Filmes por gênero

GATILHO RELÂMPAGO (1956)

The fastest gun alive
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A vida ou a morte (Portugal)
La première balle tue (França)
La pistola sepolta (Itália)
Llega un pistolero (Espanha)
El pistolero invencible (Argentina, Chile)
Die erste Kugel trifft (Alemanha)
Första kulan dödar (Suécia)
Opgør i Cross Creek (Dinamarca)
Najszybszy strzelec (Polônia)
Самое быстрое оружие (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Russell Rouse
Roteiro: Frank D. Gilroy, Russell Rouse
Produção: Clarence Greene
Música Original: André Previn
Coreografia: Alex Romero
Fotografia: George J. Folsey
Edição: Harry V. Knapp, Ferris Webster
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Merrill Pye
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Wesley C. Miller, Scott Perry Sr.
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1957

Elenco

Glenn Ford George Temple / George Kelby, Jr.
Jeanne Crain Dora Temple
Broderick Crawford Vinnie Harold
Russ Tamblyn Eric Doolittle
Allyn Joslyn Harvey Maxwell
Leif Erickson Lou Glover
John Dehner Taylor Swope
Noah Beery Jr. Dink Wells
J.M. Kerrigan Kevin McGovern
Paul Birch Xerife Bill Toledo
Walter Coy Clint Fallon
Addison Richards Doc Jennings
Don Burnett Fred Fenwick
Joseph Sweeney Reverendo
Rhys Williams Brian Tibbs
Virginia Gregg Rose Tibbs
Chubby Johnson Frank Stringer
John Doucette Ben Buddy
William Phillips Lars Toomey
Christopher Olsen Bobby Tibbs
Florenz Ames Joe Fenwick
Wheaton Chambers Jim Drews
G. Pat Collins Josh Wilson
Michael Dugan Clement Farley
Vivi Janiss Mabel Brown
Janet Lake Theresa Barton
Susan Odin Jennie Hutchins
George Selk Médico
Glenn Strange Xerife em Silver Rapids
Jeane Wood Sra. Buddy

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Filho de um famoso xerife, conhecido por ser rápido no gatilho, George Kelby Jr. e sua esposa Dora se estabelecem na pacífica cidade de Cross Creek, portando identidades falsas para evitar desafios indesejáveis. Agora, conhecido como George Temple, ele se torna um comerciante educado, pouco respeitado pelos outros habitantes da cidade.

Certo dia, surgem notícias a respeito de um fora-da-lei, Vinnie Harold, que em Silver Rapids desafiara e matara Clint Fallon, conhecido por sua rapidez no gatilho.  George escuta os habitantes da pequena cidade falarem sobre Wyatt Earp, Wes Hardin e outros hábeis atiradores. A notícia sobre a morte de Fallon se espalha por toda Cross Creek, deixando George com seu orgulho abalado, principalmente ao ouvir as fofocas de Eric Doolittle, Harvey Maxwell e Lou Glover.

Durante um baile da cidade, George volta a se irritar quando Harvey, Fred Fenwick e Doc Jennings, embriagados, se vangloriam de suas habilidades com as armas de fogo, principalmente quando o chamam de um fraco. Na ocasião, sua esposa, que se acha grávida, o adverte para não estragar sua vida em Cross Creek, aludindo às outras vezes em que o casal foi obrigado a mudar de cidade para evitar alguma tragédia. Quando Kevin McGovern, uma testemunha ocular do duelo de Silver Rapids, começa a falar sobre o ocorrido, George perde as estribeiras, expulsa todos os homens de sua loja e se dirige para o Saloon da cidade, onde pede uma bebida alcoólica, chocando os presentes. Os homens se mostram surpresos ao vê-lo empunhando uma arma, acreditando que ele se acha embriagado.

