Filmes por gênero

ESTIGMA DA CRUELDADE (1958)

The Bravados
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O vingador sem piedade (Portugal)
Les bravados (França, Canadá)
El vengador sin piedad (Espanha)
Bravados (Austria, Alemanha, Itália, Suécia)
Hajtóvadászat (Hungria)
Hevneren (Noruega)
Бравадос (União Soviética, Bulgária)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Henry King
Roteiro: Philip Yordan
Produção: Herbert B. Swope Jr.
Música Original: Lionel Newman
Direção Musical: Bernhard Kaun
Fotografia: Leon Shamroy
Edição: William Mace
Direção de Arte: Lyle R. Wheeler, Mark-Lee Kirk
Guarda-Roupa: Charles Le Maire
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Bernard Freericks, Harry M. Leonard
Efeitos Especiais: William F. Mittlestedt
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1960

Elenco

Gregory Peck Jim Douglass
Joan Collins Josefa Velarde
Stephen Boyd Bill Zachary
Albert Salmi Ed Taylor
Lee Van Cleef Alfonso Parral
Henry Silva Lujan
Kathleen Gallant Emma Steinmetz
George Voskovec Gus Steinmetz
Herbert Rudley Xerife Sanchez
Barry Coe Tom
Andrew Duggan Padre
Ken Scott Auxiliar do Xerife
Gene Evans John Butler
Robert Adler Tony Mirabel
Beulah Archuletta Garçonete mexicana
Ada Carrasco Sra. Parral
Alicia del Lago Ángela Luján
Joe DeRita Sr. Simms
Jacqueline Evans Sra. Barnes
Juan García Auxiliar do Xerife
María Gracia Helen, filha de Jim Douglass
Robert Griffin Banqueiro
Jack Mather Quinn

Indicações

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator em um Filme de Ação (Gregory Peck)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Jim Douglass é um fazendeiro que vem perseguindo quatro foras da lei que ele acredita terem assassinado sua esposa seis meses antes. Ele chega à cidade de Rio Arriba, onde quatro homens, Alfonso Parral, Bill Zachary, Ed Taylor e Lujan, que têm a descrição dos homens que ele procura, estão na prisão aguardando serem executados. Ainda nos arredores da cidade, ele é parado por um guarda que o desarma e, depois, o escolta até o gabinete do xerife Eloy Sanchez. O xerife questiona seus motivos e depois confisca sua arma.

Na rua, ele é confundido com o carrasco que deverá executar os condenados. Em seguida, ao se registrar no hotel, ele é calorosamente saudado por Josefa Velarde, uma ex-amante de Nova Orleans que ele não via há cinco anos. Quando ela lhe pergunta se ele se casou, ele responde afirmativamente e muda de assunto. Depois que Simms, o carrasco, chega, Jim pede para ver os prisioneiros e expressa seu alívio ao ver que, finalmente, a lei os levará à justiça.

À noite, quando a grande maioria dos habitantes da cidade vai à igreja, Jim recusa um convite de Josefa para acompanhá-la. Nesse período, Simms volta à prisão e golpeia fortemente o xerife. Este, no entanto, consegue reagir e matar seu agressor, mas os quatro condenados conseguem fugir. Antes de deixarem a cidade, os assassinos raptam Emma Steinmetz, filha de um comerciante, que havia deixado a igreja minutos antes. Enquanto isso, gravemente ferido, o xerife consegue chegar à igreja e, depois que o pai de Emma descobre que sua filha está desaparecida, um grupo é formado para tentar localizá-la, mas Jim se recusa a se juntar a eles, prometendo trazer os fugitivos para que se faça justiça.

Sozinho em seu quarto de hotel, Jim olha para a foto de sua esposa e filha, que ele carrega em um relógio de bolso. Na manhã seguinte, ele alcança o grupo e assume o comando. Depois de encontrar o corpo morto de Simms, à beira da estrada, Jim ordena que disparos sejam feitos a cada cinco minutos para desviar a atenção dos criminosos. Sua ideia dá resultado, pois, quando Zachary está prestes a atacar Emma, ele ouve os tiros e se assusta. Os fugitivos, que não conheciam Jim, se mostram surpresos por sua determinação de prendê-los. Conscientes de que ele se encontra por perto, eles atribuem a Parral a missão de emboscá-lo, enquanto os demais seguem em frente.

