Filmes por gênero

ATÉ O ÚLTIMO HOMEM (1950)

Halls of Montezuma
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Horizontes de glória (Portugal)
Okinawa (França, Itália, Alemanha, Bélgica)
Situación desesperada (Espanha)
Hasta el último hombre (Chile, México)
Hölle auf Okinawa (Austria)
Montezuma (Suécia)
Przeklete wzgórza (Polônia)
Brændende horisonter (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: 2ª Guerra Mundial
Direção: Lewis Milestone
Roteiro: Michael Blankfort
Produção: Robert Bassler
Música Original: Sol Kaplan
Direção Musical: Lionel Newman
Fotografia: Winton C. Hoch, Harry Jackson
Edição: William Reynolds
Direção de Arte: Albert Hogsett, Lyle R. Wheeler
Guarda-Roupa: Charles Le Maire, Sam Benson
Maquiagem: Ben Nye, Thomas Tuttle
Efeitos Sonoros: Harry M. Leonard, E. Clayton Ward
Efeitos Especiais: Fred Sersen
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1952

Elenco

Richard Widmark Tenente Carl Anderson
Jack Palance Pigeon Lane
Reginald Gardiner Sargento Randolph Johnson
Robert Wagner Soldado Coffman
Karl Malden C. E. "Doc" Jones
Richard Hylton Cabo Stuart Conroy
Richard Boone Tenente-Coronel Gilfillan
Don Hicks Tenente Butterfield
Jack Webb Correspondente Dickerman
Fred Coby Capitão McCreavy
Paul Lees Capitão Seaman
Howard Chuman Capitão Ishio Makino
Neville Brand Sargento Zelenko
Bert Freed Soldado Slattery
Skip Homeier Soldado 'Pretty Boy' Riley
Richard Allan Soldado Stewart
Martin Milner Soldado Whitney
Philip Ahn Soldado Nomura, japonês
Frank Kumagai Soldado Romeo, japonês
Marion Marshall Enfermeira
Roger McGee Davis
Chris Drake Frank

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Durante a segunda guerra mundial, um batalhão de fuzileiros prepara-se para invadir uma grande ilha japonesa no Pacífico Sul. O Tenente-Coronel Gilfillan adverte seus homens que será uma missão difícil, e que precisam fazer prisioneiros para obterem informações sobre as fortificações japonesas. Na ocasião, o Tenente Carl Anderson, um professor de química na vida civil, questiona seu ex-aluno, o Cabo Stuart Conroy, que se queixa de estar doente e não poder lutar. Certo de que Conroy está apenas com medo e cansado, Anderson assegura que ele demonstrou coragem antes e pode fazê-lo novamente.

Anderson e Conroy, então, juntam-se ao resto dos homens, e durante a viagem na lancha de desembarque, o médico, C. E. "Doc" Jones, recorda um incidente ocorrido alguns meses antes, quando Anderson revelou que sofria de "enxaqueca psicológica". Embora ele tenha insistido para que Anderson procurasse tratamento nos Estados Unidos, ele se recusou a deixar seus homens, preferindo ficar aos seus cuidados que lhe tem fornecido analgésicos em suas crises.

Ao chegarem à praia, os soldados cavam trincheiras, apesar da resistência encontrada. Quatro dias depois, Anderson, juntamente com Pigeon Lane, o sargento Zelenko e os soldados Slattery, Coffman e Whitney, tentam avançar, mas são impedidos pelo fogo de soldados japoneses ocultos. Dias depois, o grupo tenta chegar ao topo de uma colina, mas são rechaçados por foguetes japoneses que eles desconheciam fazer parte do arsenal inimigo. Nessa operação, o soldado Coffman é morto.

Em seguida, Anderson se reúne com outros oficiais como Gilfillan, e relata os problemas que estão tendo para obterem informações que lhes permitam capturar seus inimigos. O sargento Randolph Johnson, especialista em conseguir informações de inimigos, pressiona um prisioneiro a falar. Assim, quando o tenente-coronel Gilfillan informa que recebeu ordens para silenciar os foguetes inimigos dentro de nove horas, antes do próximo ataque às colinas, o sargento Randolph comunica que conseguiu a informação de que os soldados japoneses acham-se dispostos a se renderem.

Assim, acompanhado por Randolph e pelo correspondente de guerra Dickerman, Anderson leva uma patrulha até uma caverna onde são emboscados e o sargento Zelenko perde a visão. No entanto, eles reagem e capturam os japoneses restantes, incluindo o Capitão Ishio Makino e os soldados Nomura e Romeo. No local, Anderson encontra um mapa com um dos oficiais mortos e leva seus homens para o outro lado de um rio e através da selva.

Ao retornarem ao local onde constituíram sua Base de operações, o Capitão Makino comete haraquiri, com uma faca roubada do sargento Randolph, e Anderson descobre que Nomura é, na verdade, um líder importante de nome Major Kenji Matsuoda.

Depois de analisarem o mapa encontrado com um dos oficiais japoneses mortos, Randolph deduz onde se encontram localizados os foguetes inimigos e um grupo de caças F4U Corsairs voam para eliminá-los.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Lewis Milestone, a partir de um roteiro escrito por Michael Blankfort, “Até o Último Homem” é um bom filme de guerra produzido pela Twentieth Century Fox Film Corporation em 1950.

Embora não se trate de uma obra premiada, a direção de Milestone é de primeira linha, assim como a bela fotografia a cargo de Winton C. Hoch e Harry Jackson.

No elenco, destaca-se a atuação de Richard Widmark, seguida pelas de Jack Webb e Karl Malden.

CAA