Filmes por gênero

O FANTASMA APAIXONADO (1947)

The ghost and Mrs. Muir
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: El fantasma y la Sra. Muir (Espanha, Venezuela)
L'aventure de Madame Muir (França, Canadá, Bélgica)
Il fantasma e la signora Muir (Itália)
Ein Gespenst auf Freiersfüssen (Alemanha)
Spöket och Mrs. Muir (Suécia)
Kummitus ja rouva Muir (Finlândia)
Mrs. Muir ziet spoken (Holanda)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Fantasia, Romance, Suspense, Mistério
Direção: Joseph L. Mankiewicz
Roteiro: Philip Dunne
Produção: Fred Kohlmar
Música Original: Bernard Herrmann
Fotografia: Charles Lang
Edição: Dorothy Spencer
Direção de Arte: Richard Day, George W. Davis
Figurino: Eleanor Behm
Guarda-Roupa: Charles Le Maire, Oleg Cassini
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Bernard Freericks, Roger Heman Sr.
Efeitos Visuais: Fred Sersen
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Gene Tierney Lucy Muir
Rex Harrison Capitão Daniel Gregg
George Sanders Miles Fairley
Edna Best Martha Huggins
Vanessa Brown Anna Muir, adulta
Natalie Wood Anna Muir, criança
Anna Lee Sra. Miles Fairley
Robert Coote Sr. Coombe
Isobel Elsom Angelica Muir
Victoria Horne Eva Muir
William Stelling Bill - Noivo de Anna
David Thursby Sr. Scroggins
Heather Wilde Empregada
Stuart Holmes .
Whitford Kane .
Buster Slaven .
Will Stanton .
Houseley Stevenson .

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia (Charles Lang )

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

No início do século XX, a jovem viúva Lucy Muir muda-se para a aldeia de Whitecliff, no litoral inglês, apesar das desaprovações de sua sogra e de sua cunhada. Apesar de sua reputação de mal-assombrada, ela se apaixona e aluga uma casa de campo, Gull Cottage, onde passa a residir com sua filha Anna e sua empregada Martha.

Na primeira noite, ela é visitada pelo fantasma do ex-proprietário, um capitão de mar malandro, mas inofensivo, chamado Daniel Gregg, que relutantemente permite que ela more na sua antiga casa. No entanto, pouco tempo depois, os sogros de Lucy chegam com a notícia de que os investimentos dela se esgotaram e insistem para que ela volte para Londres com eles.

Depois de uma expulsão fantasmagórica dos sogros de Lucy, o Capitão Gregg surge com uma ideia para salvar a casa: ele irá ditar suas memórias para que ela as publique, de modo que seja beneficiária dos royalties que advirão. Durante o curso da preparação do livro, os dois se apaixonam, mas ele reconhece que ela deveria procurar um novo marido de carne e osso.

Ao visitar a editora em Londres, Lucy sente-se atraída por Miles Fairley, um escritor de histórias infantis, cujo pseudônimo é “Tio Neddy”, que a ajuda a obter uma entrevista. Tudo corre bem, o livro é publicado e se torna um best-seller, permitindo à Lucy comprar a casa. Fairley a segue até Whitecliff e começa a cortejá-la. O Capitão, inicialmente, sente ciúmes, mas decide deixar de ser um obstáculo para a felicidade de Lucy. Enquanto ela dorme, ele coloca em sua mente a sugestão de que só ela escreveu o livro e que ele era apenas um sonho.

Pouco tempo depois, ao fazer uma visita à editora, em Londres, Lucy decide fazer uma visita surpresa à casa de Fairley. Lá, descobre para seu horror, que não só ele já é casado e tem dois filhos, mas que esse tipo de comportamento ele já tinha aprontado com outras mulheres. De coração partido, ela retorna para Whitecliff.

Cerca de dez anos mais tarde, Anna retorna para casa com seu noivo, um tenente da marinha. Ao conversar com a mãe, ela revela que sabia sobre o relacionamento dela com o fantasma do Capitão Gregg, bem como, sobre seu envolvimento com o escritor Miles Fairley.

Ao lado de Martha, Lucy vive uma vida pacífica em sua casa de campo. Finalmente, durante uma noite de nevoeiro, quando ela cochila sentada em sua cadeira, ao lado de uma lareira, o Capitão Gregg aparece no momento de sua morte. Os dois espíritos saem de mãos dadas e desaparecem no nevoeiro.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Joseph L. Mankiewicz, a partir de um roteiro muito bem estruturado de Philip Dunne, “O Fantasma Apaixonado” é um excelente filme do cinema americano. Sua trama começa como uma simples comédia e se transforma numa sutil reflexão sobre o tempo que passa, as desilusões e, sobretudo, o amor.

Partindo de um roteiro extremamente inteligente, Mankiewicz realiza um dos melhores filmes de sua carreira. No elenco, Gene Tierney, Rex Harrison e George Sanders nos brindam com excelentes atuações. Natalie Wood, aos 9 anos de idade, se sai muito bem no papel da filha Anna.

Enfim, embora não se trate de um filme premiado, “O Fantasma Apaixonado” é um grande filme, original, inteligente e fascinante.

CAA