Filmes por gênero

ÉPOCA SEM LEI (1958)

Wild heritage
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Legado salvaje (Espanha)
Sur la piste de la mort (França)
Eredità selvaggia (Itália)
Der Tod reitet mit (Austria, Alemanha)
Nybyggerne på prærien (Dinamarca)
De djärvas ranch (Suécia)
Rajan sankarit (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Charles F. Haas
Roteiro: Paul King, Joseph Stone
Produção: John E. Horton
Música Original: Irving Gertz, Maurice Goldman, Henry Vars e outros
Direção Musical: Joseph Gershenson
Fotografia: Philip H. Lathrop
Edição: Edward Mann
Direção de Arte: Alexander Golitzen, Robert F. Boyle
Figurino: Morton Haack
Guarda-Roupa: Rose Brandi, Roger J. Weinberg
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: Leslie I. Carey, Donald Cunliffe
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 1960

Elenco

Will Rogers Jr. Juiz Copeland
Maureen O'Sullivan Emma Breslin
Rod McKuen Dirk Breslin
George Winslow Talbot Breslin
Gigi Perreau Missouri Breslin
Gary Gray Hugh Adam David Breslin
Paul Birch Jake Breslin
Judi Meredith Callie Bascomb
Troy Donahue Jesse Bascomb
Jeanette Nolan Sra. Bascomb
Stephen Ellsworth Bolivar Bascomb
Casey Tibbs Rusty
Christopher Dark Brazos
Guy Wilkerson Chaco
John Beradino Arn
Phil Harvey Jud
Lawrence Dobkin Josh Burrage
Ingrid Goude Hilda Jansen
Hank Worden Vaqueiro
Beatrice Gray Esposa do vaqueiro

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1875, Jake e Emma Breslin, juntamente com seus filhos, Dirk, Hugh, Missouri e Talbot, seguem para o oeste em busca de uma tão sonhada terra para reiniciarem suas vidas. Embora a viagem seja árdua, o bom humor de Jake mantém sua família animada. Eles finalmente chegam à cidade do assentamento e Jake entra no Saloon para pedir informações sobre a compra de suprimentos. Lá, ele empurra o braço de Jud, um ladrão de gado que, com seu parceiro Arn, o mata.

O advogado local, juiz Copeland, ajuda a família devastada a enterrar Jake, e mais tarde, quando Dirk e Hugh querem ir até o local do assentamento, seus irmãos sugerem que todos retornem para o Leste. Copeland, sutilmente, convence os irmãos mais novos a defenderem o plano de seu pai. Assim, eles viajam, acampando naquela noite com um grupo de famílias que também estão indo para a mesma região. Embora Emma se torne rapidamente amiga de Janice e Bolívar Bascomb, Dirk e Hugh implicam e brigam com os filhos do casal, Jesse e Callie.

O grupo se reúne no dia seguinte, com Jesse e Missouri como amigos, mas os cavalos dos Bascombs logo se cansam, e eles decidem se separar e seguir por uma rota mais lenta através de uma encosta. Algumas horas depois, a roda da carroça dos Breslins quebra e, quando o ferreiro Sr. Jansen, e sua filha Hilda, passam e ajudam a repará-la, eles os informam de que a área de assentamento encontra-se superlotada. A família decide, então, se estabelecer no local onde se encontram e, pouco tempo depois, Copeland os visita para informá-los de que os Bascombs construíram sua casa do outro lado da colina. Enquanto Copeland leva Emma e Missouri ao local do assentamento, para as formalidades exigidas, Dirk, Hugh e Talbot constroem sua cabana.

Dias depois, os Breslins ouvem o som de um rebanho de gado por perto e encontram o vaqueiro Rusty levando os seus homens Brazos e Chaco na boiada. Dirk convida o grupo para o jantar, durante o qual eles contam estórias sobre a região e, ao terminarem, os ajudam a concluírem a cabana da família. Hugh, que anseia vingar a morte do pai, admira suas armas e deseja que eles o ensinem a atirar. Na manhã seguinte, não encontrando seu irmão, Dirk deduz que Hugh se juntou ao grupo de Rusty e sai para procurá-los. Dirk os encontra no momento em que eles estão sendo atacados pelos ladrões de gado, liderados por Jud e Arn. Embora os irmãos Breslin ajudem a proteger Rusty, os bandidos atiram em Brazos e roubam a maior parte do gado.

Antes de morrer, Brazos deixa suas armas para Dirk e Hugh, e depois, depois de descobrir que todos os seus homens foram mortos, Rusty lhes dá o gado restante em agradecimento por salvarem sua vida. Dirk e Hugh correm para casa com a notícia, mas descobrem que em sua ausência, Emma e Missouri ficaram doentes com febre. Eles pedem ajuda aos Bascombs, que passam os próximos dias cuidando das mulheres e ajudando com as tarefas domésticas. Dirk volta a pedir desculpas à Callie, que aceita sua amizade, e em suas orações ele promete dar metade do rebanho aos Bascombs. Depois que as mulheres se recuperam, Dirk traz o rebanho até os Bascombs e, embora Jesse continue a rejeitá-lo, Janice e Callie lhe agradecem calorosamente.

Callie também aceita com gratidão o vestido que Missouri fez para ela, e espera mostrá-lo a Dirk. Nas semanas que se seguem, os jovens Breslin ensinam-se a atirar e, em seguida, conseguem alguns novilhos para serem vendidos. Depois que Copeland os ajuda a garantir um preço justo para as vacas, Jud e Arn aparecem e acusam os Breslins de terem roubado seu gado. Emma, então, pede a Dirk que não brigue pelas vacas, mas ele explica que é preciso lutar pelo que é seu. Quando os Bascombs ouvem falar dos ladrões de gado, decidem juntar seus rebanhos e trabalhar em equipe.

Depois que Talbot inventa uma maneira engenhosa de marcar as vacas, Copeland visita Emma e obtém sua permissão para cortejá-la. Certa noite, enquanto Callie guarda o gado, Jud e Arn atiram nela e roubam o rebanho. Enquanto Janice e Emma cuidam de Callie, Dirk, Hugh, Talbot e Jesse preparam-se para ir ao assentamento à procura dos bandidos. Embora Dirk prometa à Callie que não procurará por briga, ele sabe que deve proteger sua propriedade. Na cidade, Jud e Arn riem de seus jovens oponentes e entram no Saloon, enquanto Dirk, Hugh e Jesse se preparam para o enfrentamento na rua.

Depois de algum tempo, quando os bandidos deixam o Saloon, eles são mortos por Talbot e Hugh, que assim vingam a morte do pai. Ao voltarem para casa, eles encontram Copeland afirmando para Emma que a terra rica e promissora continuará sendo da família.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Charles F. Haas, a partir de um roteiro escrito por Paul King e Joseph Stone, “Época sem Lei” é um faroeste norte-americano produzido pela Universal International Pictures (UI) em 1958. Sua trama, baseada numa estória de Steve Frazee, é marcada por um bom ritmo e pelos belos cenários do oeste americano.

Na direção, Haas realiza um trabalho apenas razoável. Em contrapartida, a fotografia à cores em CinemaScope, assinada por Philip H. Lathrop, é de muito boa qualidade. No elenco, destacam-se as atuações de Will Rogers Jr. e Maureen O'Sullivan.

CAA