Filmes por gênero

HOMEM SEM RUMO (1955)

Man without a star
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: L'homme qui n'a pas d'étoile (França)
L'homme sans destin (Bélgica)
L'uomo senza paura (Itália)
La pradera sin ley (Espanha)
Hombre sin rumbo (Venezuela)
Mit stahlharter Faust (Austria, Alemanha)
Mannen utan öde (Suécia)
Pigtråd (Dinamarca)
Человек из Кентукки (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: King Vidor
Roteiro: Borden Chase
Produção: Aaron Rosenberg
Música Original: Herman Stein, Hans J. Salter
Direção Musical: Joseph Gershenson
Fotografia: Russell Metty
Edição: Virgil W. Vogel
Direção de Arte: Alexander Golitzen, Richard H. Riedel
Guarda-Roupa: Rosemary Odell
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: Joe Lapis, Leslie I. Carey
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1957

Elenco

Kirk Douglas Dempsey Rae
Jeanne Crain Reed Bowman
Claire Trevor Idonee
William Campbell Jeff Jimson ('Texas')
Richard Boone Steve Miles
Jay C. Flippen Strap Davis
Eddy Waller Tom Cassidy
Myrna Hansen Tess Cassidy
Mara Corday Moccasin Mary
Sheb Wooley Latigo
George Wallace Tom Carter
Frank Chase Little Waco
Paul Birch Mark Toliver
Roy Barcroft Xerife Olson
William Phillips Cookie
Jack Ingram Jessup
Ewing Mitchell Ben Johnson
Casey MacGregor Hammer
Jack Elam Assassino
Myron Healey Mogollon

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na década de 1880, o nômade Dempsey Rae observa de um vagão da estrada de ferro quando o jovem de dezessete anos, Jeff Jimson, é atacado por pegar carona em outro vagão. Depois que o guarda-freios deixa Jeff sob as rodas do trem, Dempsey o resgata e, mais tarde, evita que o jovem teimoso intervenha quando um mendigo esfaqueia o guarda-freios até a morte. Na manhã seguinte, ao atingirem Wyoming, Dempsey observa uma barricada em frente ao trem e ajuda Jeff a deixar o vagão, mas eles são interrompidos por um policial local que os acusa de terem matado o guarda-freios. Embora Jeff esteja disposto a assumir a culpa, Dempsey destemidamente aponta o verdadeiro assassino, que tenta esfaqueá-lo e é preso. Embora Dempsey tenha o direito de reclamar metade da recompensa prometida, o delegado ordena que ele deixe a cidade.

Em vez disso, Dempsey visita sua velha amiga Idonee, que trabalha no Saloon local, tendo sempre Jeff ao seu lado. Na ocasião, Dempsey serve salsaparrilha a Jeff e encontra Strap Davis, capataz de um rancho de gado cuja proprietária, a Sra. Reed Bowman, está conseguindo a posse de quase toda a região. Só então, o auxiliar do xerife aparece e imediatamente entra em luta com Jeff, que Dempsey interrompe ao puxar sua arma. O Xerife Olson chega em seguida e, depois de lhe entregar a recompensa que lhe foi prometida, ordena que Dempsey deixe imediatamente a cidade.  Davis, que assistiu a tudo, informa o xerife que Dempsey e Jeff estão trabalhando para ele. Os três partem para o rancho, onde Dempsey se escandaliza ao ver água encanada. Os empregados do rancho implicam com Jeff, que tenta se defender, mas é facilmente atacado por um deles de nome Latigo.

Nas semanas que se seguem, Dempsey aproveita para trabalhar a céu aberto, ocasião em que ensina Jeff a montar e a laçar cavalos. Certo dia, eles vão até o pequeno rancho de Tom Cassidy e, embora ele e a filha, Tess, os recebam bem, Dempsey se mostra enfurecido ao saber que os rancheiros menores planejam construir uma cerca de arame farpado para impedir que a Sra. Reed Bowman monopolize as áreas de pastagem. Horas depois, Dempsey está ensinando Jeff a usar uma arma quando é surpreendido pela chegada de uma mulher sofisticada, que se apresenta como sendo a Sra. Reed Bowman. Após presenciar Dempsey bater em Latigo, ela o convida para jantar, juntamente com Strap Davis.

