Filmes por gênero

ESCANDALOSA (1949)

Calamity Jane and Sam Bass
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Duas Paixões (Portugal)
La fille des prairies (França)
Calamity Jane y Sam Bass (Espanha)
Entre dos amores (Chile)
Occhio per occhio (Itália)
Rebellen der steppe (Alemanha)
Den vilda ritten (Suécia)
Det vilde ridt (Dinamarca)
Каламити Джейн и Сэм Басс (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: George Sherman
Roteiro: Maurice Geraghty, Melvin Levy
Produção: Leonard Goldstein
Direção Musical: Milton Schwarzwald
Fotografia: Irving Glassberg
Edição: Edward Curtiss
Direção de Arte: Bernard Herzbrun, Richard H. Riedel
Figurino: Yvonne Wood
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: Leslie I. Carey, Glenn E. Anderson
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 1952

Elenco

Yvonne De Carlo Calamity Jane
Howard Duff Sam Bass
Dorothy Hart Katherine Egan
Willard Parker Xerife Will Egan
Norman Lloyd Jim Murphy
Lloyd Bridges Joel Collins
Marc Lawrence Harry Dean
Houseley Stevenson Dakota
Milburn Stone Abe Jones
Clifton Young Link
John Rodney Morgan
Roy Roberts Delegado Peak
Ann Doran Sra. Lucy Egan
Charles Cane J. Wells
Walter Baldwin Doc Purdy
Jack Ingram Mayes
Anthony Backus Policial
George M. Carleton Sr. Sherman
I. Stanford Jolley Wilson

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Tão logo o cavaleiro Sam Bass chega à Denton, Texas, ele encontra um hostil xerife, Will Egan, que não admite jogadores na cidade e que suspeita ser ele um deles. Logo em seguida, Calamity Jane e um grupo de vaqueiros entram na cidade atirando em comemoração a um evento que vai ter lugar na pequena cidade.

Pouco tempo depois, Calamity Jane se impressiona com a capacidade de Sam em acalmar o seu cavalo, Thunderbolt, bem como, se mostra curiosa ao vê-lo flertar com Katherine, a irmã do xerife. Quando Sam pede à jovem para ler uma carta de sua irmã, ela percebe que ele é analfabeto e sem dinheiro, o que a faz pedir ao irmão que o empregue em seu rancho.

Para dar início às festividades, a cidade planeja organizar uma grande corrida, onde cavaleiros de toda a região competirão com a égua Denton, conhecida como a mais rápida do Oeste. No dia da corrida, Calamity Jane e Sam veem a égua relinchando de dor. Ele, então, pede um empréstimo a Will Egan de US$50 para comprar um cavalo, mas na verdade ele o usa para apostar em Thunderbolt.

Quando a égua cai na reta final e Thunderbolt ganha a corrida, Sam recebe uma bolada de prêmio e compra o animal. À noite, ele explica à Calamity Jane que sabia que a égua não estava em condições de correr naquele dia. Jane o beija enquanto lhe diz que sabe que ele ama Katherine. Por outro lado, quando Will Egan, que detesta apostadores, deduz que ele usou o dinheiro emprestado para fazer apostas, o demite e exige que ele deixe a cidade naquela noite. Antes de partir, Sam manifesta mais uma vez seu amor por Katherine e, em seguida, junta-se a Joel Collins e outros fazendeiros.

Ao chegarem à Abilene, onde Harry Dean e seu parceiro, J. Wells, vão participar de uma corrida, eles apostam todo o seu dinheiro na égua de Sam. No entanto, quando acidentalmente Calamity Jane comenta com Dean sobre a identidade da égua, ele e Wells envenenam o animal. Ao descobrir o ocorrido, Sam mata Wells e o grupo, incluindo Calamity Jane, se vê obrigado a fugir para as colinas, onde elaboram um plano para assaltarem a diligência em que Dean estará transportando seus ganhos ilícitos. Ao consumarem o assalto, eles são marcados como criminosos.

Sam retorna à Denton para se explicar junto à Katherine, ocasião em que ela o encoraja a, juntamente com Joel e os outros rancheiros, mudar de vida. Na cadeia, Will Egan revela que eles serão julgados em Abilene, o que os deixa preocupados por acreditarem que não terão um tratamento justo. Calamity Jane consegue libertá-los e Sam, acreditando que Katherine os enganou, a toma em seus braços.

Como foragidos, eles voltam a roubar e Will Egan decide infiltrar um espião no meio deles. Assim, ao tomar conhecimento do próximo roubo, o xerife envia um grupo para pegá-los de surpresa, o que resulta na morte de todos, com exceção de Sam, Joel e Calamity Jane.

Os homens de Will Egan perseguem os sobreviventes nas colinas onde, depois de um tiroteio, Joel é morto e Sam é gravemente ferido. Pouco depois que o xerife retorna à Denton, Calamity Jane chega trazendo Sam, semi-consciente, deitado na sela de Thunderbolt. Embora ele esteja delirando, Katherine percebe que ele está falando de seu amor por ela, momentos antes de morrer nos braços de Calamity Jane.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta George Sherman, a partir de um roteiro escrito por Maurice Geraghty e Melvin Levy, “Escandalosa” é um razoável faroeste produzido pela Universal International Pictures em 1949.

A direção de Sherman se mostra apenas razoável, apesar de manter um bom ritmo, principalmente em sua segunda metade. Embora se trate de uma trama fictícia, o roteiro apresenta alguns personagens históricos como é o caso de Calamity Jane, interpretada por Yvonne De Carlo. A fotografia, assinada por Irving Glassberg, é um dos poucos quesitos que merecem elogios.

No elenco, com atuações bastante convincentes, destacam-se Howard Duff, Lloyd Bridges e Yvonne De Carlo.

CAA