wilson, que trabalha como empregada para os dois rapazes, chega para terminar de preparar o jantar que eles haviam programado para aquela noite.  Ao entrar no apartamento, ela nota que, durante sua ausência, eles haviam mudado a arrumação da sala, colocando, inclusive, pratos sobre a velha arca, agora forrada com uma toalha de mesa.

Na hora combinada, começam a chegar os convidados.  O primeiro a chegar é Kenneth Lawrence, ex-noivo de Janet Walker, atual namorada de David.  Logo depois, chegam os demais convidados, a começar pela própria Janet, seguida do Prof. Rupert, do Sr. Henry Kentley e da Sra. Atwater, estes últimos pai e tia de David.

Os presentes começam a se preocupar com a demora de David.  Seu pai faz algumas ligações telefônicas, mas não consegue localizá-lo.  Quando Kenneth comenta com Janet que Brandon lhe havia dito que agora iria ter maiores chances com ela, esta se irrita e pede que Brandon se explique melhor, achando que ele aprontou alguma para evitar a presença de seu namorado naquele evento.  Rupert, que ouvira a discussão, se aproxima e diz que também está fortemente preocupado com o não aparecimento de David.

As preocupações do professor aumentam quando a Sra. Wilson comenta a forma como os rapazes lhe pediram para que se ausentasse durante toda a tarde, bem como, sobre as alterações encontradas na arrumação da sala.  Rupert sente que algo está errado e tenta descobrir se seus comentários em aula sobre as idéias de Nietzsche estariam sendo mal interpretadas e colocadas em prática.

O jantar termina com os convidados ainda preocupados em relação a David.  Depois que todos saem, inclusive a Sra. Wilson, Brandon e Phillip passam a discutir, este último em pânico por recear que Rupert, pelas perguntas feitas durante o jantar, tenha saído desconfiado de alguma coisa.

O interfone toca.  É Rupert, que alegando ter esquecido uma cigarreira, volta para apanhá-la.  Na realidade, ele se acha convencido de que os dois rapazes estão de alguma forma ligados ao desaparecimento de David.  Assim, com habilidade, procura jogar um contra o outro, até que Phillip, não suportando a pressão, admite o crime.  A Polícia é chamada.

imagem

Comentários

Embora inferior a outras realizações do mestre Hitchcock, como "Janela Indiscreta", "Um Corpo Que Cai", "Psicose" ou "Os Pássaros", "Festim Diabólico" é um ótimo filme de suspense.

Seu roteiro, elaborado por Arthur Laurents, foi baseado na adaptação feita por Hume Cronyn da peça teatral "Rope's End", de Patrick Hamilton.  A história é simples, mas repleta de personagens que tornam o filme complexo e dinâmico.  O ritmo é perfeito e toda a trama se desenvolve nas salas de um apartamento.

No elenco, o maior destaque fica por conta da magnífica atuação de James Stewart, seguida pelos trabalhos apresentados por John Dall e Joan Chandler.  Farley Granger não está bem no papel de Phillip Morgan, o companheiro de Brandon.

CAA