Filmes por gênero

DAVE - PRESIDENTE POR UM DIA (1993)

Dave
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Président d'un jour (França)
Dave - Presidente per un giorno (Itália)
Dave, presidente por un día (Espanha, México)
Presidente por un día (Argentina, Peru)
Dave (Alemanha, Dinamarca, Austria, Polônia)
Dejv (Sérvia)
Дейв (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Romance
Direção: Ivan Reitman
Roteiro: Gary Ross
Produção: Ivan Reitman, Sherry Fadely, Gordon A. Webb
Design Produção: J. Michael Riva
Música Original: James Newton Howard
Direção Musical: Marty Paich
Fotografia: Adam Greenberg
Edição: Sheldon Kahn
Direção de Arte: David F. Klassen
Figurino: Richard Hornung
Guarda-Roupa: Ann Roth, James W. Tyson, Michelle Kurpaska
Maquiagem: Ron Berkeley, Linda DeVetta, Robert Norin
Efeitos Sonoros: Robert Grieve, Gary C. Bourgeois, Jessica Gallavan e outros
Efeitos Especiais: David Blitstein, Randy Cabral
Efeitos Visuais: Harrison Ellenshaw, Kevin Koneval, Paul Lasaine e outros
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Kevin Kline Dave Kovic / Bill Mitchell
Sigourney Weaver Ellen Mitchell
Frank Langella Bob Alexander
Kevin Dunn Alan Reed
Ving Rhames Duane Stevenson
Ben Kingsley Vice-Presidente Nance
Charles Grodin Murray Blum
Faith Prince Alice
Laura Linney Randi
Bonnie Hunt Guia Turístido da Casa Branca
Parley Baer Lider da Maioria no Senado
Anna Deavere Smith Sra. Travis
Charles Hallahan Policial
Tom Dugan Jerry
Alba Oms Lola
Kellen Sampson David
Lexie Bigham Guarda da Casa Branca
Frederic W. Barnes Frederic Barnes
Ronald Brownstein Ronald Brownstein
Eleanor Clift Eleanor Clift
Chris Dodd Chris Dodd
Tom Harkin Tom Harkin
Bernard Kalb Bernard Kalb
John McLaughlin John McLaughlin
Richard Reeves Richard Reeves
Arnold Schwarzenegger Arnold Schwarzenegger
Paul Simon Paul Simon
Oliver Stone Oliver Stone
Marianna Harris Clara
Sarah Marshall Diane
Laurie Franks Enfermeira da Casa Branca
Tom Kurlander Médico traumatologista
Geneviève Robert Esposa do Vice-Presidente
Ruth Goldway Secretária da Educação
Paul Collins Secretário do Tesouro
Peter White Secretário do Comércio
Bonnie Bartlett Senadora

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Roteiro Original (Gary Ross )

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Musical ou Comédia

Prêmio de Melhor Ator em um Musical ou Comédia (Kevin Kline)

Sociedade dos Filmes Políticos, Estados Unidos

Prêmio Democracia

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro escrito diretamente para o cinema (Gary Ross)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Dave Kovic dirige uma agência de trabalho temporário, em Georgetown, Washington, DC. Por ser extremamente parecido com Bill Mitchell, o presidente da República, ele é solicitado pelo agente Duane Stevenson, do Serviço Secreto, para substituí-lo em um evento a ser realizado em um hotel. Dave acredita que deve se tratar de uma questão de segurança, mas na verdade é para encobrir um caso extraconjugal de Mitchel com Randi, uma funcionária da Casa Branca.

Mitchell sofre um grave acidente vascular cerebral durante o encontro, deixando-o em coma. Tal ocorrência faz com que Bob Alexander, Chefe de Pessoal da Casa Branca, e Alan Reed, Diretor de Comunicações, convençam Dave a continuar se passando por Mitchell, já que o vice-presidente é mentalmente desequilibrado. Bob e Alan lhe garantem ainda que, além deles, apenas o Serviço Secreto e a equipe médica estão a par do que está ocorrendo. Em relação à Primeira Dama, Ellen Mitchell, eles dizem que ela leva uma vida separada e raramente vê o presidente.

