Filmes por gênero

PELO AMOR DE MEU AMOR (1955)

The end of the affair
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O fim da aventura (Portugal)
Vivre un grand amour (França)
La fine dell'avventura (Itália)
Vivir un gran amor (Espanha)
Fin de una aventura (Chile)
Das Ende einer Affaire (Alemanha, Austria)
Slutet på historien (Suécia)
Enden på legen (Dinamarca)
Pais: Reino Unido
Gênero: Drama, Romance
Direção: Edward Dmytryk
Roteiro: Lenore J. Coffee
Produção: David Lewis
Música Original: Benjamin Frankel
Direção Musical: Benjamin Frankel
Fotografia: Wilkie Cooper
Edição: Alan Osbiston
Direção de Arte: Donald M. Ashton
Guarda-Roupa: Julia Squire
Maquiagem: Neville Smallwood
Efeitos Sonoros: John Cox, Bob Jones, Chris Greenham, Red Law
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1961

Elenco

Deborah Kerr Sarah Miles
Van Johnson Maurice Bendrix
John Mills Albert Parkis
Peter Cushing Henry Miles
Michael Goodliffe Smythe
Stephen Murray Padre Crompton
Charles Goldner Savage
Nora Swinburne Sra. Bertram
Frederick Leister Dr. Collingwood
Mary Williams Empregada
O'Donovan Shiell Médico
Elsie Wagstaff Bendrix Landlady
Christopher Warbey Lancelot Parkis
Nan Munro Sra. Tomkins
Joyce Carey Srta. Palmer
Josephine Wilson Srta. Smythe
Victor Maddern 1º Orador
David Bird 3º Orador
Stanley Rose Bombeiro
Bart Allison Funcionário do museu
Mary Reed .
Margaret Holmes .
John H. Watson .

Indicações

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Atriz Britânica (Deborah Kerr)

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (Edward Dmytryk)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Durante a 2ª Guerra Mundial, em Londres, o escritor americano Maurice Bendrix é dispensado do front, ao ser ferido no joelho.  Decide, então, permanecer na capital inglesa ao se interessar por um outro grupo que lutava pela Inglaterra: Os homens do Serviço Civil.

Ao conhecer um deles, Henry Miles, Maurice é convidado para uma festa que ele e sua esposa vão dar à noite.  Uma vez lá, fica fascinado ao ser apresentado à Sarah, esposa de Henry.  Pouco antes de deixar o local, ele flagra a bela mulher beijando um outro convidado.

No dia seguinte, os dois se encontram num Pub e, enquanto conversam, Maurice dá-lhe um beijo e, em seguida, fala do flagrante da noite anterior.  Sarah sente-se encantada pelo escritor, bem diferente de seu marido.  Ao saírem do Pub, vão a um hotel, iniciando uma tórrida relação amorosa.

Os meses que se seguem são marcados por encontros freqüentes, já que Henry passa muito pouco tempo em casa.  Juntos, os dois conhecem cada canto de Londres.  Certo dia, quando se acham juntos na casa de Maurice, a cidade é atacada pelas famosas bombas voadoras V-1, desenvolvidas pela Luftwaffe.  Um desses artefatos cai próximo de onde eles se encontram, ficando Maurice preso embaixo de uma pesada porta.  Acreditando que ele tenha morrido, Sarah faz uma prece a Deus, prometendo-lhe afastar-se de seu grande amor e voltar para o marido, caso Maurice tenha sua vida devolvida.  Minutos depois, após recobrar sua consciência e conseguir sair de baixo da porta, ele a procura, ocasião em que ela acredita ter ocorrido o milagre por ela implorado.

Sem que Maurice entenda seu gesto, Sarah vai embora, deixando-o com a impressão de que ela nunca o amou realmente.  Por dias, ele sofre do que os médicos chamam de "choque retardado".  O pior, entretanto, é a falta de contato com ela.  Ao procurá-la, por telefone, as respostas são sempre as mesmas: "ela não está" ou "ela se encontra viajando".

