Filmes por gênero

CÉU AMARELO (1948)

Yellow sky
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A cidade abandonada (Portugal)
La ville abandonnée (França)
Cielo amarillo (Espanha)
Herrin der toten Stadt (Alemanha, Austria)
Cielo giallo (Itália)
Den forladte by (Dinamarca)
Desperados (Suécia)
Жёлтое небо (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: William A. Wellman
Roteiro: Lamar Trotti
Produção: Lamar Trotti
Música Original: Alfred Newman
Fotografia: Joseph MacDonald
Edição: Harmon Jones
Direção de Arte: Albert Hogsett, Lyle R. Wheeler
Guarda-Roupa: Charles Le Maire, Sam Benson
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Bernard Freericks, Harry M. Leonard
Efeitos Especiais: Fred Sersen
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1950

Elenco

Gregory Peck James 'Stretch' Dawson
Anne Baxter Constance Mae 'Mike'
Richard Widmark Dude
Robert Arthur Bull Run
John Russell Lengthy
Robert Adler Jed
Harry Morgan Half Pint
James Barton O avô
Charles Kemper Walrus
William Gould Banqueiro
Jay Silverheels Índio
Harry Carter Tenente da Cavalaria
Hank Worden Rancheiro
Victor Kilian Barman
Norman Leavitt Funcionário do Banco
Paul Hurst Bêbado
Eula Guy Cliente do Banco
Norm Taylor Índio

Prêmios

Festival Internacional de Cinema de Locarno, Suiça

Prêmio Especial do Júri (William A. Wellman)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de um Melhor Roteiro de um Faroeste Americano (Lamar Trotti)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1867, os fora-da-lei Dude, Bull Run, Half Pint, Walrus, Lengthy, Jed, e o líder James Dawson, conhecido como Stretch, roubam o banco de Rameyville e são perseguidos por um destacamento da cavalaria até atingirem as areias brancas do deserto do Vale da Morte. Jed é morto, mas os outros conseguem fugir e chegar ao outro lado do deserto. Depois de dividirem o dinheiro roubado, os bandidos continuam até atingirem uma cidade fantasma de nome Yellow Sky, aonde chegam cansados e desidratados.

Na cidade, vivem apenas uma jovem de nome Mike e seu avô. No passado, este foi um mineiro e, hoje, os dois possuem uma boa reserva de ouro. Armada com seu rifle, Mike tenta expulsar os forasteiros, mas Stretch a convence de que não têm a menor condição de continuarem a viagem por se acharem completamente esgotados, mortos de sede e sem se alimentarem há alguns dias. A jovem explica, então, a Stretch como ele poderá chegar a uma nascente próxima com bastante água.

Mais tarde, quando ele tenta entrar numa das casas abandonadas, Mike novamente aponta um rifle para ele e o impede de entrar. Enquanto tenta explicar-lhe que ele e seus homens precisam de quatro a cinco dias para que seus cavalos se recuperem da travessia do deserto, Stretch aproveita um pequeno descuido de Mike para desarmá-la, mas ela o derruba com um forte soco em seu queixo. Armado, o avô da jovem vai ao encontro dos dois e oferece comida para aquela noite.

Stretch adverte seus companheiros para ficarem longe da casa e de Mike que, segundo ele, foi criada por Apaches. Pouco tempo depois, quando Dude se afasta para bisbilhotar, Stretch sai à sua procura. No caminho, encontra-se com Mike e tenta beijá-la. Ela reage e ao conseguir se afastar, diz que ele cheira mal. Ao se encontrar com Dude, este lhe diz que o velho descobriu ouro nas proximidades, mas Stretch ainda pretende seguir em frente. No dia seguinte, Stretch se arruma, mas descobre que Mike e seu avô desapareceram.

Logo a seguir, toma conhecimento que Dude convenceu os homens a ficarem para localizarem e levarem o ouro do velho. Stretch os confronta para discutir sobre a liderança da quadrilha, mas a discussão é interrompida quando descobrem que se acham encurralados. Acenando com uma bandeira branca, Stretch demonstra que o grupo está se rendendo, mas alguns homens conseguem passar para trás das rochas onde se encontram Mike e seu avô, quando este é então atingido por uma bala em sua perna. A situação se inverte e, de volta à casa, o velho admite que tem ouro.

