Filmes por gênero

DESENCANTO (1945)

Brief encounter
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Breve encontro (Portugal)
Brève rencontre (França)
Breve incontro (Itália)
Breve encuentro (Espanha, Argentina)
Begegnung (Alemanha, Austria)
Kort möte (Suécia)
Det korte møde (Dinamarca)
Spotkanie (Polônia)
Pais: Reino Unido
Gênero: Romance, Drama
Direção: David Lean
Roteiro: David Lean, Ronald Neame, Anthony Havelock-Allan
Produção: Noel Coward
Música Não Original: Sergei Rachmaninov, Franz Schubert
Fotografia: Robert Krasker
Edição: Jack Harris
Direção de Arte: Lawrence P. Williams
Efeitos Sonoros: Stanley Lambourne, Harry Miller, Desmond Dew
Efeitos Especiais: George Blackwell
Efeitos Visuais: Charles Staffell
Nota: 9.1
Filme Assistido em: 1958

Elenco

Celia Johnson Laura Jesson
Trevor Howard Dr. Alec Harvey
Stanley Holloway Albert Godby
Joyce Carey Myrtle Bagot
Cyril Raymond Fred Jesson
Everley Gregg Dolly Messiter
Marjorie Mars Mary Norton
Margaret Barton Beryl Walters
Alfie Bass Garçom
Wallace Bosco Médico
Sydney Bromley Johnnie
Valentine Dyall Stephen Lynn
Richard Thomas Bobbie Jesson
Henrietta Vincent Margaret Jesson
Dennis Harkin Stanley
Nuna Davey Herminie Rolandson
Avis Scott Garçonete

Prêmios

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Celia Johnson)

Festival Internacional de Cannes, França

Grand Prix do Festival (David Lean)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção (David Lean)

Oscar de Melhor Roteiro (David Lean, Ronald Neame, Anthony Havelock-Allan )

Oscar de Melhor Atriz (Celia Johnson)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Inglaterra, 1938 - Laura Jesson é uma dona-de-casa, casada, com dois filhos que, às 5as feiras, costuma ir à cidade para fazer compras e assistir a uma sessão de cinema.  Um dia, no Salão de Chá da Estação de Milford Junction, ela conhece o Dr. Alec Harvey, também casado e com dois filhos.

Dividindo uma mesma mesa, os dois conversam até que Alec se levanta para pegar o trem das 17:40h para Churley.  Em seguida, ela pega o seu trem para casa, onde encontra o marido, Fred, reclamando do comportamento das crianças.

Na semana seguinte, casualmente, ela encontra mais uma vez o Dr. Alec.  Os dois têm uma longa e agradável conversa.  Na terceira semana, como de costume, ela vai assistir a um filme no Palladium e, ao sair, cria a expectativa de encontrar mais uma vez o novo amigo.  Mas o encontro não se dá.

Em sua quarta saída semanal, após comprar um presente de aniversário para o marido, ela divide uma mesa com Alec, no Kardomah, um concorrido restaurante.  Depois do almoço, os dois vão ao Palladium assistir "Love in the Mist".  Ao sairem do cinema, tomam chá no Salão da Estação, antes que seus trens partam em direções opostas.  Eles fazem planos para se encontrarem toda 5a feira.

No trem, de volta pra casa, ela percebe que não está agindo bem e promete, pra si mesma, nunca mais voltar a se encontrar com Alec.  Já em casa, ela se culpa por negligenciar suas obrigações para com a família, ao encontrar seu filho ferido em um acidente na rua.  De repente, ela confessa a Fred que almoçara e fora ao cinema com um estranho.  O marido nem presta atenção ao que ela diz, por estar mais interessado no seu jogo de palavras cruzadas.

Na 5ª feira seguinte, ela vai ao encontro de Alec, unicamente por uma questão de polidez, já que havia assumido o compromisso na semana anterior.  Ela o espera na mesma mesa, mas ele não aparece.  Mais tarde, já na estação ferroviária, os dois se encontram e percebem que se acham apaixonados.

Num novo encontro, os dois vão ao cinema e, em seguida, a um parque.  Laura sucumbe ao primeiro beijo de Alec.

Na semana seguinte, Laura encontra-se com Alec do lado de fora do hospital às 12:30h.  Eles almoçam no luxuoso restaurante do Royal Hotel e, em seguida, saem num conversível alugado para um passeio ao campo.  Laura sente-se culpada.  Ao voltarem, ele a convida para irem até um apto. desocupado de um amigo.  Rejeitando a proposta, ela segue para a Estação Ferroviária.  Entretanto, pouco antes do trem partir, resolve ir até o apartamento onde Alec se encontra.  Ao chegar lá, diz que ele sabe que ela não pode ficar.  Envergonhada e confusa, retorna à Estação Ferroviária.  Pouco tempo depois, Alec a encontra no Salão de Chá da Estação, ocasião em que lhe comunica a partida antecipada de sua família para a África do Sul, onde ele vai trabalhar numa Clínica Médica.  A notícia deixa Laura atônita.

Os dois partem para um segundo e último passeio ao campo e, ao voltarem, tomam uma última chávena de chá, antes de se despedirem e acabarem com seu relacionamento clandestino.


imagem imagem imagem

Comentários

"Desencanto" é um clássico do cinema britânico.  Realizado pelo consagrado cineasta inglês, David Lean, narra o breve relacionamento extra-marital envolvendo duas pessoas de meia-idade da classe média.

Seu roteiro foi adaptado e baseado na peça "Still Life" de Noel Coward, de 1935.  O trabalho de Lean é impecável e marcado por sua atenção para os detalhes.

No elenco, o grande destaque é o trabalho de Celia Johnson, brilhante no papel de Laura Jesson, seguido da atuação de Trevor Howard, estreando no cinema.


CAA