Filmes por gênero

GRINGO VELHO (1989)

Old Gringo
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O Velho Gringo (Portugal)
Old Gringo - Il vecchio gringo (Itália)
Gringo Velho, 1989 (Espanha, Argentina, México)
Stary gringo (Polônia)
Vanha gringo (Finlândia)
Tüzes alkony (Hungria)
Старият гринго (Bulgária)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Histórico, Romance
Direção: Luis Puenzo
Roteiro: Luis Puenzo, Aída Bortnik
Produção: Lois Bonfiglio
Design Produção: Bruno Rubeo, Stuart Wurtzel
Música Original: Lee Holdridge
Coreografia: Ana Mérida
Fotografia: Félix Monti
Edição: William M. Anderson, Glenn Farr, Juan Carlos Macías
Direção de Arte: Scott Ritenour
Figurino: Enrico Sabbatini
Guarda-Roupa: Teresa Micocci, Uliva Pizzetti, Paola Pedricca, Giovanni Viti e outros
Maquiagem: Lee Harman, Alberto López, Peggy Schierholz
Efeitos Sonoros: Tom C. McCarthy, Mark Gordon, Aaron Rochin e outros
Efeitos Especiais: Adrián Durán, Alejandro Durán, Fermín Durán, Jesus Durán
Efeitos Visuais: Rocco Gioffre
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1990

Elenco

Jane Fonda Harriet Winslow
Gregory Peck Ambrose Bierce
Jimmy Smits General Tomas Arroyo
Patricio Contreras Coronel Frutos Garcia
Pedro Armendáriz Jr. Pancho Villa
Jenny Gago La Garduna
Gabriela Roel La Luna
Sergio Calderón Zacarias
Guillermo Ríos Monsalvo
Jim Metzler Ron
Samuel Valadez De La Torre Cônsul Saunders
Anne Pitoniak Sra. Winslow
Stanley Grover General Saunders
Josefina Echánove Clementina
Pedro Damián Capitão Ovando
Maya Zapata Dolores
José Olivares Trinidad
Alicia del Lago Esposa de Trinidad
Carlos Cardán Matias Salazar
Evangelina Sosa Guadalupe
Hector Rivera Ataulfo
Salvador Sánchez Floreal
Mario Arévalo Casimiro
Roberto Sosa Lucio
María Luisa Coronel Maria
Amelia Zapata Juana
Stewart Smith Jornalista
John Williams Jornalista

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1913, quando a professora americana Harriet Winslow deixa o país para ser governanta de uma abastada família mexicana, a família Miranda, ela é sequestrada por um grupo de revolucionários. Estes,  na verdade, pertencem a uma unidade do exército de Pancho Villa. Eles usam as bagagens dela para contrabandearem armas para os empregados da Fazenda Miranda, os quais, por sua vez, ajudam as forças do General Tomas Arroyo.

Durante o ataque, “Gringo Velho”, que na realidade se chama Ambrose Bierce e é um famoso jornalista e escritor, junta-se ao grupo de revolucionários. Quando a fazenda é tomada, Harriet passa a conviver com os revolucionários, descobrindo seus valores. Ela se torna romanticamente encantada ora com Bierce ora com Arroyo.

Bierce chegou ao México para morrer no anonimato, sentindo que, em seus 50 anos como escritor, ele só ganhou elogios pelo seu estilo e não pela verdade que tentava passar a seus leitores. O General Arroyo, por sua vez, retornou à fazenda onde nascera. Seu pai, que era realmente um Miranda, estuprara uma camponesa que veio a ser sua mãe. Anos depois, ainda jovem, Arroyo assassinou o pai.

Enquanto seus homens aproveitam o luxo proporcionado pela fazenda, Arroyo torna-se obsessivo com o seu passado, com as lembranças da família que ali se acha enterrada. Nesse estado, ele falha ao receber ordens de Pancho Villa para movimentar seus homens. Com o intuito de tirar Arroyo desse estado obsessivo e evitar um motim por parte dos seus oficiais, Bierce queima papeis que o general considera sagrados. Tal atitude, no entanto, faz com que Arroyo o mate pelas costas. Bierce morre nos braços de Harriet.

Em seguida, a professora vai à Embaixada Americana, no México, para reclamar o corpo de Bierce e levá-lo de volta para os Estados Unidos, o que faz alegando que se trata de seu pai há muito tempo desaparecido. Tal atitude coloca Pancho Villa numa situação delicada, por se tratar de um cidadão americano assassinado por um dos seus generais.

Com o fim de evitar que os americanos se coloquem contra a revolução, Villa faz com que Harriet assine uma declaração de que seu pai havia se juntado aos revolucionários e que teria sido executado por desobedecer ordens, o que também ocorreu com o general Arroyo, bem como, que ela teria presenciado ambas as execuções. Depois que ela assina tal declaração, um caixão é providenciado para o transporte do corpo de Bierce, bem como, ela testemunha a execução de Arroyo.

imagem

Comentários

Baseado num romance homônimo do escritor mexicano Carlos Fuentes, “Gringo Velho” é um filme realizado pelo cineasta argentino, Luis Puenzo. Sua trama gira em torno das aventuras vividas por uma professora americana que decide ser governanta de uma abastada família mexicana durante a revolução que se iniciara em novembro de 1910 naquele país.

Puenzo realiza um trabalho razoável ao mostrar o ambiente revolucionário da época. A fotografia de Félix Monti é boa, assim como a utilização de efeitos especiais nas explosões no interior da fazenda dos Miranda, como também nos enfrentamentos entre federais e revolucionários.

No elenco, chama atenção a atuação de Gregory Peck no papel de Ambrose Bierce.

CAA