Filmes por gênero

ANTES E DEPOIS (1996)

Before and after
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le poids du déshonneur (França)
L'ombre du doute (Canadá)
Prima e dopo (Itália)
Antes y después (Espanha, Argentina, Peru)
Davor und danach (Austria, Alemanha)
Før og etter (Noruega)
Før og efter (Dinamarca)
До и после (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Crime, Mistério
Direção: Barbet Schroeder
Roteiro: Ted Tally
Produção: Susan Hoffman, Barbet Schroeder
Design Produção: Stuart Wurtzel
Música Original: Howard Shore
Fotografia: Luciano Tovoli
Edição: Lee Percy
Direção de Arte: Steve Saklad
Figurino: Ann Roth
Guarda-Roupa: Sue Gandy
Maquiagem: Craig Lyman, Jean Ann Black
Efeitos Sonoros: Tom Nelson, Tim J. Carroll, Benjamin Cheah e outros
Efeitos Especiais: William Jakielaszek, John D. Milinac
Efeitos Visuais: Craig A. Mumma, Michael Talarico, Janek Sirrs, Robert Chapin
Nota: 7.3
Filme Assistido em: 1997

Elenco

Meryl Streep Dra. Carolyn Ryan
Liam Neeson Ben Ryan
Edward Furlong Jacob Ryan
Julia Weldon Judith Ryan
Alfred Molina Panos Demeris
Daniel von Bargen Fran Conklin
John Heard Wendell Bye
Ann Magnuson Terry Taverner
Alison Folland Martha Taverner
Kaiulani Lee Marian Raynor, promotora
Larry Pine Dr. Tom McAnally
Ellen Lancaster Assistente de Panos
Wesley Addy Juiz Grady
Oliver Graney T.J.
Bernadette Quigley Mãe de T. J.
Pamela Blair Assistente do Dr. Ryan
John Wylie Dr. Trygve Hanson
Sharon Ullrick Oficial de Justiça
Jay Potter Repórter da TV
Susan Pratt Jornalista
Robert Westenberg Jornalista

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

As vidas da Dra. Carolyn Ryan, uma respeitada e dedicada pediatra de uma pequena cidade, e de seu marido, Ben, tornam-se um pesadelo quando seu filho adolescente, Jacob, desaparece subitamente após sua namorada ser encontrada brutalmente assassinada.

Eles tomam conhecimento do ocorrido através do chefe de polícia. Ben reage muito mal às colocações do policial ao se sentir ofendido com o fato de alguém admitir a possibilidade de seu filho ser um criminoso. Ele  se nega a cooperar com a polícia, apesar do chefe ser um amigo da família. Em seguida, procura o carro usado pelo filho no dia do homicídio e, ao encontrar evidências da presença de sangue, ele as destrói. Já a postura de Carolyn é marcada pela crença de que a melhor forma de agir é aquela que estiver sempre em linha com a verdade.

Quando Jacob volta pra casa, ele se nega a falar com os pais sobre onde estivera, preferindo permanecer em silêncio. Depois de alguns dias, no entanto, ele quebra o silêncio e, em lágrimas, confessa o que teria ocorrido. A verdade não é tão boa para Ben, que sugere a feitura de uma nova versão para o ocorrido.

A comunidade local torna-se hostil, para com a família, a ponto de Carolyn se ver obrigada a fechar temporariamente seu consultório médico. Ben decide contratar os serviços do Dr. Demeris para atuar na defesa do filho, o qual não se mostra como um advogado objetivo.

Enfim, forçados a confrontarem suas respostas conflitantes para a tragédia, Carolyn e Ben tentam proteger Jacob de maneiras e por razões diferentes, sem saberem se estão fazendo as coisas certas e se seus esforços para salvar o filho o ajudarão ou complicarão ainda mais sua vida.

imagem

Comentários

Baseado num livro de Rosellen Brown e a partir do roteiro escrito por Ted Tally, “Antes e Depois” é um razoável filme do cineasta Barbet Schroeder. Sua trama gira em torno de uma família cujo filho adolescente é tido, pela polícia, como o principal suspeito pelo assassinato de uma jovem, sua namorada.

A direção de Schroeder não se mostra inteiramente à altura da complexidade da história, deixando ao final o espectador em dúvida sobre o que realmente acontecera. Teria ocorrido um assassinato, um homicídio culposo ou um simples acidente? A direção, realmente, não assume uma posição clara sobre o assunto.

O elenco conta com ótimos atores como Liam Neeson e Meryl Streep, mas aqui os mesmos não conseguem mostrar a força de suas atuações. Por incrível que parece, apenas a jovem atriz Julia Weldon, de apenas 13 anos, é a única que nos brinda com uma interpretação inteligente.

CAA