Filmes por gênero

RENEGADO HERÓICO (1952)

Springfield rifle
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Missão Secreta (Portugal)
La mission du commandant Lex (França, Bélgica)
El honor del capitán Lex (Espanha)
El rifle (Chile)
La maschera di fango (Itália)
Gegenspionage (Austria, Alemanha)
Vapenbröder (Suécia)
Forræderen fra Colorado (Dinamarca)
Tropem koniokradów (Polônia)
Стрелок из Спрингфилда (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste, Guerra Civil
Direção: André De Toth
Roteiro: Frank Davis, Charles Marquis Warren
Produção: Louis F. Edelman
Música Original: Max Steiner
Fotografia: Edwin B. DuPar
Edição: Robert L. Swanson
Direção de Arte: John Beckman
Maquiagem: Gordon Bau
Efeitos Sonoros: Charles Lang
Nota: 7.3
Filme Assistido em: 1954

Elenco

Gary Cooper Major Alex Kearney
Paul Kelly Tenente Coronel John Hudson
Philip Carey Capitão Edward Tennick
James Millican Detetive Matthew Quint
Lon Chaney Jr. Pete Elm
David Brian Austin McCool
Wilton Graff Coronel George Sharpe
Ewing Mitchell Capitão Spencer
Phyllis Thaxter Erin Kearney
Michael Chapin Jamie Kearney
Richard Hale General Halleck
Richard Lightner Tenente Johnson
Guinn Williams Sargento Snow
Alan Hale Jr. Mizzell
William Fawcett Cabo Ramsey
Martin Milner Soldado Olie Larsen
James Brown Soldado Ferguson
Jerry O'Sullivan Tenente Evans
Nedrick Young Sargento Poole
George Eldredge Juiz
Edward Hearn Calhoun
Fess Parker Jim Randolph

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1864, o exército da União precisa de cavalos para realizar uma ofensiva contra o Sul. Os homens do Forte Hedley, no Colorado, liderados pelo Tenente Coronel John Hudson, foram incapazes de cumprir tal missão, porque, apesar de todas as precauções de segurança, assaltantes simpáticos à Confederação roubaram seus cavalos. Como os bandidos sempre aparecem quando os soldados cruzam o desfiladeiro existente nas montanhas, o Coronel Sharpe suspeita que haja um espião entre eles. Quando Hudson exige mais homens para lutar contra os assaltantes, o Coronel Sharpe lhe mostra o novo fuzil de repetição Springfield que ajudará a tropa a se tornar mais eficiente.

Mais tarde, um grupo de soldados da União, liderado pelo Major Alex Kearney, leva um bando de cavalos através de um desfiladeiro, quando é atacado pelos assaltantes. Ao invés de arriscar a vida de seus homens, Kearney permite que os bandidos levem os cavalos e retorna ao Forte com seu grupo. Ao chegar lá, ele informa o ocorrido ao Tenente Coronel Hudson, na presença de Matthew Quint, um detetive particular encarregado de descobrir o espião sulista. Eles são interrompidos pelo Capitão Edward Tennick, que exige que o Major Kearney seja submetido à corte marcial por covardia diante do inimigo. Kearney, que é de Virginia, é suspeito de ter simpatias pelo Sul e, apesar do apoio de seus homens, é declarado culpado e expulso do exército.

Embora proibido de colocar os pés em uma Base do exército, sob pena de morte, Kearney permanece nas proximidades, aproveitando cada oportunidade para provocar o Capitão Tennick. Certo dia, ao retornar ao hotel, ele encontra sua esposa Erin a esperá-lo. Ela lhe implora para que volte para casa por causa de seu filho, Jamie, mas Kearney se recusa a atendê-la e a envia para casa sozinha. No bar, o detetive lhe informa que dois dos assaltantes foram recentemente capturados. Mais tarde, Kearney inicia uma luta contra Tennick, que termina no Forte, onde ele é imediatamente preso e condenado à morte. Colocado na mesma cela onde se encontram os dois assaltantes, Kearney os ajuda a escaparem e, com eles, segue até o rancho de Austin McCool, onde lhe mostram o local onde guardam os cavalos roubados do exército da União até que os mesmos sejam vendidos para as tropas do Sul.

No rancho, Kearney toma conhecimento de que nem seu braço direito, Pete Elm, sabe como McCool obtém suas informações. Depois que uma nova leva de cavalos é vendida para o Sul, o Tenente Coronel Hudson, que é solidário com Kearney, o encontra e lhe diz que Erin voltou e que Jamie fugiu da escola. Embora só seja do conhecimento do Coronel Sharpe, do detetive Quint e do Capitão Tennick, Kearney é na verdade um espião da União. Preocupado com a fuga do filho, ele pede para ser dispensado de sua missão, mas é persuadido a continuar no trabalho. Na ocasião, Tennick concorda em matar McCool, de modo que ele possa assumir seu lugar e, assim, descobrir quem é o traidor no Forte.

Mais tarde, durante uma batalha, o Capitão Tennick fere mortalmente McCool, mas é morto em seguida. No rancho, Kearney alia-se a Pete Elm e, para sua surpresa, descobre que o espião é o Tenente Coronel Hudson, e que o mesmo pretende vender um carregamento de fuzis para as tropas do Sul. Ao reportar a descoberta para o Coronel Sharpe, este lhe diz que seu filho Jamie foi encontrado. Feliz, ele corre para dar a boa notícia à Erin, mas esta acredita que ele está mentindo em um esforço para mandá-la embora novamente. Na dúvida, ela procura o Tenente Coronel Hudson, que confirma a notícia, mas na conversa o militar percebe que Kearney está agindo contra ele.

Depois que Hudson providencia para que o Coronel Sharpe e o detetive Quint sejam mortos, Pete Elm procura Kearney e lhe diz que o tenente coronel pretende executá-lo como um espião das tropas do Sul. No entanto, antes dele enfrentar um pelotão de fuzilamento, os soldados da União que serviram sob suas ordens o ajudam a escapar. Em seguida, o grupo consegue recapturar um bando de cavalos recentemente roubados. Ainda sob a liderança de Kearney, os soldados da União capturam o Tenente Coronel Hudson e o grupo de assaltantes. Finalmente, para orgulho de Erin e de seu filho Jamie, Kearney é nomeado Chefe do recém-formado Departamento de Inteligência do Exército dos Estados Unidos.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta André De Toth, a partir de um roteiro escrito por Frank Davis e Charles Marquis Warren, “Renegado Heróico” é um bom faroeste produzido pela Warner Brothers Pictures em 1952. Sua trama, baseada numa história de Sloan Nibley, se passa no Colorado durante a Guerra Civil Americana e é marcada por uma boa dose de ação.

A direção de De Toth se mostra apenas razoável, embora consiga manter um bom ritmo, principalmente em sua segunda metade. Merece ainda destaque a bela fotografia assinada por Edwin B. DuPar.

No elenco, com uma atuação bastante convincente, o grande destaque é Gary Cooper, seguido pelas boas atuações de David Brian e Paul Kelly.

CAA