Filmes por gênero

A NOIVA PERFEITA (2006)

Prête-moi ta main
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Prestami la tua mano (Itália)
Se renta esposa (México)
Mi novia Emma (Argentina)
I do (USA, UK)
Pais: França
Gênero: Comédia
Direção: Eric Lartigau
Roteiro: Philippe Mechelen, Laurent Tirard, Grégoire Vigneron, Laurent Zeitoun
Produção: Alain Chabat, Amandine Bilot
Design Produção: Sylvie Olivé
Música Original: Erwann Kermorvant
Fotografia: Régis Blondeau
Edição: Juliette Welfling
Figurino: Anne Schotte
Guarda-Roupa: Julie Miel
Maquiagem: Maud Baron, Marie Baudrais, Sandrine David, Josée Berry
Efeitos Sonoros: Julien Sicart, Laurent Zeilig, Joël Rangon e outros
Efeitos Visuais: Stéphanie Broussaud, Élodie Ichter, Ricardo Esteban
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 2008

Elenco

Alain Chabat Luis Costa
Charlotte Gainsbourg Emma
Bernadette Lafont Geneviève Costa
Wladimir Yordanoff Francis Bertoff
Aïssa Maïga Kirsten Hansen
Katia Lewkowicz Carole
Louise Monot Maxine
Luce Mouchel Marie
Tatiana Gousseff Francine Lebrun
Alix de Konopka Sandrine Bourrague
Patrick Bordier Hercule Costa
Eric Debrosse Cunhado
Fred Bianconi Cunhado
Marie-Armelle Deguy Axelle
Grégoire Oestermann Pierre-Yves
Véronique Barrault Catherine
Christiane Millet Françoise Messier-Lalande
Christophe Kourotchkine Gaël
Philippe Guiraud Cunhado
Philippe Fléchaire Cunhado

Indicações

Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França

César de Melhor Ator (Alain Chabat)

César de Melhor Atriz (Charlotte Gainsbourg)

César de Melhor Atriz Coadjuvante (Bernadette Lafont)

Sinopse

 Luis Costa é um talentoso criador de perfumes, tem 43 anos, é solteiro e o único homem de uma família liderada por uma rígida matriarca e suas cinco irmãs que, juntas, funcionam como uma espécie de “G7” feminista. Além de ser respeitado na empresa para a qual trabalha, tem uma vida despreocupada, namorando com quem lhe apetece.

Sua felicidade passa entretanto a ser ameaçada quando sua determinada mãe, contando com o apoio de suas irmãs, decide que está na hora dele se casar. Utilizando-se de chats da internet e fazendo-se passar por Luis, elas começam a procurar uma noiva para ele, marcando inclusive encontros sem seu consentimento.

Incomodado com a pressão sofrida para que se case, Luis decide armar um plano com Emma, irmã do seu melhor amigo. Ela irá fingir ser sua namorada e o abandonará no altar, a fim de que o “trauma” seja forte o suficiente para que as mulheres da família nunca mais voltem a tocar nesse assunto com ele e, em contrapartida, Emma ganhará 15 mil euros que lhe serão úteis para cuidar do processo legal que está enfrentando a fim de adotar uma criança.

O plano corre muito bem até o dia do casamento. As mulheres da família sentem-se cativadas por Emma e a matriarca não mede esforços para a realização de uma inesquecível recepção para mais de 300 convidados.  Depois de uma longa espera pela noiva, Luis recebe uma carta de Emma, na qual ela informa que não vai mais se casar por ter sido por ele traída. Como combinado, ele faz uma cena na frente de todos os presentes, mas é surpreendido quando sua mãe sofre um desmaio.

No hospital para onde é levada, ela é tida como sofrendo risco de vida, o que faz com que Luis sinta-se responsável pelo ocorrido. Ao recobrar a consciência, ela não pára de falar o nome de Emma. Luis decide, então, pedir à jovem que vá ao hospital visitar à mãe e, em seguida, bola um segundo plano para resolver definitivamente seu problema. Segundo esse novo plano, ele pagará uma boa quantia à Emma para que ela passe a morar com ele, até fazer com que todos a odeiem e procurem afastá-los.

Com o intuito de ser repudiada pelas mulheres da família, Emma passa a investir contra todas elas, mostrando-se inclusive apaixonada por uma das cunhadas e deixando que a sogra flagre o casal praticando um suposto sadomasoquismo. Quando finalmente conseguem seu intento, os dois começam a se sentir verdadeiramente atraídos um pelo outro.

Depois de ajudar a jovem a conseguir a adoção da criança que ela tanto deseja, Luis procura a mãe e as irmãs, a quem conta toda a verdade e informa sobre a decisão tomada de formar um lar com Emma. De quebra, ele vira a mesa e passa, juntamente com seus cunhados, a tomar todas as decisões que envolvem os interesses da família.

imagem imagem imagem imagem imagem imagem

Comentários

 Baseada numa idéia de  Alain Chabat, "A Noiva Perfeita" é mais uma deliciosa comédia romântica do cinema francês. Realizada pelo cineasta Eric Lartigau, sua trama gira em torno de um bem-sucedido solteirão, criador de perfumes, cuja vida se torna um inferno quando sua mãe e suas irmãs decidem pressioná-lo para que se case.

Partindo de um roteiro muito bem estruturado, Lartigau realiza um ótimo trabalho, no que é ajudado pelo excelente elenco, onde se destacam as atuações de Alain Chabat, Charlotte Gainsbourg e da veterana Bernadette Lafont.

Por se tratar de uma comédia romântica, o espectador já entra no cinema esperando um final feliz para o casal. Inúmeras são as situações cômicas exploradas por Lartigau, mas é importante registrar que, mesmo se tratando de um filme feito para rir, ele aborda temas sérios como o da adoção de crianças.

CAA