Filmes por gênero

O CONDE DE MONTE CRISTO (1934)

The Count of Monte Cristo
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le comte de Monte Cristo (França)
Il conte di Montecristo (Itália)
El conde de Montecristo (Espanha)
Das Rätsel von Monte Christo (Alemanha, Austria)
Greven av Monte Cristo (Suécia)
De graaf van Monte Christo (Holanda)
Gróf Monte Cristo (Hungria)
Hrabia Monte Christo (Polônia)
Загадка графа Монте-Кристо (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Histórico, Ação, Drama
Direção: Rowland V. Lee
Roteiro: Rowland V. Lee, Philip Dunne, Dan Totheroh
Produção: Edward Small
Música Original: Alfred Newman
Direção Musical: Alfred Newman
Fotografia: J. Peverell Marley
Edição: Grant Whytock
Direção de Arte: John DuCasse Schulze
Figurino: Gwen Wakeling
Efeitos Sonoros: Vinton Vernon
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1948

Elenco

Robert Donat Edmond Dantes
Elissa Landi Mercedes de Rosas
Louis Calhern Raymond de Villefort Jr.
Sidney Blackmer Fernand de Mondego
Raymond Walburn Danglars
O.P. Heggie Abbe Faria
Irene Hervey Valentine de Villefort
Georgia Caine Madame de Rosas
Walter Walker Morrel
Lawrence Grant De Villefort Sr.
William Farnum Capitão Leclere
Luis Alberni Jacopo
Paul Irving Napoleão
Clarence Muse Ali
Douglas Walton Albert de Mondego
Juliette Compton Clothilde
Clarence Wilson Fouquet
Ferdinand Munier Rei Louis XVIII
Eleanor Phelps Princesa Haydée
Holmes Herbert Juiz
Clarence Geldart Médico
William H. O'Brien Mordomo de Mondego
Edward Keane Bertrand

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1815, um navio mercante francês chega à Ilha de Elba, onde o capitão recebe uma carta do exilado Napoleão para ser entregue a seguidores dele em Marseille. O capitão adoece e o primeiro oficial, Edmond Dantes, assume o comando.

Durante uma tempestade, o capitão morre, mas antes entrega a carta com as instruções a Dantes, que não sabe do que se trata. Ao chegar à Marseille, Dantes, que havia sido promovido a capitão, é recebido pela sua devotada admiradora, Mercedes de Rosas. A mãe da jovem, no entanto, prefere o aristocrático Fernand de Mondego para sua filha.

Para assegurar seu casamento com Mercedes, Mondego ajuda Raymond de Villefort Jr., um ambicioso magistrado, e Danglars, o 2º oficial que sonha em assumir o comando do navio, a prender Dantes na hora em que este entregar a carta enviada por Napoleão. O que Villefort Jr. desconhece é que a carta será entregue ao seu próprio pai. Assim, quando a polícia prende Dantes e o velho Raymond de Villefort, o magistrado escolhe libertar seu pai e enviar Dantes, sem passar por um julgamento, diretamente para a prisão numa ilha, onde o carcereiro corrupto recebe instruções para que o mantenha incomunicável.

Quando Napoleão reassume o poder, Dantes tem esperança de ser libertado, mas Villefort Jr. assina um falso atestado de óbito, registrando que ele fora morto ao tentar escapar. Pressionada pela mãe, Mercedes termina se casando com Mondego.

Depois de oito anos de confinamento, Dantes conhece Abbe Faria, seu vizinho que escavara um túnel ligando as duas celas. Juntos, eles passam cinco anos escavando outro túnel que os levará até o mar. Quando finalmente o serviço é concluído, Faria é esmagado por uma avalanche de rochas. Dantes, no entanto, consegue fugir em um navio de contrabandistas até a Ilha de Monte Cristo, onde Faria deixara um tesouro enterrado.

Com seus conhecimentos e o tesouro que, basicamente herdou de Faria, Dantes prepara sua vingança contra todos aqueles que arruinaram sua vida, assumindo a nova identidade de Conde de Monte Cristo.

imagem

Comentários

Baseado no famoso romance de Alexandre Dumas e realizado pelo cineasta Rowland V. Lee, “O Conde de Monte Cristo” é um ótimo filme norte-americano dos anos 1930.

A direção de V. Lee é consistentemente boa, apresentando um ótimo ritmo do início ao fim. Os diálogos são inteligentes, dentro de um roteiro muito bem estruturado. Merecem ainda ser citadas a bela fotografia de J. Peverell Marley e a trilha sonora a cargo de Alfred Newman.

No elenco, o maior destaque é o britânico Robert Donat, que nos brinda com uma ótima atuação, seguido pelos atores Louis Calhern, Elissa Landi e Raymond Walburn.

CAA