Filmes por gênero

ONDA DE PAIXÕES (1956)

Raw edge
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Il marchio del bruto (Itália)
En el límite del desierto (Espanha)
Die Meute lauert überall (Austria, Alemanha)
Vahvemman laki (Finlândia)
Margine nefinisată (Romênia)
Hämnaren från vildmarken (Suécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: John Sherwood
Roteiro: Harry Essex, Robert Hill
Produção: Albert Zugsmith
Música Original: Hans J. Salter, Irving Gertz
Direção Musical: Joseph Gershenson
Fotografia: Maury Gertsman
Edição: Russell F. Schoengarth
Direção de Arte: Alexander Golitzen, Alfred Sweeney
Figurino: Bill Thomas
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: Leslie I. Carey, Frank H. Wilkinson
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 1958

Elenco

Rory Calhoun Tex Kirby
Yvonne De Carlo Hannah Montgomery
Herbert Rudley Gerald Montgomery
Mara Corday Paca
Neville Brand Tarp Penny
Emile Meyer Pop Penny
Rex Reason John Randolph
Robert J. Wilke Sile Doty
John Gavin Dan Kirby
Francis McDonald Chefe Kiyuva
Robert F. Hoy Five Crows
Gregg Barton McKay
Ed Fury Whitey
William Schallert Missionário
Paul Fierro Barman
Julia Montoya Índia
Charles Soldani Índio
Tony Urchel Índio

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1842, no Oregon, um território reivindicado pelos Estados Unidos e Grã-Bretanha, não há lei, exceto a de Gerald Montgomery, que domina a área como um barão feudal, decretando que uma mulher solteira é propriedade do primeiro homem que desejá-la. A esposa de Montgomery, Hannah, é atacada em um celeiro escuro por um assaltante desconhecido, mas ela consegue mordê-lo, antes de desmaiar. Pop e Tarp Penny, capangas de Montgomery, dizem a ele que suspeitam que o caçador Dan Kirby, envolvido em uma disputa de terras, seja o responsável pelo ataque. A culpa de Dan é aparentemente confirmada quando encontram uma cicatriz em seu braço. Paca, a mulher indígena de Dan, procura a ajuda de Hannah, que admite que o agressor era um homem mais pesado do que ele. No entanto, Hannah e Paca retornam tarde demais para impedir que Montgomery enforcasse Dan.

Quando Paca tenta retornar ao seu povo, os Kiyuva, ela é perseguida por homens de Montgomery. O bravo índio Five Crows tenta defendê-la, mas é morto, e Paca é reivindicada por Sile Doty como sua esposa. Em um bar da cidade, um estranho que parou no rancho de Kirby e encontrou o corpo de Dan, procura o jogador John Randolph e é aconselhado a procurar Doty, se desejar trabalhar para Montgomery. No lugar de Doty, o estranho, Tex Kirby, irmão de Dan, fica surpreso ao encontrar Paca, que ele conhecia como esposa de seu irmão, mas ela explica a lei de Montgomery para ele.

Os irmãos Penny pretendem avisar Montgomery em seu acampamento da montanha, mas Randolph avisa Tex que está sendo preparada uma emboscada contra ele. Pop, no entanto, pretende deixar que Montgomery seja morto, a fim de reivindicar sua terra e a viúva. No acampamento, Randolph também adverte Hannah que Tex está de olho em seu marido. Quando os índios se mostram dispostos a vingar a morte de Five Crows, os irmãos Penny retornam à segurança do acampamento, onde Hannah os acusa de terem abandonado seu marido. Mais tarde, quando Tex chega ao acampamento para aguardar o retorno de Montgomery, os irmãos Penny concordam em deixá-lo agir sozinho. No dia seguinte, Doty e Paca cavalgam até o acampamento, mas são presos pelo levante indígena.

Montgomery pede ajuda à Paca, avisando-a que ela será enforcada se não o ajudar, fazendo assim com que ela procure o chefe Kiyuva. Enquanto isso, Hannah confessa à Tex que já não ama Montgomery por causa do que ele se tornou. Quando Pop e Tarp Penny começam a beber e a discutir sobre qual dos dois vai ficar com Hannah, Randolph os envolve em um jogo de cartas para determinar qual deles será seu proprietário e, ao iniciarem uma briga, Hannah aproveita a oportunidade para fugir. Pouco depois, ao encontrá-la, Tarp se oferece para levá-la até seu marido, mas, no caminho, ele a ataca e ela percebe que foi ele, e não Dan, quem a atacou anteriormente. Logo em seguida, Tex os encontra e a liberta. Embora Hannah ainda pense que ele tem a intenção de matar seu marido, ela o agradece por tê-la libertado. Minutos depois, quando Hannah é atingida no ombro por um disparo de Tarp, Tex decide acompanhá-la até o acampamento, ocasião em que se dá conta de sua crescente afeição por ela.

Enquanto isso, Paca informa Montgomery que o chefe Kiyuva permitirá que ele e seus homens sejam libertados se ele ajudá-lo a encontrar o assassino de Five Crows. Montgomery pretende entregar Tex como o assassino, mas quando é levado à presença do Kiyuva, ele é identificado como o homem que procuram. Desesperado, ele implora a ajuda de Paca, enquanto é levado à força e, no dia seguinte, seu corpo é jogado no acampamento, enquanto Paca segue com seu povo.

No final, depois de um tiroteio envolvendo Tex e os irmãos Penny, estes são mortos e, quando Tex se prepara para ir embora da região, Hannah aceita seu convite para acompanhá-lo.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta John Sherwood, a partir de um roteiro escrito por Harry Essex e Robert Hill, “Onda de Paixões” é um faroeste norte-americano produzido pela Universal International Pictures (UI) em 1956. Sua trama, baseada numa estória de William Kozlenko e James Benson Nablo, se passa no velho oeste americano de meados do século XIX, quando as mulheres eram consideradas basicamente como meros objetos para servirem aos homens.

A direção de Sherwood se mostra apenas razoável, apesar de manter um bom ritmo, principalmente em sua segunda metade. Por outro lado, a fotografia a cores, assinada por Maury Gertsman, é de muito boa qualidade. No elenco, com atuações bastante convincentes, destacam-se Yvonne De Carlo, Rory Calhoun, Mara Corday e Neville Brand.

CAA