Filmes por gênero

AO CAIR DA NOITE (1948)

Moonrise
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Consciência em paz (Portugal)
Le fils du pendu (França)
La luna sorge (Itália)
Erbe des Henkers (Alemanha)
Das erbe des henkers (Austria)
Kuun noustessa (Finlândia)
Felkel a Hold (Hungria)
Rasarit de luna (Romênia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Filme Noir, Drama, Crime, Suspense
Direção: Frank Borzage
Roteiro: Charles F. Haas
Produção: Charles F. Haas
Música Original: William Lava
Fotografia: John L. Russell
Edição: Harry Keller
Direção de Arte: Lionel Banks
Figurino: Adele Palmer
Maquiagem: Bob Mark
Efeitos Sonoros: Howard Wilson, Earl Crain Sr.
Efeitos Especiais: Howard Lydecker, Theodore Lydecker
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1950

Elenco

Dane Clark Danny Hawkins
Gail Russell Gilly Johnson
Ethel Barrymore Avó de Danny
Allyn Joslyn Xerife Clem Otis
Lloyd Bridges Jerry Sykes
Harry Cheshire J.B. Sykes
Rex Ingram Mose Johnson
Harry Morgan Billy Scripture
Helen Wallace Martha Otis
David Street Ken Williams
Irving Bacon Judd Jenkins
Johnny Calkins Danny, aos 13 anos
Michael Dill Jerry, aos 13 anos
Stephen Peck Danny, aos 7 anos
Tommy Ivo Jerry, aos 7 anos
Selena Royle Tia Jessie
Houseley Stevenson Tio Joe Jingle
Virginia Mullen Srta. Simpkins
Charles Lane Sr. Chandler
Harry Carey Jr. Jimmy Biff
Phil Brown Elmer
Lila Leeds Julie
Oliver Blake Ed Conlon
Clem Bevans Jake
Linda Lombard Dançarina
Stelita Ravel Dançarina

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Gravação de Som

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Quando sua esposa adoece, Jeb Hawkins telefona para um médico que se recusa a visitá-la, alegando que as condições de saúde dela não são sérias. Pouco tempo depois, ela morre e Jeb, fora de controle, mata o médico e, como consequência, é enforcado. Na época, seu filho Danny era uma criança de sete anos. Marcado pelo ocorrido com o pai, Danny passa a ser constantemente atormentado pelos jovens da pequena cidade em que vive.

Muitos anos depois, já adulto, Danny decide visitar um salão de danças perto de um pântano chamado Brother's Pond. Quando outro jovem, Jerry Sykes, filho de um banqueiro, implica com ele por ser filho de um assassino, Danny pega uma pedra e esmaga o crânio dele. Ao perceber que matou Jerry, ele rapidamente foge do local, deixando uma pista importante, sua faca. Pouco tempo depois, ao se lembrar do ocorrido, ele decide voltar ao local acompanhado de seu único amigo, Billy Scripture, um surdo-mudo deficiente mental. Não encontrando sua faca, ele se dirige ao salão de danças onde se encontra e dança com a professora Gilly Johnson, namorada de Jerry.

Danny a convence a dar uma volta em companhia de outro casal e, por pouco, não provoca um acidente ao pensar que viu o cadáver de Jerry na estrada. Mais tarde, quando Danny confessa seu amor por Gilly, esta lhe pede desculpas e afirma ser noiva de Jerry.

Em seguida, Danny visita seu amigo negro, Mose Johnson, em sua cabana localizada próxima do Brother's Pond. Ao observar seus cães de caça perseguirem e matar um guaxinim, Danny começa a temer por sua própria liberdade. Mais tarde, Gilly comenta com ele que está bastante preocupada porque Jerry não voltou a procurá-la.

Quando Mose encontra o corpo em decomposição de Jerry, o xerife Clem Otis decide questionar Danny a respeito de seus sentimentos para com Gilly.

Depois que um funcionário do Banco procura o Sr. Sykes para dizer-lhe que seu filho, Jerry, roubou US$ 2.000 de um caixa, Clem descobre que Jerry devia uma certa quantia a Ken Williams, o baterista da banda do Salão de Danças. Em seguida, o xerife pergunta a Danny se ele viu Ken deixar o palco na noite em que Jerry foi morto, e ele lhe responde negativamente.

No dia seguinte, Clem e sua esposa Martha vêem Danny e Gilly num parque de diversões. Gilly diz a Danny que, após sua faca desaparecida ter sido encontrada por Billy, Clem a procurou para fazer algumas perguntas. Quando os dois sobem na roda-gigante, Clem e sua esposa também embarcam na mesma.

Danny entra em pânico e cai de seu banco, ferindo-se. Com dificuldade, ele vai até a cabana de Mose. Quando Clem e seus homens chegam ao pântano, Danny manca até a casa de sua avó, que mora nas proximidades. Lá, ele pega o rifle que foi de seu pai, mas depois de um momento reflexivo, decide se entregar. Quando Clem vê que ele está disposto a cooperar, evita o uso de algemas, permitindo-lhe ir até a cadeia "como um homem".

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Frank Borzage, a partir de um roteiro escrito por Charles F. Haas, “Ao Cair da Noite” é um ótimo filme ‘noir’ norte-americano produzido em 1948. Sua trama, baseada num romance de Theodore Strauss, conta a história de um jovem problemático, constantemente atormentado pelo fato de seu pai ter sido enforcado por assassinato.

A direção de Borzage é consistentemente boa, apresentando um ótimo ritmo do início ao fim. Os diálogos são inteligentes, dentro de um roteiro muito bem estruturado. Merece ainda ser destacada a bela fotografia em preto e branco assinada por John L. Russell.

No elenco, com atuações bastante convincentes, destacam-se Dane Clark e Ethel Barrymore, num papel menor.

CAA