Mike não se acha disposta a dar nada aos homens, mas seu avô sugere que eles dividam os US$ 50.000 que têm enterrados na entrada de uma antiga mina. Como Dude tem problemas com um pulmão, ele fica na casa vigiando Mike e seu avô, enquanto os outros começam a desobstruir a entrada da mina.

Mais tarde, quando Mike vai à nascente pegar um balde de água, Lengthy a agarra, mas Run Bull intervém. Como uma forma de lhe dar uma lição, Stretch segura e mantém a cabeça de Lengthy imersa na água por um longo tempo. À noite, ao se encontrarem do lado de fora da casa, Stretch e Mike se beijam. Em seguida, ela entra para cuidar do avô e Stretch a segue para dizer-lhe que honrará o compromisso assumido, o que o faz com a mão sobre uma Bíblia. Do lado de fora, Dude assiste a tudo através de uma janela. Ao se despedirem, Mike e Stretch revelam seus verdadeiros nomes, Constance Mae e James Dawson.

Na manhã seguinte, quando os homens atingem o local onde o ouro se acha enterrado, eles vêem um grupo de Apaches chegando à Yellow Sky. Com cuidado, Stretch desce até a cidade e observa um grupo de índios a conversar com Mike e o avô. Quando eles vão embora e Stretch o procura, o avô de Mike lhe afirma que os Apaches estiveram com ele para falar sobre um problema que está ocorrendo na reserva e que ele aproveitara a ocasião para informá-los que seu grupo se achava em Yellow Sky a serviço dele.

No dia seguinte, ao sentir que seus homens estão pensando em fugir com todo o ouro recolhido da mina, Stretch reafirma que eles vão ter que cumprir o acordo firmado com o avô de Mike. Dude convence os outros a recusar o acordo e atira em Stretch, ferindo-o. Mike o ajuda a voltar para casa. Os homens, a essa altura comandados por Dude, cercam a casa e iniciam um tiroteio. Acreditando ter matado Stretch, a ganância de Dude faz com que ele passe a atirar contra seus próprios homens, a fim de ficar com todo o ouro amealhado.

Assim, depois de alguns instantes, ele se afasta em direção ao local onde se acham os cavalos e o ouro, disposto a fugir sozinho. Embora ferido por ele, Lengthy o segue. Walrus leva Bull Run, gravemente ferido, para dentro da casa onde este morre logo em seguida. Half Pint é chamado por Walrus e desarmado por Stretch que, sentindo que ali a situação se acha sob controle, sai à procura de Dude para tentar detê-lo. Ao localizá-lo no antigo ‘saloon’, um tiroteio se inicia entre Dude, Lengthy e Stretch, resultando nas mortes dos dois primeiros.

Por determinação de Stretch, ele, Walrus e Half Pint retornam ao Banco de Rameyville, onde devolvem cada centavo do dinheiro que a quadrilha havia roubado. De volta à Yellow Sky, Stretch presenteia Mike com um chapéu que comprou de uma cliente do Banco e, felizes, cavalgam juntos.

imagem

Comentários

Produzido e escrito por Lamar Trotti, a partir de um romance de W. R. Burnett, “Céu Amarelo” é um ótimo western do final dos anos 40. Realizado pelo grande cineasta William A. Wellman, sua trama gira em torno da desintegração de uma gangue de ladrões de banco e da redenção de seu líder, Stretch, quando conhece uma jovem valente que vive com seu avô numa cidade abandonada, longe da civilização.

O filme apresenta grandes momentos como, por exemplo, aquele em que a quadrilha foge através de um deserto árido, aparentemente interminável, sob um sol causticante e uma claridade insuportável, tudo agravado pela falta de água. Por outro lado, ele se torna previsível na sua última meia-hora.

A direção de Wellman é admirável. Merecem ser igualmente destacadas a fotografia em preto e branco de Joseph MacDonald e a trilha sonora de Alfred Newman. No elenco, Richard Widmark, Anne Baxter e Gregory Peck nos brindam com excelentes atuações.

CAA