Na ocasião, George diz ser mais rápido do que Wyatt Earp, Wes Hardin, Fallon e o assassino deste último. Com os cidadãos compreensivelmente céticos, ele os leva para a rua e faz uma demonstração de sua habilidade. Inicialmente, com apenas dois tiros, ele acerta duas moedas jogadas para o ar. Em seguida, ele acerta um copo cheio de cerveja imediatamente após o mesmo ser arremessado por Harvey Maxwell, um dos presentes. Mais tarde, quando todos se encontram na igreja, onde fazem um juramento para jamais espalharem o segredo de George, Vinnie Harold chega à cidade. Um garoto local fala sobre o ocorrido, fazendo com que o criminoso decida permanecer em Cross Creek por algum tempo, a fim de testar as habilidades de George, apesar de seus colegas ladrões de Bancos, Taylor Swope e Dink Wells, só queiram escapar da lei.

Ao descobrir que George se encontra na Igreja, Harold pede que Swope vá até lá para chamá-lo. Como todos os que se acham no templo são contrários à ideia, Harold ordena que Wells derrame querosene por todos os lugares e instrui Swope a enviar uma mensagem para os que se acham na Igreja, avisando-os que incendiarão toda a cidade se George não sair em cinco minutos. Preocupados com o destino da pequena cidade, seus habitantes exortam George a deixar o Templo, embora ele revele que nunca participou de um tiroteio e que sua arma, na realidade, pertencera a seu pai, um famoso homem da lei morto em uma emboscada.

Enquanto isso, Swope e Wells optam por abandonar Harold. No entanto, quando este toma conhecimento de suas intenções, ele os adverte que poderão abandoná-lo, mas dessa forma terão que renunciar aos valores que lhes são devidos, face aos últimos roubos de Bancos dos quais participaram. Depois de refletirem melhor sobre as consequências, os dois optam pela renúncia sugerida por Harold.

Voltando à Igreja, ao perceber que George se acha aterrorizado com a ideia de enfrentar o criminoso e ladrão de Bancos, Lou Glover pede sua arma, disposto a se passar por ele, tendo em vista a principal causa que é o bem-estar da população local. No entanto, George reage e diz a todos que irá enfrentar a situação. Assim, ele deixa a Igreja, sozinho, e ao encontrar Harold na rua, os dois homens disparam suas respectivas armas quase que ao mesmo tempo. Pouco depois, quando o Xerife Bill Toledo e seus auxiliares chegam à cidade, com os corpos de Swope e Wells, eles se deparam com a população participando dos enterros de George Kelby Jr., o homem mais rápido no gatilho, e do criminoso e ladrão de Bancos, Vinnie Harold.

As duas lápides datam de 7 de novembro de 1889. Depois que o Xerife e seus homens deixam a pequena cidade, é revelado que George permanece vivo e saudável. Ao reencontrar sua esposa Dora, ele comenta que, no caixão vazio, foram enterradas sua arma e sua reputação de homem mais rápido no gatilho. Assim, os dois continuarão a viver tranquilos em Cross Creek, enquanto aguardam a próxima chegada do filho que Dora está esperando.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Russell Rouse, a partir de um roteiro por ele escrito juntamente com Frank D. Gilroy, “Gatilho Relâmpago” é um interessante faroeste norte-americano de baixo orçamento, produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1956. Sua trama, baseada no livro “The Last Notch”, de Frank D. Gilroy, foi rodada no Red Rock Canyon State Park, Califórnia. Inicialmente, o filme procura mostrar a vida na pequena e pacífica cidade de Cross Creek, incluindo a participação de seus moradores nas atividades de uma Igreja Metodista e, no final, a trama é marcada por uma boa dose de tensão que caminha para um inevitável e trágico duelo.

A direção de Rouse se mostra apenas razoável, pecando principalmente pelo ritmo por ele imposto à narrativa. Quanto ao número de dança interpretado por Russ Tamblyn, embora muito bem apresentado, não se encaixa com o resto do filme. Por outro lado, a fotografia em preto e branco, assinada por George J. Folsey é, sem nenhuma dúvida, um dos quesitos que merecem atenção. No elenco, com atuações bastante convincentes, destacam-se Glenn Ford, Broderick Crawford e Jeanne Crain.

CAA