O público é informado de que Mitchell sofreu apenas um pequeno problema circulatório. Com Dave estabelecido como presidente, Bob e Alan enviam o vice-presidente Nance em uma viagem de boa-vontade através de doze nações da África, ao mesmo tempo em que trabalham para implicá-lo numa milionária fraude por eles praticada.

Ao voltar da viagem, Nance é forçado a se demitir por conta da fraude que não cometera, enquanto Bob, um ex-senador da República, é nomeado vice-presidente, após o que Mitchell sofrerá um AVC mais sério e ele será, então, elevado ao cargo de Presidente dos Estados Unidos.

O entusiasmo de Dave revive a popularidade de Mitchell. Ele visita um abrigo de sem-tetos em companhia da Primeira-Dama, que não entende esse seu novo interesse. Bob forja um veto de Mitchell a um projeto de lei de financiamento, que inclui o abrigo, alegando razões orçamentais.

Após a Primeira-Dama pedir explicações a Dave sobre o veto, este procura Bob que lhe diz poder cortar US$ 650 milhões do orçamento federal para manter o projeto do abrigo. Com a ajuda de um contador amigo, Murray Blum, refaz o orçamento sem que Bob possa fazer nada, já que o assunto foi acompanhado pela imprensa.

Suspeitando que Dave, na verdade, não é seu marido, a Primeira-Dama pede-lhe para que ele conte toda a verdade. Ele lhe diz tudo o que sabe e a leva para ver o marido doente nos porões da Casa Branca. Em seguida, os dois decidem abandonar tudo e ir embora. No entanto, após uma noite, percebem o bem que ainda poderiam fazer e decidem voltar para a Casa Branca.

Uma vez lá, Dave obriga Bob a se demitir e, em seguida, anuncia um plano que dará condições para que todos os americanos consigam um emprego. Por outro lado, ao retornar de sua viagem à África, Nance elogia esse seu plano. Pouco depois, ao se encontrar com Ellen, Dave comenta como Nance é um homem bom e decente. Ao perceber o que ele está planejando, ela lhe confessa que não gostaria de perdê-lo.

Em uma sessão conjunta do Congresso, Dave admite o papel de Mitchell na milionária fraude praticada, mas apresenta provas de que Bob foi o mentor e Nance nada teve com o mesmo. Assistindo à sessão através da televisão, Bob percebe que Alan o traiu. Durante seu discurso no Congresso, Dave finge sofrer um acidente vascular cerebral quando o verdadeiro Mitchell, em estado grave, se prepara para ser levado para a Emergência de um hospital.

Nance torna-se Presidente Interino nos termos da 25ª Emenda e, cinco meses depois, com a morte de Mitchell, ele é elevado ao cargo de Presidente dos Estados Unidos. Por outro lado, Bob e outros oito membros da administração Mitchell são condenados pelos crimes cometidos.

Dave decide, finalmente, se candidatar a vereador e Ellen chega ao seu escritório de campanha para trabalhar como voluntária por sua eleição.

imagem

Comentários

Realizada pelo cineasta Ivan Reitman, “Dave – Presidente por um Dia” é uma boa comédia do cinema americano dos anos 1990. Sua trama gira em torno de uma pessoa simples, apolítica, mas que, por ser sósia do Presidente dos Estados Unidos, é colocada em seu lugar quando o presidente adoece gravemente.

Longe de se tratar de uma obra-prima, o filme, no entanto nos faz passar momentos agradáveis, graças às atuações de seus principais atores: de Kevin Dunn à Ben Kingsley, passando por Frank Langella, mas principalmente pela dupla principal formada pela bela Sigourney Weaver, perfeita no papel da Primeira Dama, e pelo genial Kevin Kline.

CAA