Filmes por gênero

EPIDEMIA (1995)

Outbreak
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Outbreak - Fora de Controlo (Portugal)
Alerte (França)
Virus letale (Itália)
Estallido (Espanha)
Outbreak - Lautlose Killer (Austria, Alemanha)
Outbreak - I faresonen (Noruega)
Outbreak - I farozonen (Suécia)
Smrtonosni virus (Sérvia)
Эпидемия (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Suspense, Ação
Direção: Wolfgang Petersen
Roteiro: Laurence Dworet, Robert Roy Pool
Produção: Arnold Kopelson, Gail Katz, Wolfgang Petersen
Design Produção: William Sandell
Música Original: James Newton Howard
Direção Musical: Artie Kane
Fotografia: Michael Ballhaus
Edição: Lynzee Klingman, Neil Travis, William Hoy, Stephen Rivkin
Direção de Arte: Nancy Patton, Francis J. Pezza
Figurino: Erica Edell Phillips
Guarda-Roupa: Donna Marcione, Kelly Porter, Linda Serijan e outros
Maquiagem: Susan A. Cabral, Monty Westmore, June Westmore e outros
Efeitos Sonoros: W. Stateman, Bruce Richardson, Alan Rankin, Doc Kane e outros
Efeitos Especiais: John Frazier, Jim Jolly, Dana Wozniak e outros
Efeitos Visuais: Jim Rygiel, Neil Krepela, Mark Vargo e outros
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1996

Elenco

Dustin Hoffman Coronel Sam Daniels
Rene Russo Dra. Robby Keough
Donald Sutherland Major General Donald McClintock
Morgan Freeman Brigadeiro General William Ford
Kevin Spacey Tenente Coronel Casey Schuler
Cuba Gooding Jr. Major Salt
Dale Dye Tenente Coronel Briggs
Patrick Dempsey Jimbo Scott
Gina Menza Sra. Jeffries
Per Didrik Fasmer Sr. Jeffries
Kara Keough Kate Jeffries
Daniel Chodos Rudy Alvarez
Leland Hayward III Henry Seward
Kellie Overbey Alice
Zakes Mokae Dr. Benjamin Iwabi
Malick Bowens Dr. Raswani
Benito Martinez Dr. Julio Ruiz
Susan Lee Hoffman Dra. Lisa Aronson
Bruce Jarchow Dr. Mascelli
Jim Antonio Dr. Drew Reynolds
Eric Mungai Nguku Enfermeiro africano
Teresa Velarde Enfermeira Emma
Tim Ransom Tommy Hull
Diana Bellamy Sra. Pananides
J.T. Walsh Chefe de Pessoal
Julie Pierce Erica Mauldin
Michelle Joyner Sherry Mauldin
Donald Forrest Mack Mauldin
Bill Stevenson Neil
Dana Andersen Corinne
Patricia Place Sra. Foote
Jenna Byrne Tracy

Prêmios

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Kevin Spacey)

Prêmios Bambi, Alemanha

Prtêmio de Melhor Filme Internacional (Wolfgang Petersen)

Sociedade dos Críticos de Cinema do Texas, EUA

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Kevin Spacey)

Indicações

Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, USA

Prêmio de Melhor Filme de Ficção Científica

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Kevin Spacey)

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Preêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Kevin Spacey)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1967, um vírus mortal é descoberto nas selvas africanas. Para mantê-lo em segredo, os oficiais do exército americano, Donald McClintock e William Ford, destroem o acampamento do exército, onde ele foi encontrado, como forma de evitar que seus soldados sejam infectados.

Em 1995, o vírus ressurge no Zaire. O Coronel Sam Daniels, um respeitável virologista, é enviado ao local para investigá-lo.  Ele e sua equipe, formada pelo Tenente Coronel Casey Schuler e pelo Major Salt, vão até o local, colhem informações e retornam aos Estados Unidos. Daniels pede ao seu superior, agora Brigadeiro General William Ford, para emitir um alerta, mas considerando sua experiência anterior, Ford diz não ver necessidade de tomar tal medida.

