Filmes por gênero

PAIXÃO PERDIDA (1999)

imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Pais: Brasil
Gênero: Drama
Direção: Walter Hugo Khouri
Roteiro: Walter Hugo Khouri
Produção: Alberto Baumstein, Fábio Baumstein, Renato Sacerdote
Música Original: Fred Khouri, Ruriá Duprat
Fotografia: Antônio Luiz Mendes
Edição: Eder Mazzini
Efeitos Sonoros: Ana Chiarini, Luiz Adelmo
Nota: 6.7
Filme Assistido em: 2000

Elenco

Antônio Fagundes Marcelo Rondi
Mylla Christie Ana
Maitê Proença Anna Rondi, mãe
Fausto Carmona Marcelinho
Paula Burlamaqui Ruth
Zezeh Barbosa Matilde
Andréa Dietrich Berenice
Paolino Raffanti Nelson
David Leroy Dr. Aldo
Daniele Lacreta Laura

Sinopse

Marcelinho tem 12 anos e leva uma vida quase vegetativa.  Um acidente ocorrido três anos antes, tirou a vida de sua mãe e o deixou num estado de paralisia e silêncio, sobre uma cadeira de rodas.  Sua condição parece ser irreversível, uma fatalidade com a qual, aparentemente, a família se conformou.  Ana apresenta-se à Matilde, governanta da casa, para cuidar do jovem Marcelinho.

A governanta explica-lhe a situação do garoto e de como ele ficou assim desde o acidente de sua mãe, bem como, que as diversas tentativas dos médicos para curá-lo teriam fracassado.  Ana toma conhecimento de suas tarefas e inicia seu trabalho.  Eles dormem no mesmo quarto e ela lhe conta uma história todo dia.  Matilde informa-lhe que Berenice, irmã de Marcelinho, de 18 anos, e Marcelo, o pai, acham-se viajando e que logo retornarão.  Após alguns dias junto de Ana, o garoto apresenta sinais visíveis de melhora.

Marcelo chega ao lado de sua noiva, Ruth, e logo percebe a diferença no estado do filho.  Berenice retorna de sua viagem à Kyoto e também percebe sua melhora.  Ruth sente-se ameaçada pela presença de Ana e discute com Marcelo.  Este realmente sente-se atraído pela jovem, ao vê-la junto a seu filho.  Matilde, entretanto, desconfia dos sentimentos do patrão em relação à Ana.

Quando realizam uma festa na mansão, todos os presentes impressionam-se com sua beleza.  Por outro lado, Marcelinho passa mal ao perceber que seu pai está interessado nela.  O médico afirma que está tudo bem com ele.  Berenice percebe os ciúmes de Ruth e alerta seu pai sobre suas intenções em relação à Ana.

Berenice conversa com Ana sobre sua importância para a saúde de seu irmão.  A atração mútua entre Marcelo e Ana os aproxima e faz com que os dois mergulhem numa fase de pré-romance, que começa com conversas noturnas, enquanto o garoto parece dormir no quarto, e termina em beijos apaixonados pelos corredores.

Certa noite, ao aparecer como de costume no quarto do filho, que parece estar dormindo, Marcelo e Ana abraçam-se fortemente, num intenso clima amoroso.  Mas Marcelinho acha-se acordado,  como muitas vezes acontecera antes.  Ele ouve os murmúrios de Ana mesclados às exclamações do pai, fazendo com que seu universo seja fortemente abalado.

imagem imagem imagem

Comentários

"Paixão Perdida" é um razoavelmente bom filme nacional.  Realizado pelo cineasta Walter Hugo Khouri, que também escreveu o roteiro, o filme aborda temas como a paixão, o desejo e a perda, revelando conflitos e questionamentos.

Além da boa direção de Khouri, "Paixão Perdida" apresenta a bela fotografia de Antônio Luiz Mendes e uma excelente trilha sonora.  No elenco, os destaques ficam por conta das atuações de Antônio Fagundes, Mylla Christie e Zezeh Barbosa.

CAA