Filmes por gênero

O CAMINHO DA TENTAÇÃO (1948)

Pitfall
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Tragedia a Santa Monica (Itália)
La senda tentadora (Chile)
Fallgropen (Suécia)
Sudenpesä (Finlândia)
Zamka (Iugoslávia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Crime, Filme Noir, Suspense
Direção: André De Toth
Roteiro: Karl Kamb
Produção: Samuel Bischoff
Música Original: Louis Forbes
Direção Musical: Louis Forbes
Fotografia: Harry J. Wild
Edição: Walter Thompson
Direção de Arte: Arthur Lonergan
Figurino: Elois Jenssen
Maquiagem: Robert Cowan, Kiva Hoffman
Efeitos Sonoros: Frank Webster
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1993

Elenco

Dick Powell John Forbes
Lizabeth Scott Mona Stevens
Jane Wyatt Sue Forbes
Raymond Burr J.B. MacDonald
John Litel Promotor
Byron Barr Bill Smiley
Jimmy Hunt Tommy Forbes
Ann Doran Maggie
Selmer Jackson Ed Brawley
Margaret Wells Terry
Dick Wessel Sargento
Eddie Borden Visitante na prisão
Ben Erway Médico
Don Haggerty Homem do Promotor
David McMahon Tenente da Polícia
Cap Somers Prisioneiro
Sam Harris .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O agente de seguros John Forbes goza de uma vida confortável, ao lado de sua esposa Sue e de seu filho Tommy, na Los Angeles pós 2ª Guerra Mundial. No entanto, ele acredita que poderia ter conseguido mais e passa a manifestar insatisfação em relação ao seu trabalho e à sua rotina social.

Ao investigar o caso de um desfalque, ele conhece Mona Stevens, uma linda mulher que trabalha para uma loja de departamentos. Sua tarefa consiste em resgatar alguns presentes caros que foram dados a ela por Bill Smiley, seu amante e defraudador que está cumprindo pena na prisão. Nessa tarefa, ele termina passando um dia com ela, em sua lancha.

J. B. MacDonald, um detetive particular que trabalha para a companhia de seguros e é obcecado por Mona, vê quando Forbes deixa o apartamento dela naquela noite. No dia seguinte, ao chegar ao seu escritório, Forbes o encontra à sua espera. Ao ver a lista dos itens recuperados por Forbes, MacDonald questiona o fato da lancha não se encontrar incluída. Preocupado, Forbes procura Mona e lhe diz que precisa tomar posse da lancha, sob pena de MacDonald criar problemas para eles. Ela lhe agradece e os dois iniciam um romance.

Ao voltar para casa, naquele dia, Forbes encontra MacDonald esperando por ele em sua garagem. Depois de deixar claro seu interesse por Mona, o detetive bate em Forbes e vai embora. Por outro lado, ao descobrir que o agente de seguros esqueceu sua maleta em seu apartamento, Mona vai à casa dele e, ao  descobrir que ele é casado, sugere que os dois se afastem.

Quando Mona ameaça chamar a polícia caso MacDonald continue a incomodá-la, este lhe diz que, se ela não cooperar, vai procurar a mulher de Forbes para falar do relacionamento dos dois. Ela pede sua ajuda e Forbes chega para dar uma boa surra no detetive.

À medida que o dia da libertação de Smiley se aproxima, Mona passa a temer por sua segurança e Forbes a recordar de seus dias antes de se envolver em toda essa encrenca. Por outro lado, tendo levado uma surra de Forbes, MacDonald, por vingança, fala para Smiley sobre o envolvimento de Mona com o agente de seguros.

Assim, já em liberdade, Smiley vai à casa Forbes com uma arma, mas é morto por este, que alega para a polícia ter atirado em legítima defesa contra um ladrão.

MacDonald sente que eliminou a concorrência e espera que Mona fuja com ele. No entanto, não o suportando mais, ela procura eliminá-lo ao atirar contra ele. Quando ela é presa, Forbes confessa seu envolvimento, inicialmente para sua esposa e, em seguida, para o promotor público. Por outro lado, Mona diz à polícia que havia informado Forbes que Smiley ia procurá-lo para matá-lo.

O promotor decide não indiciar Forbes por achar que a evidência de que ele acreditava que sua vida estava em perigo é irrefutável. Por outro lado, Sue lhe dá uma segunda chance, embora acredite que seu casamento nunca mais será o mesmo. Quanto à Mona, ela será julgada, mas seu futuro vai depender da recuperação de MacDonald ou de sua morte.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta André De Toth a partir de um roteiro escrito por Karl Kamb, “O Caminho da Tentação” é um filme muito bem construído do final dos anos 1940. É o tipo de filme “noir” que explora não o submundo do crime, mas a dor e a solidão do homem comum.

Na direção, De Toth nos brinda com um belo trabalho, mostrando mais uma vez que sabe como bem utilizar uma câmera. No elenco, recheado de ótimos atores, o maior destaque é Raymond Burr, no papel do detetive obcecado por Mona Stevens, seguido pelas ótimas atuações de Lizabeth Scott e Dick Powell.

CAA