Filmes por gênero

O BANDIDO APAIXONADO (1948)

Black Bart
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Bandits de grands chemins (França)
Dietro la maschera (Itália)
El enmascarado (Espanha)
Die schwarze maske (Alemanha, Austria)
Black Bart, highwayman (Reino Unido)
Svarte ryttaren (Suécia)
Sorte maske (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: George Sherman
Roteiro: Luci Ward, Jack Natteford, William Bowers
Produção: Leonard Goldstein
Música Original: Hugo Friedhofer
Coreografia: Val Raset
Fotografia: Irving Glassberg
Edição: Russell F. Schoengarth
Direção de Arte: Bernard Herzbrun, Emrich Nicholson
Figurino: Yvonne Wood
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: Leslie I. Carey, Corson Jowett
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1950

Elenco

Dan Duryea Charles E. Boles / Black Bart
Yvonne De Carlo Lola Montez
Percy Kilbride Jersey Brady
Jeffrey Lynn Lance Hardeen
Lloyd Gough Xerife Gordon
Frank Lovejoy Mark Lorimer
John McIntire Clark
Don Beddoe J.T. Hall
Ray Walker MacFarland
Frank O'Connor Executivo da Wells Fargo
Soledad Jiménez Teresa
Eddy Waller Ed Mason
Anne O'Neal Sra. Harmon
Douglas Fowley Xerife Mix
George Sowards Condutor da Diligência
Everett Shields Keller
Eddie Acuff Reporter Elkins
Nina Campana Mamacita
Bert Davidson Blake
George Douglas Alcott
Chief Many Treaties Índio
Franklyn Farnum Al, garçom

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

De sua cela na prisão onde se encontra, o fora-da lei  Jersey Brady conta a história de seu ex-parceiro, o conhecido assaltante Charles E. Boles, também conhecido como Black Bart.

Alguns anos antes, Charles, Lance Hardeen e Jersey trabalhavam juntos quando Charles decidiu deixar a gangue, se mudar para a Califórnia e praticar um grande roubo que lhe permitiria ter uma vida tranquila. Antes de sua partida, Lance tenta enganá-lo, mas ele é mais rápido e consegue roubar todo o dinheiro do grupo.

Meses mais tarde, em Sacramento, Charles encontra Clark, um ex-parceiro, que agora usa sua posição como advogado para cometer crimes de grande monta. Juntos, os dois planejam destruir o Banco Wells Fargo, criar seu próprio banco e desfrutar do lucro decorrente do crescente negócio ligado à corrida do ouro. Nos dois meses que se seguem, Clark informa Charles sobre todas as remessas de dinheiro do Wells Fargo, e ele as rouba até que as pessoas perdem a confiança no Banco.

Certo dia, quando um Charles mascarado, agora conhecido como Black Bart, para um ônibus transportando Lance, Jersey e a célebre dançarina Lola Montez, Lance reconhece sua voz e ajuda a evitar uma ação maior por parte de seu antigo parceiro. Em seguida, ele leva o ônibus até a estação do Banco, onde impressiona Lola ao salvar a perna quebrada do motorista. Pouco tempo depois, ainda sob o disfarce de Black Bart, Charles entra furtivamente na estação e devolve à Lola seu bracelete de diamantes, abraçando-a antes de fugir.

No dia seguinte, em Sacramento, o gerente do Wells Fargo, Mark Lorimer, e o Xerife Gordon contratam Lance e Jersey, que eles consideram seus novos heróis, como guardas de segurança. Charles, conhecido como um respeitável fazendeiro, os cumprimenta num bar local. Embora Lance revele que sabe que ele é Black Bart e insista que se acha interessado em Lola, Charles lhe diz que os dois devem desistir da dançarina.

Certo dia, Charles encontra Lola sozinha e os dois se apaixonam. No entanto, quando ele admite ser Black Bart, ela lhe implora para desistir de sua vida criminosa. Apaixonado, ele concorda em mudar de vida logo depois de realizar seu último trabalho. Enquanto isso, o xerife elabora um plano para Lance atuar como vigia de um grupo de policiais que vão acompanhar um grande carregamento destinado a salvar as finanças do Banco Wells Fargo. Lance, no entanto, pretende, com a ajuda de Jersey, roubar todo o dinheiro transportado e colocar a culpa em Black Bart.

No dia em que o transporte do dinheiro ocorre, como planejado, Black Bart consegue fazer com que Jersey derrube o cofre com o dinheiro sem que Lance perceba. Ao abri-lo, no entanto, verifica que o cofre se acha vazio. À noite, ao dizer para Lola que precisa recuperar o dinheiro, ela o convence a não correr o risco.

Charles procura Lance para dizer-lhe que não vai mais participar do roubo previsto. Este, no entanto, o força a acompanhá-lo até o local onde o dinheiro deve se encontrar e, ao chegarem lá, ambos são emboscados e mortos.

E assim, de sua cela na prisão, Jersey Brady termina de contar a história de seu antigo parceiro.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta George Sherman, a partir de um roteiro escrito por Luci Ward, Jack Natteford e William Bowers, “O Bandido Apaixonado” é um interessante filme norte-americano de faroeste produzido pela Universal International Pictures em 1948. Sua trama, narrada por um dos foras da lei apresenta um final inesperado.

Na direção, Sherman realiza um trabalho razoável, marcado por um bom ritmo, principalmente nas cenas de ação. Seu ponto forte é, sem dúvida, a bela fotografia a cargo de Irving Glassberg.

No elenco, destacam-se as atuações de Dan Duryea e Percy Kilbride. Yvonne De Carlo, por outro lado, nos brinda com duas belas cenas de danças hispânicas.

CAA