Por outro lado, Sarah passa por uma séria crise de fé, ao acreditar que Deus foi muito severo com ela, privando-a da convivência com o grande amor de sua vida.  Ao procurar ajuda numa igreja, sai ainda mais confusa.

Um ano depois, os ingleses se reúnem em frente ao Buckingham Palace, estendendo-se pelo Saint James' Park, para comemorarem o final da 2ª Guerra.  Logo depois, Maurice encontra-se com Henry e este o convida para ir até sua casa.  Uma vez lá, Henry confidencia ao escritor que suspeita que sua mulher esteja tendo um caso com alguém, já tendo pensado em contratar os serviços do detetive Savage.  Ao final da conversa, entretanto, Henry toma a decisão de não levar à frente sua idéia.

Maurice, entretanto, procura Savage e o contrata.  Os serviços são executados por Albert Parkis, assistente do detetive.  Ao longo das investigações, Parkis chama Maurice para flagrar Sarah entrando numa determinada casa, concluindo os dois que se trata da moradia de um amante dela.  Na realidade, ela se encontra ali para discutir suas dúvidas em relação à fé.

Quando os Miles oferecem uma grande festa, Parkis consegue entrar sem convite, ocasião que aproveita para bisbilhotar os aposentos de Sarah, terminando por encontrar seu diário.  Ao sair de lá, procura Maurice que, depois de dar uma olhadela no documento, considera encerrada a  investigação.

Com calma, ele lê todas as anotações do diário de Sarah, concluindo que ela nunca deixou de amá-lo, que nunca teve qualquer outro amante e que, seu afastamento, deveu-se a uma promessa por ela feita para que ele recobrasse sua saúde.

Depois de todas essas revelações, ele a procura por telefone, quando ela lhe diz que não poderá recebê-lo por estar acamada.  Ela lhe envia uma carta de despedida, assegurando-lhe que ele foi e continua a ser o seu grande amor, bem como, que recuperou sua fé.  Num ligeiro encontro que tem com ela, promete-lhe uma boa casa no campo para que ela se restabeleça o mais rapidamente possível de sua forte gripe.

Ao conseguir a tal casa, a procura para levá-la para o campo.  Na ocasião, é recebido por uma empregada da família que o acompanha até um salão onde se encontra a mãe dela, recém-chegada de Brighton.  Pouco depois, Henry e o médico da família descem as escadas que levam ao andar superior, informando aos dois que Sarah acaba de morrer de pneumonia.

imagem

Comentários

Baseado no livro homônimo de Graham Greene, "Pelo Amor de Meu Amor" é um ótimo filme.  Realizado pelo cineasta canadense, Edward Dmytryk, o filme conta a história de uma relação extra-conjugal vivida por uma inglesa com um escritor americano, na época em que Londres foi atacada pelas famosas bombas voadoras alemães, durante a 2ª Guerra Mundial.

Partindo de um roteiro bem estruturado, assinado por  Lenore J. Coffee, Dmytryk nos oferece uma história de amor, adultério, religião, fé e ciúme.  Para o espectador, o interesse pelo filme cresce à medida que a trama vai-se desenvolvendo.

A fotografia de Wilkie Cooper é ótima e os efeitos especiais, nas cenas de bombardeio da capital britânica, são de boa qualidade.  No elenco, o grande nome é o de Deborah Kerr, como sempre magnífica e, em grande parte, responsável pelo sucesso do filme.  As atuações de Van Johnson e Peter Cushing merecem ser citadas, embora falte um pouco de química entre Johnson e Kerr.

Em 1999, com o nome de "Fim de Caso", o cineasta Neil Jordan realizou um 'remake' deste filme.  Nesse 'remake', a classe de Deborah Kerr é substituída pela nudez de Julianne Moore, embora esta também mostre suas qualidades como atriz.

CAA