Filmes por gênero

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA (1939)

Destry rides again
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A cidade turbulenta (Portugal)
Femme ou démon (França)
Arizona (Espanha)
Mujer o demonio (México)
Partita d'azzardo (Itália)
Der große Bluff (Alemanha)
Destry reitet wieder (Austria)
De wilde engel (Holanda)
Ingen ängel (Suécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Faroeste
Direção: George Marshall
Roteiro: Henry Myers, Gertrude Purcell, Felix Jackson
Produção: Joe Pasternak, Islin Auster
Música Original: Frank Skinner
Direção Musical: Charles Previn
Fotografia: Hal Mohr
Edição: Milton Carruth
Direção de Arte: Jack Otterson
Figurino: Vera West
Guarda-Roupa: Eugene Joseff
Efeitos Sonoros: Bernard B. Brown, Robert Pritchard
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1947

Elenco

James Stewart Tom Destry Jr.
Marlene Dietrich Frenchy
Mischa Auer Boris Callahan
Charles Winninger Washington Dimsdale
Brian Donlevy Kent
Samuel S. Hinds Juiz Hiram J. Slade
Joe King Xerife Keogh
Allen Jenkins Gyp Watson
Warren Hymer Bugs Watson
Irene Hervey Janice Tyndall
Una Merkel Lily Belle
Billy Gilbert Loupgerou
Jack Carson Jack Tyndall
Tom Fadden Lem Claggett
Virginia Brissac Sophie Claggett
Edmund MacDonald Rockwell
Lillian Yarbo Clara
Dan White Barfly
Robert McKenzie Médico
Minerva Urecal Sra. DeWitt
Betta St. John Cantora
Billy Bletcher Pianista

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Bottleneck é uma pequena cidade dominada pelo desonesto Kent, proprietário do “The Last Chance Saloon”, que namora Frenchy, uma cantora mal-humorada do Salão de Danças. Depois que ele arma um esquema para instituir um pedágio a ser pago pelos proprietários de gado que desejarem atravessar suas terras, ele frauda um jogo de poker para afastar Lem Claggett de seu rancho. O xerife Keogh, ao investigar as prováveis fraudes cometidas por Kent, termina morto.

O Juiz Hiram J. Slade, que se acha em conluio com Kent, nomeia o bêbado da cidade, Washington Dimsdale, como o novo xerife, assumindo que ele será facilmente controlado e manipulado. O que eles desconhecem é que, no passado, Dimsdale foi o principal auxiliar do famoso xerife Tom Destry, e que agora convida o não menos famoso filho deste último, Tom Destry Jr., para ajudá-lo a fazer de Bottleneck uma cidade respeitável marcada pelo respeito às leis.

Quando Destry Jr. chega e assume seu posto, ao lado de Dimsdale, ele informa à população que não carrega armas e que procurará combater a ilegalidade com homilias, para desgosto do fazendeiro Jack Tyndall e deleite de Kent. Em seguida, ele começa a investigar a morte de Keogh, que termina com a prisão de Gyp Watson, um dos capangas de Kent.

Um confronto final entre o bando de Kent e Destry Jr. é inevitável. A essa altura, atraída pela forma de ser do novo policial, Frenchy reúne as mulheres da cidade para apoiarem seus homens. Assim, unidas, elas entram no Saloon armadas com rolos de madeira, tumultuando o local. No caos que se segue, Frenchy morre ao proteger Destry Jr. de uma bala enviada por Kent. Ato contínuo, o auxiliar de Dimsdale dispara contra o desonesto criminoso, matando-o. Tais fatos inauguram uma era de paz e tranquilidade para a cidade de Bottleneck.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta George Marshall, a partir do livro “Destry Rides Again” de Max Brand, “Atire a Primeira Pedra” é um bom faroeste do cinema americano do final dos anos 1930. Ao contrário de Michael Curtiz e John Ford, por exemplo, o trabalho de Marshall geralmente depende da qualidade dos roteiros que os Estúdios lhe confiam. Este filme em análise faz parte dos melhores trabalhos deste cineasta.

Sua trama é marcada por personagens fortes e registra as estreias, em faroestes, de James Stewart, aos 31 anos de idade, e de Marlene Dietrich, aos 38.

Enfim, embora não se encontre entre os melhores, “Atire a Primeira Pedra” é um bom faroeste, agradável e bem interpretado.

CAA