No entanto, um macaco, portador do vírus, é contrabandeado para uma pequena cidade da Califórnia. Jimbo Scott, empregado de uma empresa especializada em testes biológicos, rouba o animal e o leva para a cidade fictícia de Cedar Creek, a fim de vendê-lo no mercado negro. No caminho, ele fica infectado com o vírus. Ao chegar à tal cidade, ele tenta vender o macaco a Rudy Alvarez, dono de uma loja de animais de estimação, que também fica infectado. Os sintomas de Jimbo se manifestam durante um vôo para Boston onde, ao se encontrar com sua namorada Alice, ele a deixa igualmente infectada. Ambos são hospitalizados e examinados pela Dra. Robby Keough, cientista e ex-mulher do Coronel Sam Daniels. Jimbo, Alice e Rudy não resistem ao vírus e morrem. Por outro lado, a Dra. Keough informa que ninguém mais em Boston foi infectado.

Em Cedar Creek, técnicos de um hospital, entre eles Henry Seward, realizam testes com o sangue de Rudy. Quando um frasco, contendo o sangue, quebra, Henry é contaminado e vem a morrer.  A mutação do vírus para uma nova cepa, capaz de se espalhar como uma gripe, deixa expostos numerosos cidadãos da pequena cidade.

Ao tomar conhecimento da epidemia, contrariando ordens de seu superior, Daniels voa para Cedar Creek, juntamente com Schuler e Salt, onde se juntam à equipe da Dra. Keough. Eles iniciam uma busca pelo animal hospedeiro, enquanto o exército dos Estados Unidos coloca a cidade em quarentena e declara a lei marcial. Acidentalmente, Schuler é infectado, ocasião em que o General William Ford fornece um soro experimental para tratar os infectados. Tal atitude faz com que Daniels descubra que seu chefe já conhecia o vírus antes de iniciado o surto. Ao ser confrontado pelo virologista, Ford admite que reteve informações devido à possibilidade do vírus ser transformado numa arma biológica.

Daniels toma conhecimento da Operação Varredura, um plano para bombardear a cidade de Cedar Creek, com aprovação do Presidente dos Estados Unidos. O Major General Donald McClintock planeja usar o bombardeio para encobrir a existência do vírus. Para impedir que Daniels encontre uma cura, McClintock o prende sob a alegação de que ele é um portador viral. No entanto, depois de conseguir escapar da custódia, Daniels e Salt pilotam um helicóptero rumo ao navio que carrega o animal hospedeiro. Ao conseguir uma imagem do macaco, portador do vírus, ele a transmite para o noticiário, fazendo com que a Sra. Jeffries perceba que esse é o animal com o qual sua filha Kate brinca no quintal. Preocupada, ela entra em contato com a estação de notícias.

Daniels e Salt chegam à casa da Sra. Jeffries, onde tranqüiliza a família e captura o macaco. Ao tomar conhecimento do ocorrido, o General Ford atrasa o bombardeio. No entanto, ao voarem de volta, Daniels e Salt são perseguidos por McClintock, que se acha em outro helicóptero. Salt dispara dois foguetes contra as árvores para fazer com que ele pense que os dois sofreram um acidente e se espatifaram contra o solo.

Ao chegarem à Cedar Creek, Salt mistura os anticorpos do macaco com o soro fornecido pelo General Ford, a fim de criar um anti-soro. A essa altura, Schuler já sucumbiu ao vírus, mas eles conseguem salvar a Dra. Keough.

Ao descobrirem que o General McClintock não cancelou a Operação Varredura, Daniels e Sal voam em direção ao bombardeiro e terminam fazendo com que a bomba seja lançada sobre a água, evitando o bombardeio da pequena cidade. Ford destitui McClintock do comando e o coloca na prisão por sonegar informações do Presidente dos Estados Unidos.

Daniels e a Dra. Keough se reconciliam e a população de Cedar Creek é salva.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta alemão Wolfgang Petersen, “Epidemia” é um bom filme de meados dos anos 1990. Marcado por excelentes efeitos especiais, este filme catástrofe se mostra cativante, apesar de seu final previsível.

Na direção, Petersen realiza um bom trabalho ao manter um bom ritmo ao longo de toda a projeção. No elenco, o trio de atores formado por Dustin Hoffman, Rene Russo et Morgan Freeman é o grande destaque.

CAA