Filmes por gênero

AS AVENTURAS DE MARCO POLO (1938)

The adventures of Marco Polo
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Les aventures de Marco Polo (França)
Le avventure di Marco Polo (Itália)
Las aventuras de Marco Polo (Espanha)
Die abenteuer des Marco Polo (Alemanha, Áustria)
Marco Polo (Suécia, Dinamarca)
De avonturen van Marco Polo (Holanda)
Marco Polon seikkailut (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Biográfico
Direção: Archie Mayo
Roteiro: Robert E. Sherwood
Produção: Samuel Goldwyn
Música Original: Hugo Friedhofer
Direção Musical: Alfred Newman
Fotografia: Rudolph Maté, Archie Stout
Edição: Fred Allen
Direção de Arte: Richard Day
Figurino: Omar Kiam
Efeitos Sonoros: Oscar Lagerstrom, Thomas T. Moulton
Efeitos Especiais: James Basevi
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1947

Elenco

Gary Cooper Marco Polo
Sigrid Gurie Princesa Kukachin
Basil Rathbone Ahmed
George Barbier Kublai Khan
Binnie Barnes Nazama
Ernest Truex Binguccio
Alan Hale Kaidu
H.B. Warner Chen Tsu
Soo Yong Esposa de Chen Tsu
Henry Kolker Nicolo Polo
Hale Hamilton Maffeo Polo
Lana Turner Empregada de Nazama
Ward Bond Guarda mongol
Robert Greig Chamberlain
Ferdinand Gottschalk Embaixador persa
Lotus Liu Visakha
Stanley Fields Bayan
Harold Huber Toctai
Richard Alexander Assistente de Ahmed
Reginald Barlow Giuseppi
Granville Bates Negociante em Veneza

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

No século XIII, Nicolo Polo é um famoso comerciante veneziano que se mostra encantado com diversas joias trazidas da China. Ele decide, então, enviar seu aventureiro filho, Marco Polo, àquele País, a fim de oferecer ao Imperador Kublai Khan um acordo comercial, indicando seu contador Binguccio para acompanhá-lo durante a viagem.

Depois de uma árdua viagem através dos desertos da Pérsia e das montanhas do Tibete, a dupla chega faminta e cansada à Peking, capital da China. O químico e filósofo Chen Tsu resolve acolhê-los, ocasião em que Marco Polo se mostra impressionado com o espaguete e a pólvora que seu anfitrião lhe apresentara.

Ao demonstrar seu interesse de se encontrar com o imperador, Marco Polo é alertado por Chen Tsu para ter cuidado com Ahmed, o sinistro conselheiro de Kublai Khan.

Marco logo cai nas graças do imperador e ganha livre trânsito na corte, para desagrado de Ahmed, que nota seu interesse pela princesa Kukachin, prometida ao imperador da Pérsia. Enquanto conspira para ficar no trono, aproveitando-se de um ataque temerário de Kublai Khan ao Japão, Ahmed convence o imperador a enviar Marco em uma missão de espionagem nos domínios do rebelde Kaidu, líder dos mongóis, esperando que ele seja morto por aquele guerreiro.

Enquanto Kublai Khan está fora, Ahmed assume o palácio e faz planos para se casar com Kukachin. Quando o Imperador retorna, ele ameaça matar a jovem princesa se o pai dela não apresentar um plano para colocá-lo à frente do Império, tendo ela ao seu lado como sua noiva.

Por outro lado, ao tomar conhecimento da traição de Ahmed, após impedir uma tentativa de assassinato contra Kaidu, Marco Polo pede sua ajuda para salvar o Imperador Kublai Khan. O veneziano chega ao palácio a tempo de impedir o casamento de Kukachin e, com a ajuda de Kaidu e da pólvora de Chen Tsu, mata Ahmed e salva o trono de Kublai Khan.

Depois de resolver suas diferenças com Kaidu, o imperador pede a Marco Polo para acompanhar Kukachin em sua viagem à Pérsia. Quando ela lhe pergunta se a viagem vai levar um longo tempo, eles se beijam depois que Marco responde que será uma viagem extremamente longa.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta nova-iorquino Archie Mayo, a partir de um roteiro escrito por Robert E. Sherwood, “As Aventuras de Marco Polo” é um interessante filme americano do final dos anos 1930.

Na direção, Mayo apresenta um trabalho razoavelmente bom, no que é ajudado pela ótima atuação de Gary Cooper no papel principal. Por outro lado, o roteiro de Sherwood peca ao não abordar com fidelidade a vida do famoso mercador, embaixador e explorador.

De qualquer forma, trata-se de um trabalho que merece ser visto principalmente por aqueles que amam os filmes de aventuras.

CAA