Filmes por gênero

A CANÇÃO PROMETIDA (1948)

A song is born
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O professor de música (Portugal)
Si bémol et fa dièse (França)
Venere e il professore (Itália)
Nace una canción (Espanha)
Vilda toner (Suécia)
Swing-professoren - (Dinamarca)
Narodziny piosenki (Polônia)
A zene szerelmese (Hungria)
Песня рождена (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Musical
Direção: Howard Hawks
Roteiro: Billy Wilder, Thomas Monroe
Produção: Samuel Goldwyn
Música Original: Hugo Friedhofer, Emil Newman
Direção Musical: Emil Newman, Hugo Friedhofer
Fotografia: Gregg Toland
Edição: Daniel Mandell
Direção de Arte: George Jenkins, Perry Ferguson
Figurino: Irene Sharaff
Maquiagem: Robert Stephanoff
Efeitos Sonoros: Fred Lau
Efeitos Especiais: John P. Fulton
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1950

Elenco

Danny Kaye Professor Hobart Frisbee
Virginia Mayo Honey Swanson
Steve Cochran Tony Crow
Esther Dale Srta. Bragg
Mary Field Srta. Totten
Benny Goodman Professor Magenbruch
Tommy Dorsey Ele próprio
Louis Armstrong Ele próprio
Charlie Barnet Ele próprio
Mel Powell Ele próprio
Lionel Hampton Ele próprio
Paul Langton Joe
Ben Welden Monte
Sidney Blackmer Adams
Felix Bressart Professor Gerkikoff
O.Z. Whitehead Professor Oddly
Ludwig Stössel Professor Traumer
Hugh Herbert Professor Twingle
Ford Washington Lee Buck
John William Sublett Bubbles
J. Edward Bromberg Dr. Elfini
Trio Page Cavanaugh Eles próprios
Quarteto The Golden Gate Eles próprios
Howland Chamberlain Sr. Setter
Peter Virgo Louis

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na Fundação Musical Totten de Nova York, o Professor Hobart Frisbee e seus seis colegas musicólogos dedicam-se à compilação da mais completa enciclopédia musical do mundo. Quando sua benfeitora, a Srta. Totten, acompanhada de seu advogado, questiona o custo do projeto, Frisbee tenta seduzi-la ao envolvê-la durante a demonstração de um canto de amor à Polinésia.

Tocada pelo canto, ela decide refinanciar o projeto no qual os professores já trabalham há nove anos. Depois que a Srta. Totten se retira, dois limpadores de janelas, Buck e Bubbles, aparecem na Fundação e mostram novas músicas populares como jazz, swing, boogie woogie, fazendo com que Frisbee, especialista em música popular do projeto, conclua que essa sessão da enciclopédia se encontra desatualizada.

Determinado a recuperar o atraso observado na música popular, Frisbee gasta um dia inteiro visitando casas noturnas. Depois de convidar diversos músicos de jazz para participarem de uma mesa-redonda na Fundação, no dia seguinte ele encontra a bela e sensual Honey Swanson, que trabalha numa dessas casas noturnas e cujo namorado, Tony Crow, é um gângster procurado pela polícia por assassinato. Inicialmente, ela rejeita o convite feito por Frisbee, mas muda de ideia quando detetives do escritório da promotoria tentam intimá-la.

Para deleite de seus colegas, Frisbee permite que ela passe a noite na fundação e, na manhã seguinte, ela se junta à mesa-redonda. Durante as discussões, Monte e Joe, dois capangas de Tony, procuram Honey, a quem dão um enorme anel de diamantes enviado por seu namorado. Embora reconheça que Tony pretende se casar com ela unicamente para que não testemunhe contra ele, ela se sente feliz por saber que, casando-se com ele, terá garantida uma vida de luxo.

Como a polícia está à sua procura, Honey sabe que deve procurar permanecer na Fundação e aproveita a oportunidade para ensinar aos musicólogos tudo o que sabe a respeito de sessões de jazz. Quando a Srta. Bragg, governanta da Fundação, ameaça pedir demissão se Honey não for expulsa, Frisbee a informa de que ela precisa ir embora. Desesperada para ficar, Honey lhe diz que se acha apaixonada por ele, que tenta resistir aos seus avanços, mas finalmente é vencido por sua sedução e seus beijos. À noite, o apaixonado Frisbee comunica a seus colegas que vai propor casamento à Honey.

Na manhã seguinte, ele a pede em casamento, ocasião em que lhe presenteia com um modesto anel de noivado. Antes que ela rejeite o pedido, Tony telefona de uma pequena cidade do estado de Nova Jersey, identificando-se como “Daddy”. Acreditando tratar-se do pai de Honey, Frisbee pede sua mão em casamento e Tony, aproveitando-se da confusão feita por Frisbee, organiza um transporte seguro para ela.

Tony instrui Frisbee a levar Honey até Nova Jersey para que a mãe dela, que se acha doente, possa desfrutar do casamento. Embora relutante, ele concorda com o plano de Tony e prende a Srta. Bragg em um armário, depois que a governanta lê em um jornal um artigo sobre Honey e ameaça chamar a polícia.

A caminho de Nova Jersey, em companhia de Honey e dos professores, Frisbee bate com seu carro alugado, forçando todos a pernoitarem numa pousada. Honey telefona para Tony, que lhe diz que vai buscá-la naquela noite. Enquanto isso, em Nova York, após conseguir escapar do armário, a Srta. Bragg avisa a polícia sobre o paradeiro da jovem.

Quando Tony e sua gangue chegam à pousada, Frisbee finalmente percebe que tem sido enganado e, após orientar mal a Srta. Bragg e a polícia, decide confrontar Honey. Embora ela se mostre arrependida, Frisbee e seus colegas retornam à Nova York sem ela. A Srta. Totten aparece na Fundação para comunicar que, por causa do escândalo ocorrido, ela vai cancelar o financiamento do projeto.

Enquanto isso, Honey confessa a Tony que ela realmente ama Frisbee. O gângster decide, então, casar-se em Nova York debaixo do nariz dele. Para tanto, consegue que um juiz de paz aceite fazer o casamento numa das salas da Fundação. No entanto, quando chegam lá, são recebidos por Frisbee, que procura impedir o casamento. Na ocasião, Honey declara que não merece se casar com ele, mas o musicólogo reage com um apaixonado beijo.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Howard Hawks, a partir de um roteiro escrito por Billy Wilder e Thomas Monroe, “A Canção Prometida” é um remake do filme “Bola de Fogo”, produzido em 1941 e estrelado por Gary Cooper e Barbara Stanwyck. Distribuido pela RKO Radio Pictures, o filme conta com os maiores nomes do jazz norte-americano, tais como Benny Goodman, Tommy Dorsey, Louis Armstrong, Charlie Barnet, e Mel Powell.

A direção de Hawks é consistentemente boa, no que é ajudada pela maravilhosa trilha sonora e pelas ótimas atuações de Danny Kaye e Virginia Mayo.

CAA