Filmes por gênero

MÚSICA PARA MILHÕES (1944)

Music for millions
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Música para todos (Portugal)
Tendre symphonie (França)
Marisa (Itália)
Al compás del corazón (Espanha)
Musik für millionen (Alemanha, Áustria)
Música para millones (Argentina)
Música del corazón (Peru)
Musik för miljoner (Suécia)
Muzyka dla milionów (Polônia)
Musik for millioner (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Dramática, Música
Direção: Henry Koster
Roteiro: Myles Connolly
Produção: Joe Pasternak
Direção Musical: George Stoll
Fotografia: Robert Surtees
Edição: Douglass Biggs
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Hans Peters
Figurino: Irene
Guarda-Roupa: Kay Dean
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Efeitos Visuais: Warren Newcombe
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1946

Elenco

Margaret O'Brien Mike
June Allyson Barbara Ainsworth
José Iturbi Ele próprio
Jimmy Durante Andrews
Marsha Hunt Rosalind
Hugh Herbert Tio Ferdinand
Marie Wilson Marie
Harry Davenport Médico
Larry Adler Larry
Katharine Balfour Elsa
Helen Gilbert Helen
Mary Parker Anita
Madeleine LeBeau Jane
Ethel Griffies Sra. McGuff
Eddie Dunn Policial
Stanley Andrews Médico no Hospital
Bess Flowers Mulher na platéia
Byron Foulger Sr. Perkins
Nestor Paiva Barman
Lottie Harrison Kate
Arthur Space Coronel
Edward Gargan Detetive
Volta Boyer Enfermeira
Ruth Lee Enfermeira
Jane Green Enfermeira
Robert Dudley Rafferty
Lillian Yarbo Jessie

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Roteiro Original (Myles Connolly )

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Quando a jovem Mike, de apenas sete anos de idade, chega à Nova York, descobre que sua irmã mais velha, Barbara, não foi recebê-la na Estação Ferroviária. Um policial, então, a leva até o Symphony Hall, onde sua irmã está se apresentando. Ao chegar lá, não conseguindo esperar o fim do concerto, Mike sobe ao palco para abraçar a irmã, irritando fortemente o maestro José Iturbi, a ponto de ele querer dispensar Barbara, o que não ocorre graças à intervenção do gerente de palco que, alegando a dificuldade de encontrar músicos do sexo masculino, por causa da guerra, não pode se dar ao luxo de perder alguém.

Barbara, que não tinha conhecimento da viagem de Mike, fica muito feliz com sua chegada, especialmente pelo fato de seu marido se achar combatendo no front do Pacífico e ela se encontrar sozinha. Depois que suas colegas, todas pertencentes à orquestra, observam a pequena Mike numa pensão para adultos, Barbara desmaia. Mais tarde, um médico informa a Mike que sua irmã se acha grávida e lhe instrui sobre como cuidar dela.

Embora Mike e suas companheiras de quarto tenham jurado manter segredo sobre o estado de Barbara, sua evidente preocupação com ela chama a atenção de Iturbi, que se mostra surpreendentemente simpático. Pouco antes de a orquestra sair em uma turnê, um telegrama endereçado à Barbara chega à pensão. Como ela e a irmã não se encontram no momento, Rosalind, a harpista da orquestra, abre o telegrama, que contém más notícias sobre Joe, marido de Barbara, e decide não contar nada a ela até que a criança nasça.

No trem para a Flórida, durante a turnê, Mike encontra a irmã chorando em silêncio em sua cabine e descobre que ela está convencida de que o marido se acha morto, por não ter notícias dele há quatro meses. Mike, que ama rezar para São Cristóvão, pede para que a irmã tenha fé em Deus, bem como, pelo retorno de Joe.

Ao chegarem à Flórida, Barbara surpreende Rosalind gritando com Mike por ter deixado cair sua bolsa no chão, enquanto ela se apressa para pegar o telegrama caído. Mais tarde, Barbara acusa as amigas por estarem escondendo algo dela. De volta à Nova York, a clarinetista Marie, juntamente com suas colegas, teme que Barbara venha a abortar. Ela pede ao seu tio Ferdinand, um vigarista alcoólatra, para forjar uma carta de Joe revelando que teria ficado perdido em uma ilha por quatro meses. Ao ler a tal carta, Barbara se sente aliviada por acreditar que o marido esteja bem e em segurança.

Dias depois, antes de um concerto, Barbara entra em trabalho de parto. Por outro lado, Marie e suas colegas, pouco antes de subirem ao palco, descobrem, por intermédio de Ferdinand, que a carta que deveria ter sido forjada, na realidade nunca fora escrita, concluindo que, na verdade, Joe se encontra vivo. Felizes, ao lado de Iturbi, elas interpretam “Messias”, uma das grandes composições de Handel. No final, Mike chega com a notícia de que Barbara havia dado à luz um menino.

imagem

Comentários

Realizada pelo cineasta Henry Koster, a partir de um roteiro escrito por Myles Connolly, “Música para Milhões” é uma ótima comédia dramática do cinema americano de meados dos anos 1940.

Contando com um excelente roteiro, Koster realiza um belo trabalho na direção. A maravilhosa trilha sonora apresenta músicas dos grandes mestres, dentre os quais encontram-se Claude Debussy, Antonín Dvorák, Frédéric Chopin e George Handel.

No elenco, o maior destaque é jovem atriz Margaret O'Brien, de apenas 7 anos de idade. Os momentos em que ela contracena com Jimmy Durante, são inesquecíveis. June Allyson, no papel de sua irmã mais velha, também se sai muito bem.

CAA