Filmes por gênero

ROMANCE EM ALTO MAR (1948)

Romance on the high seas
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Romance à Rio (França)
Amore sotto coperta (Itália)
Zaubernächte in Rio (Alemanha)
Liebe im Süden (Austria)
It's Magic (Reino Unido)
På kryss till Rio (Suécia)
Romans na pelnym morzu (Polônia)
Valtameren romanssi (Finlândia)
Роман в открытом море (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Musical
Direção: Michael Curtiz
Roteiro: Julius Epstein, Philip Epstein
Produção: Alex Gottlieb, Michael Curtiz
Música Original: Ray Heindorf, Oscar Levant
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Coreografia: Busby Berkeley
Fotografia: Elwood Bredell
Edição: Rudi Fehr
Direção de Arte: Anton Grot
Guarda-Roupa: Milo Anderson
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Everett Brown, Charles David Forrest
Efeitos Especiais: Robert Burks, Wilfred Cline, David Curtiz
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1951

Elenco

Doris Day Srta. Georgia Garrett
Jack Carson Peter Virgil, detetive particular
Janis Paige Sra. Elvira Kent
Don DeFore Sr. Michael Kent
S. Z. Sakall Tio Lazlo Lazlo
Oscar Levant Oscar Farrar
G. Pat Collins Detetive Humphrey
Barbara Bates Aeromoça
Grady Sutton Operador de Rádio do navio
Fortunio Bonanova Plinio
Sandra Gould Telefonista
Leslie Brooks Srta. Medwick
Mary Field Marie, empregada da Sra. Elvira
Eric Blore Médico do navio
John Alvin Charles, agente de viagem
Franklin Pangborn Atendente do hotel no Rio
William Bakewell Dudley, agente de viagem
Bess Flowers Mulher no baile do navio

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Trilha Sonora de um Musical (Ray Heindorf )

Oscar de Melhor Canção Original (Jule Styne, Sammy Cahn)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Michael e Elvira Kent se amam muito mas, extremamente ciumentos, cada um pensa que o outro tem um caso extraconjugal.  Quando da passagem do terceiro aniversário de casamento, Elvira vai a uma Agência de Viagens a fim de programar um cruzeiro até o Rio de Janeiro.  Lá, ela conhece Georgia Garrett, uma cantora pobre que se diverte planejando viagens que jamais terá condições de realizá-las.

Quando Michael cancela de repente sua participação no cruzeiro, por motivos profissionais, Elvira imediatamente suspeita que ele está querendo ficar na cidade por causa de sua nova e atraente secretária, a Srta. Medwick. Lazlo Lazlo, tio de Elvira e proprietário da Companhia Farmacêutica que emprega Michael, sugere que ela viaje sozinha para o Rio.

Elvira decide, então, fingir que vai deixar a cidade, mandar Georgia em seu lugar e, assim, poder flagrar Michael num ato de infidelidade.  Depois de acertar tudo com Georgia, seu marido lhe comunica que deverá concluir o trabalho antes da data inicialmente prevista e, assim, terá condições de se reunir a ela no Rio de Janeiro.  Quando Elvira demonstra um certo nervosismo com o que deveria ser uma boa notícia, Michael se convence de que ela deve estar tendo um caso com alguém, de modo que ele contrata o detetive Peter Virgil para segui-la ao longo do cruzeiro.

Na primeira noite no navio, Peter e Georgia, que está se passando por Elvira, se encontram e, a partir daí, passam a maior parte do tempo juntos.  O detetive relata para Michael que "Elvira" está definitivamente viajando sozinha e, para surpresa da verdadeira Elvira, ela não descobre nada que prejudique a imagem do marido.

Enquanto isso, no navio, Georgia vê Oscar Farrar, um amigo pianista.  Preocupada que venha a ter sua verdadeira identidade descoberta, ela se diz enjoada e se recolhe em sua cabine.  Apesar de esforço, Oscar descobre sua nova identidade e a visita.  Peter vê quando Oscar bate à porta da cabine de Georgia e supõe que finalmente descobriu quem é seu amante.

No Rio, ainda pensando que Georgia é Elvira, Peter telefona para Michael e lhe diz que se acha apaixonado pela mulher dele.  Preocupado, Michael embarca no primeiro avião para o Rio de Janeiro.  Por outro lado, o tio Lazlo aconselha Elvira a fazer o mesmo.

Após muita confusão, Georgia é contratada, com um alto salário, para cantar num luxuoso hotel do Rio, oportunidade em que Peter descobre sua verdadeira identidade.  Os dois terminam juntos e felizes, assim como, Michael e Elvira.

imagem

Comentários

Baseada numa história de Carlos Olivari e Sixto Ríos, "Romance em Alto Mar" é uma deliciosa comédia musical da Hollywood do final dos anos 40.  Realizada pelo grande e veterano cineasta Michael Curtiz, responsável por dezenas de clássicos do cinema como, por exemplo, os magníficos "Casablanca", de 1942, com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, e "Alma em Suplício", de 1945, com Joan Crawford, essa comédia marca a estréia, em grande estilo, da adorável cantora Doris Day como atriz e comediante.

Na trama, Doris interpreta uma cantora que se faz passar por uma socialite, durante um cruzeiro marítimo pela América do Sul, quando se apaixona por um detetive particular contratado para segui-la.  Muito bem dirigida por Curtiz, ela tem a oportunidade não apenas de mostrar sua bela voz, como também de nos brindar com algumas inesquecíveis e divertidas seqüências.

Contracenando com ela, acha-se Jack Carson, que também apresenta um ótimo trabalho e, juntos, demonstram ter uma ótima química quando em cena.  Destacam-se ainda no elenco, por suas atuações, os atores Don DeFore, Janis Paige e S. Z. Sakall.

Os números musicais variam do fraco "I'm in Love" ao memorável "It's Magic".

 

CAA