Ao localizar Parral, Jim é mais rápido e o imobiliza. Em seguida, mostrando a foto de sua esposa, ele pergunta qual deles a matou. Embora o criminoso jure que nunca colocou os olhos na mulher da foto, Jim dispara contra ele a sangue frio. Horas depois, na igreja de Rio Arriba, a mãe de Parral sofre ao tomar conhecimento da morte de seu filho, enquanto o padre diz à Josefa que a esposa de Jim foi estuprada e morta por quatro foras da lei, identificados por um vizinho, um homem chamado Butler.

Quando o padre menciona que, antes de embarcar em sua busca de vingança, Jim confiou sua filha aos cuidados de um rancheiro e sua esposa, Josefa confessa que a garota poderia ter sido dela, já que ele lhe propusera casamento antes. Horas depois, quando ela vai ao rancho para confortar a garota, Zachary, Taylor e Lujan, que continuam com Emma, observam Jim à distância. Quando Taylor começa a disparar, Jim espera que ele fique sem munição e, então, o mata, pendurando em seguida seu corpo, de cabeça para baixo, numa árvore.

A quatro quilômetros do rancho de Douglass, Emma, Lujan e Zachary se deparam com a choupana de Butler e lhe pedem comida. Depois de alimentá-los, Butler nervosamente se desculpa por ter que ir trabalhar, pega um saco e sai pela porta. Zachary atira nele pelas costas e, enquanto Lujan vai examinar o saco, ele arrasta Emma para uma sala e a violenta. À medida que o grupo armado se aproxima, Lujan e Zachary se afastam, deixando Emma para trás.

Após encontrar Emma violentada e histérica, e o cadáver de Butler, Josefa exorta Jim a matar os culpados. Os dois viajam para a fazenda e, depois de confiar sua filha aos cuidados de Josefa, Jim e o grupo saem em busca dos fugitivos restantes. No entanto, ao atingirem a fronteira mexicana, o grupo retorna e Jim continua sozinho. Ao encontrar Zachary e Lujan em uma pequena cantina de fronteira, Jim arremessa seu relógio na mesa. Quando Zachary saca sua arma, Jim dispara contra ele, enquanto Lujan consegue escapar.

Depois de passar a noite à procura de Lujan, Jim o encontra na manhã seguinte em sua casa, ao lado da esposa Angela e de um filho doente. Ao apontar a arma para ele, Jim é interrompido por Angela, que joga um pote de barro contra sua cabeça. Em seguida, quando Lujan lhe pergunta por que motivo ele está lhe caçando, Jim lhe mostra o retrato de sua mulher assassinada, ao que ele insiste que nunca a viu. Quando Jim observa um saco que, segundo ele, continha as economias da família e teria sido levado pelos assassinos de sua mulher, Lujan lhe diz que aquele saco ele pegou de Butler, antes de seguir para a fronteira mexicana com seus companheiros de fuga. Tal confissão faz com que Tim perceba que Butler foi o verdadeiro assassino de sua mulher.

Sem palavras e com remorso, Jim retorna à Rio Arriba e se dirige diretamente à igreja para rezar e pedir perdão. Logo depois, Josefa e sua filha entram e a garota corre para seu pai, que a abraça. Quando eles deixam a igreja juntos, eles são aplaudidos pelos habitantes da cidade, que oferecem sua eterna gratidão. Em resposta, ele lhes pede apenas suas orações.


imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Henry King, a partir de um roteiro escrito por Philip Yordan, “Estigma da Crueldade” é um faroeste norte-americano produzido pela Twentieth Century-Fox Film Corporation em 1958. Sua trama, baseada num livro de Frank O’Rourke, é marcada por muita ação, perseguições e tiroteios.

Na direção, Henry King realiza um ótimo trabalho, no que é ajudado pela fotografia em CinemaScope, assinada por Leon Shamroy. Merece ainda ser citada, a bela trilha sonora a cargo de Alfred Newman e Hugo Friedhofer

No elenco, Gregory Peck brilha no papel principal, seguido pelas boas atuações de Stephen Boyd, Albert Salmi, Lee Van Cleef e Henry Silva. A bela atriz londrina, Joan Collins, se sai bem num papel menor.

CAA