Durante o jantar, os dois homens se mostram preocupados com o plano da Sra. Bowman para trazer ainda mais gado, esgotando o fornecimento de grama e sendo obrigada a parar com seu plano. Quando Strap Davis manifesta sua preocupação, a Sra. Bowman oferece secretamente a Dempsey um bom cargo e, depois que ela sugere que seus favores podem ser parte do acordo, ele aceita sua proposta. Logo depois, o novo rebanho chega do Texas, liderado por Steve Miles e seus homens. Dempsey imediatamente o reconhece como sendo seu velho inimigo, enquanto a Sra. Bowman o contrata e força Strap Davis a ter Jeff no grupo que deverá conduzir o gado até a faixa de terras que está sendo salva por Tom Cassidy. Lá, Jeff é ferido em uma cerca de arame farpado e capturado por Cassidy, que o leva de volta até a Sra. Bowman. Furiosa, ela demite Strap Davis e nomeia Dempsey seu novo capataz.

Ao assumir o novo cargo, Dempsey adverte Jeff para não buscar vingança, revelando que ele deixou o Texas depois que Miles iniciou uma guerra, alimentada pelo uso de arame farpado, que terminou com a morte de seu irmão mais novo. Face a essa situação, Dempsey e Jeff planejam ir embora, mas antes ele procura a Sra. Bowman, que se oferece como um incentivo para que ele permaneça. Depois que Dempsey eleva sua oferta e, em seguida, diz que ela vale menos, a Sra. Bowman busca vingança seduzindo Jeff. Naquela noite, ela o leva ao Saloon, onde encontra Dempsey a beber alegremente, procurando evitar uma briga com Miles. Jeff, no entanto, atira em um homem que está incomodando a Sra. Bowman e, furioso, Dempsey o esmurra, puxando a arma em seguida quando Jeff revida. Horrorizado com a reação do rapaz, Dempsey deixa o Saloon com Idonee, enquanto a Sra. Bowman leva Jeff para sua casa. Dias depois, quando Miles começa a aterrorizar os pequenos rancheiros, Idonee tenta fazer com que Dempsey largue a bebedeira e passe a ajudar os sofridos homens, mas ele só pensa em deixar a cidade.

Ao se dirigir para a estação ferroviária, no entanto, Dempsey é ferozmente atacado pelos homens de Miles e, finalmente, decide assumir a defesa dos pequenos rancheiros. Nesse sentido, ele ensina como é a melhor forma de proteger os terrenos gramados usando arame farpado. Quando três homens de Miles atacam, Dempsey mata dois e leva o terceiro à presença da Sra. Bowman. Quando Miles chega ao rancho e descobre que Jeff não matou Dempsey, ele atira no rapaz, que por sua vez avisa Dempsey que ele planeja provocar o estouro da boiada através da área protegida pelo arame farpado. Dessa forma, quando Miles finalmente ataca, os rancheiros lutam para realizar uma façanha quase impossível. Ao saírem vitoriosos, Dempsey persegue Miles e bate em seu rival que termina caindo por cima do arame farpado. Mais tarde, os rancheiros oferecem a Dempsey uma faixa de terra e algum gado, como forma de agradecimento por ele ter salvado suas terras, mas ele foge. Quando Jeff tenta segui-lo, Dempsey gentilmente pede para que o rapaz volte para os braços de Tess, enquanto ele vai embora sozinho.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta King Vidor, a partir de um roteiro escrito por Borden Chase, “Homem Sem Rumo” é um faroeste norte-americano produzido pela Universal International Pictures (UI) em 1955. Sua trama, baseada num livro de Dee Linford, foi rodada em Thousand Oaks, California, e no Grand Canyon National Park, Arizona.

Partindo de um roteiro bastante original e inteligente, Vidor nos brinda com um bom trabalho de direção, marcado principalmente pelo ritmo por ele imposto à narrativa. Na área técnica, merece ainda destaque a bela fotografia a cargo de  Russell Metty.

No elenco, Kirk Douglas brilha no papel de Dempsey Rae. Com atuações bastante convincentes, destacam-se Jeanne Crain, no papel de uma rica proprietária de terras, disposta a se entregar a alguém que possa ajudá-la a manter seu patrimônio, bem como, Claire Trevor e William Campbell, em seus respectivos papéis.

CAA