Filmes por gênero

CARMEN JONES (1954)

Carmen Jones
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Carmen de Fuego (Argentina)
Siyah Karmen (Turquia)
Czarna Carmen (Polônia)
Кармен Джонс (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Musical
Direção: Otto Preminger
Roteiro: Harry Kleiner
Produção: Otto Preminger
Direção Musical: Herschel Burke Gilbert
Fotografia: Sam Leavitt
Edição: Louis R. Loeffler
Direção de Arte: John DeCuir, Edward L. Ilou
Figurino: Mary Ann Nyberg
Guarda-Roupa: Sam Benson
Efeitos Sonoros: Roger Heman Sr., Arthur von Kirbach
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1956

Elenco

Dorothy Dandridge Carmen Jones
Harry Belafonte Joe
Pearl Bailey Frankie
Olga James Cindy Lou
Joe Adams Husky Miller
Brock Peters Sgt. Brown
Roy Glenn Rum Daniels
Nick Stewart Dink Franklin
Diahann Carroll Myrt
LeVern Hutcherson Joe (voz)
Marilyn Horne Carmen Jones (voz)
Marvin Hayes Husky Miller (voz)
Rubin Wilson Kid Pancho
Bernie Hamilton Repórter
Mauri Lynn Sally
Bernice Peterson Myrt
Max Roach Max
Sam McDaniel Garçom

Prêmios

Festival Internacional de Berlim, Alemanha

Prêmio Urso de Bronze (Otto Preminger)

Festival Internacional de Cinema de Locarno, Suiça

Prêmio de Melhor Filme (Otto Preminger)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Musical ou Comédia

Prêmio de Melhor Revelação Masculina (Joe Adams)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Dorothy Dandridge)

Oscar de Melhor Trilha Sonora de um Musical (Herschel Burke Gilbert)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme (Estados Unidos)

Prêmio de Melhor Atriz Estrangeira (Dorothy Dandridge)

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (Otto Preminger)

Festival Internacional de Cinema de Locarno, Suiça

Prêmio de Melhor Filme (Otto Preminger)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Direção (Otto Preminger)

Prêmio de Melhor Filme

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de um Musical Americano (Harry Kleiner)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Durante a guerra, Cindy Lou viaja até uma fábrica de paraquedas para se despedir de seu namorado Joe. Programado para ir para a escola de aviação militar no dia seguinte, ele se mostra muito feliz ao vê-la e sugere que aproveitem a licença de vinte e quatro horas para se casar. Cindy aceita sua proposta, embora sua preocupação seja despertada quando Carmen Jones, uma bela e animada trabalhadora da fábrica, desejada por quase todos os homens da mesma, pede a Joe para buscá-la naquela noite para uma festa de despedida. Quando Carmen discute com outro trabalhador, por ele ter reportado ao superintendente sua chegada atrasada naquele dia, o Sargento Brown, cujas atenções Carmen tem desprezado, cancela a licença de Joe e ordena que ele a leve às autoridades em Masonville.

Quando Cindy observa Joe e Carmen partirem num jipe, o sargento lhe diz que Joe se apresentou voluntariamente para a missão. Enquanto isso, Carmen sugere que ela e Joe parem em algum lugar para uma refeição e um pouco de romance. Joe a afasta, mas isso só intensifica sua atração por ele. Ansioso para voltar para Cindy, ele opta por tomar um caminho mais curto para Masonville, embora mais perigoso. O jipe acaba no rio e Carmen, altamente divertida, sugere que eles peguem o trem para Masonville quando ele passar por sua cidade naquela noite. Na casa de sua avó, Carmen dá a Joe um pêssego e começa a lavar sua calça suja de lama. Finalmente, ele se rende a seus encantos e a beija apaixonadamente.

Na manhã seguinte, quando ele veste sua camisa, Joe encontra um bilhete de despedida de Carmen, no qual ela explica que, embora o ame, ela não pode imaginar-se sendo trancafiada numa cadeia. Joe é posto na prisão, por permitir que sua prisioneira escapasse, e Cindy o visita no momento em que ele recebe uma encomenda de Carmen. Ao notar uma rosa na encomenda recebida por Joe, Cindy vai embora sem dizer uma palavra. Durante semanas, Joe carrega a rosa com ele, sonhando com Carmen enquanto trabalha num sol escaldante. Por outro lado, ela, tendo encontrado trabalho num clube noturno de Louisiana, espera impacientemente por sua soltura. O clube se agita com a chegada de Husky Miller, um famoso boxeador, e sua comitiva. Ele se apresenta para Carmen, que o rejeita. Afobado, ele pede que seu empresário, Rum Daniels, a convença a acompanhá-lo até Chicago.

Rum e seu companheiro Dink Franklin, prometendo-lhe diamantes, peles e uma suíte em um caríssimo hotel, em troca de sua companhia, entregam à Carmen bilhetes de trem para Chicago. Ela, inicialmente, se mostra tentada, mas finalmente decide permanecer no clube e esperar pela libertação de Joe. Dias depois, quando ele é libertado, ela o recebe com beijos e abraços, mas quando ele anuncia que deve partir imediatamente para a escola de aviação militar, ela se torna furiosa. O Sargento Brown aparece, insulta Joe e começa a sair com Carmen, depois do que Joe lhe dá uma boa surra. Percebendo que voltará para a prisão por agressão a um superior, ele foge com Carmen para Chicago, onde fica escondido em um quarto alugado, enquanto a polícia militar o procura por deserção. Enquanto isso, Carmen secretamente visita o ginásio frequentado por Husky, na esperança de obter um empréstimo de Franklin.

Vestido de cetim e diamantes, Franklin afirma que ela não tem dinheiro próprio, mas seus esforços para persuadi-la a deixar Joe são infrutíferos. Embora sem o dinheiro que precisava, Carmen procura Joe com um saco cheio de compras, levando-o a pensar, em voz alta, como ela teria obtido aquele dinheiro. Em seguida, ao retirar o nove de espadas, ela assume que a carta é um presságio de morte iminente e se deixa abandonar na bebida. Enquanto isso, Cindy, que ainda se acha apaixonada por Joe, lê em um jornal uma notícia sobre a nova namorada de Husky e chega ao ginásio pouco antes de Joe aparecer por lá. Quando ele chega sem dar a menor importância para ela, e chama Carmen para ir embora com ele, quando esta se recusa, ele ameaça Husky com uma faca, quando este tenta intervir. Finalmente, quando Carmen alega que o caso deles se acabou, ele a estrangula pouco antes da polícia militar chegar para prendê-lo por deserção.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Otto Preminger, a partir de um roteiro escrito por Harry Kleiner, “Carmen Jones” é um excelente filme produzido pela Otto Preminger Films em 1954. Sua trama, baseada na famosa ópera de Bizet, é marcada por um elenco inteiramente composto de atores negros.

Na direção, Preminger, demonstrando mais uma vez seu completo domínio da câmera, nos brinda com mais um excelente trabalho. Igualmente marcante, é o belíssimo trabalho realizado pelo roteirista, no que é ajudado pela brilhante trilha sonora a cargo de Herschel Burke Gilbert.

No elenco, Dorothy Dandridge brilha no papel de Carmen Jones, seguida pela ótima interpretação de Harry Belafonte. Nos números musicais, suas vozes são respectivamente dubladas por Marilyn Horne e LeVern Hutcherson.

CAA