Filmes por gênero

FALCÃO DOS MARES (1951)

Captain Horatio Hornblower
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Epopeia nos Mares (Portugal)
Capitaine sans peur (França)
Le avventure del capitano Hornblower (Itália)
El hidalgo de los mares (Espanha)
El conquistador de los mares (Chile)
Des Königs Admiral (Alemanha)
Med flaggan i topp (Suécia)
Kaptajn Hornblower (Dinamarca)
Капитан Горацио (União Soviética)
Pais: Reino Unido
Gênero: Ação, Aventura
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: Ben Roberts, Ivan Goff, Aeneas MacKenzie
Produção: Raoul Walsh, Gerry Mitchell
Música Original: Robert Farnon
Fotografia: Guy Green
Edição: Jack Harris
Figurino: Sheila Graham, Thomas N. Morahan
Guarda-Roupa: Joan Joseff
Maquiagem: Tony Sforzini
Efeitos Sonoros: Harold V. King
Efeitos Especiais: Harry Barndollar, Arthur Rhoades, Cliff Richardson e outros
Efeitos Visuais: Peter Ellenshaw
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1952

Elenco

Gregory Peck Capitão Horatio Hornblower
Virginia Mayo Lady Barbara Wellesley
Robert Beatty Tenente William Bush
Moultrie Kelsall Tenente Crystal
Alec Mango Don Julian Alvarado, El Supremo
Terence Morgan 2º Tenente Gerard
James Kenney Guarda-Marinha Longley
James Robertson Justice Marinheiro Quist
Denis O'Dea Sir Rodney Leighton
Michael Dolan Cirurgião Gundarson
Stanley Baker Sr. Harrison
Alan Tilvern Hernandez
Christopher Lee Capitão espanhol
Eugene Deckers Comandante francês
Kynaston Reeves Almirante Lord Hood
Ronald Adam Almirante McCartney
Michael Goodliffe Coronel Caillard
Anthony Marlowe Capitão Bolton
Derek Sydney Capitão Elliott
Jack Watson Capitão Sylvester
Arthur Gomez Capitão de Corveta francês
Basil Bartlett Capitão Elliott
Anthony Forwood Tenente Woodford
Amy Veness Sra. McPhee
Ingeborg von Kusserow Hebe, empregada de Lady Barbara
Alexander Davion Oficial espanhol

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1807, durante as guerras napoleônicas, o Capitão britânico Horatio Hornblower zarpa da Inglaterra no comando do HMS Lydia, levando uma carga de mosquetes e munições. A missão do Lydia é entregar as armas a um grupo de rebeldes centro-americanos, liderados por Don Julian Alvarado.

Hornblower é um disciplinador rigoroso e não tolera nenhum desrespeito de sua tripulação. Sua justiça escrupulosa faz com que ele ganhe a admiração dos homens que navegam com ele. Antes que o Lydia atinja seu destino, o navio atravessa uma calmaria e os homens ficam doentes de escorbuto. Embora Gundarson, cirurgião do navio, implore a Hornblower para atracar e providenciar mantimentos frescos, ele se recusa a colocar em risco sua missão. Finalmente, como Hornblower havia previsto, o vento retorna e o navio chega ao seu destino, onde ele se reúne com Don Julian Alvarado, conhecido como El Supremo, pelos seus seguidores.

Embora chocado com o comportamento de Alvarado, Hornblower entrega as armas para ele. Quando o navio espanhol Natividad ancora nas proximidades, Hornblower e seus homens o atacam durante a noite e, após uma breve luta, os espanhóis se rendem. Depois de colocar os oficiais espanhóis nos porões do Lydia, para salvá-los de serem mortos por Alvarado, Hornblower entrega o Natividad e sua carga aos rebeldes.

Mais tarde, em frente à costa do Panamá, o Lydia encontra um navio espanhol com uma bandeira branca e Hornblower deduz que a Espanha e a Inglaterra são agora aliadas contra Napoleão. A bordo do navio espanhol, encontra-se a irmã do Duque de Wellington, Lady Barbara Wellesley e sua empregada, Hebe, que estão fugindo de uma epidemia de febre amarela. Com grande relutância, Hornblower compromete-se a levar as mulheres para a Inglaterra, mas não antes de recapturar o Natividad. Desta vez, há muitas vítimas e o Natividad fica completamente destruído.

Durante os combates, Lady Barbara cuida dos feridos e ganha o respeito do Hornblower. Enquanto o Lydia continua sua viagem de regresso, ela adoece com febre. Hornblower cuida dela, temeroso de que venha a ocorrer uma epidemia de febre amarela a bordo. A doença de Lady Barbara revela-se menos grave do que ele imaginava e ela se recupera completamente. Pouco tempo depois, os dois se apaixonam, embora ela seja noiva de Sir Rodney Leighton, e ele revele ser casado.

Ao chegarem à Inglaterra, a tripulação é saudada por um ciumento Leighton, que repreende Hornblower por não ter conseguido capturar o Natividad. Ao chegar em casa, ele descobre que sua esposa morreu ao dar à luz seu filho. Por outro lado, o casamento de Lady Barbara com Leighton ocorre como planejado.

Hornblower é indicado para um navio sob o comando de Leighton. Desafiando as ordens de seu superior, após capturar um navio francês, Hornblower deduz o local onde se encontra uma pequena frota de navios franceses, que ele consegue inutilizar. No entanto, ao deixar a enseada, seu navio é fortemente atacado pelas forças francesas, obrigando toda a tripulação a abandoná-lo e a nadar para terra onde todos são capturados. Hornblower e o gravemente ferido tenente William Bush, acompanhados pelo marinheiro Quist, são levados para Paris a fim de serem julgados como piratas. No entanto, no caminho, eles conseguem escapar e, disfarçados de soldados holandeses, descobrem um navio que transporta prisioneiros ingleses. Com a ajuda dos prisioneiros, Hornblower, Bush e Quist assumem o comando do navio e se dirigem para a Inglaterra.

No término da viagem, Bush é promovido a capitão, enquanto Quist diz que vai abrir um pub. Quanto a Hornblower, ao voltar para casa para visitar seu filho, ele é surpreendido com a visita da agora viúva Barbara, que o abraça fortemente.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Raoul Walsh, a partir de um roteiro escrito por Ben Roberts, Ivan Goff e Aeneas MacKenzie, “Falcão dos Mares” é um ótimo filme produzido pel Warner Brothers em 1951. Sua trama, baseada na obra de C. S. Forester que condensa seus escritos sobre a era Napoleônica, é marcada por uma boa dose de ação com cenas de batalhas navais muito bem coreografadas.

Embora não se trate de uma obra premiada, a direção de Walsh é de primeira linha, assim como a fotografia assinada por Guy Green.

No elenco, destacam-se as atuações de Gregory Peck e Virginia Mayo, seguidas pelas de Robert Beatty e Alec Mango.

CAA